Se você está planejando uma viagem para o Rio de Janeiro, que tal incluir uma visita a Petrópolis no seu roteiro? Essa cidade encantadora, conhecida como a Cidade Imperial, oferece uma mistura perfeita de história, natureza e cultura. Neste post, vou te contar tudo sobre o que fazer em Petrópolis, desde passeios históricos até aventuras na natureza. Vamos lá?
Muitas pessoas que vão para o Rio de Janeiro querem também saber o que fazer em Petrópolis para visitar dois destinos numa só viagem. Afinal, trata-se de uma cidade conhecida por ser um local romântico e cheio de história, além de ser vista como um paraíso para quem curte um turismo de aventura, com várias trilhas e cachoeiras. Suas atrações confirmam o porquê de a cidade ser vista até hoje como um marco importante da história do Brasil.
E como pontos turísticos, justificam as razões para que seja inserida em seu roteiro de viagem seja em conjunto com a capital ou dedicando uns dias a mais para conhecer tudo o que Petrópolis tem a oferecer.
14 Lugares para conhecer em Petrópolis
Se você está procurando o que fazer em Petrópolis, fizemos uma lista dos melhores lugares para conhecer na cidade. Incluímos tudo o que não deve ser deixado de fora de seu roteiro. Abaixo estão as atrações turísticas de Petrópolis que fazem qualquer viagem para a região serrana do Rio de Janeiro valer muito mais a pena:
- Catedral de São Pedro de Alcântara: Localizada no charmoso Centro de Petrópolis, a catedral é um dos principais pontos turísticos da cidade. Construída em 1884, possui estilo neogótico francês e abriga o Mausoléu Imperial.
- Museu Imperial: Um palácio neoclássico que foi residência de verão de Dom Pedro II. O museu possui um vasto acervo de itens históricos e oferece o espetáculo de Som e Luz, que é imperdível.
- Palácio de Cristal: Um elegante edifício de ferro e vidro, inspirado no Palácio de Cristal de Londres. É um importante espaço cultural que sedia a tradicional Bauernfest.
- Cervejaria Bohemia: A mais antiga fábrica de cerveja do Brasil, aberta ao público para visitação. O tour inclui degustação de diferentes tipos de cerveja e uma visita ao boteco Bohemia.
- Avenida Koeler: A rua mais famosa e cara de Petrópolis, com mansões e edifícios históricos. Inclui a Casa da Princesa Isabel e o Museu Palácio Rio Negro.
- Casa de Santos Dumont: Conhecida como “A Encantada”, a casa do Pai da Aviação é um museu cheio de curiosidades, como a escada com meios-degraus.
- Casa do Colono: Museu que mostra a vida dos primeiros imigrantes alemães em Petrópolis. Abriga antigos móveis e utensílios utilizados pelos colonos.
- Casa Stefan Zweig: Museu na antiga residência do escritor austríaco, que oferece uma visão do período do exílio de Zweig no Brasil.
- Palácio Quitandinha: Construído para ser o maior cassino da América do Sul, hoje é um centro cultural administrado pelo SESC Rio.
- Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Oferece diversas atividades ao ar livre, incluindo trilhas desafiadoras como a travessia Petrópolis-Teresópolis.
- Casa da Ipiranga e Restaurante Bordeaux: Conhecida como a Casa dos Sete Erros, é famosa pela sua assimetria. O restaurante anexo é uma excelente opção para refeições.
- Casa do Alemão: Um tradicional ponto de parada para quem visita Petrópolis, famosa por seu pão com linguiça e biscoitos amanteigados.
- Rua Teresa e Rua 16 de Março: Ideais para compras, essas ruas são conhecidas pelas lojas de roupas e malhas com preços acessíveis.
- Feirinha de Itaipava: Um ótimo lugar para compras variadas, desde moda até artesanato. Possui uma grande praça de alimentação.
Onde ficar hospedado em Petrópolis
Para ficar hospedado nos hoteis em petropolis, a melhor dica é reservar um hotel no Centro da cidade. É a melhor localização em Petrópolis para quem quer conhecer os principais pontos turísticos da Cidade Imperial. Entre as melhores recomendações de hotéis em Petrópolis, destacamos:
- Grande Hotel Petrópolis, próximo ao Museu Imperial.
- Hotel Solar do Império, na Avenida Koeler.
- Casablanca Koeler, em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara.
Como chegar a Petrópolis
Localizada a uma hora de viagem do Rio de Janeiro, Petrópolis possui um acervo cultural riquíssimo que vem desde o período de presença da família imperial na cidade. A antiga nobreza deixou um rastro de belas construções históricas. O acesso principal de Petrópolis é feito pela BR-040, uma estrada bem sinalizada, mas que exige atenção devido às curvas sinuosas e possíveis neblinas.
Qual a melhor época do ano para visitar Petrópolis?
Petrópolis pode ser visitada o ano inteiro, mas os meses de maio a agosto são os mais indicados para quem gosta de um clima mais frio. Em junho, acontece a Bauernfest, cheia de comidas típicas e cervejas artesanais. No verão, as chuvas são mais frequentes, o que pode atrapalhar um pouco os passeios.
Em resumo, Petrópolis é um destino imperdível para quem visita o Rio de Janeiro. Com sua rica história, belezas naturais e uma infinidade de atrações culturais, a cidade tem muito a oferecer. Agora, é só arrumar as malas e aproveitar tudo o que essa cidade incrível tem para te mostrar.