Nas últimas semanas, o INSS introduziu mudanças significativas na prova de vida, buscando simplificar o processo para seus beneficiários. Essas alterações chegam para tornar a comprovação de vida mais conveniente e acessível, eliminando a necessidade do comparecimento presencial às agências, o que em alguns casos pode ser quase impossível.
O advogado especializado em direito previdenciário, Dr. Márcio Coelho, comemora mais um passo do Instituto em direção à acessibilidade: “As novas diretrizes permitem que os beneficiários realizem a comprovação de forma mais simples e eficiente, por meio do cruzamento de dados, como a declaração de Imposto de Renda e atendimento na rede pública de saúde”, explica.
Com as novas regras, a expectativa é que as cenas de pessoas chegando às agências de forma degradante não se repitam: “A eliminação da obrigatoriedade da prova de vida presencial atende a uma demanda há muito tempo reivindicada pela população, que em muitos casos, devido a enfermidades, idade avançada ou mesmo por distância, não conseguia fazer a comprovação e tinha o benefício suspenso, deixando o beneficiário sem sua única fonte de renda”, finaliza Dr. Márcio.