Close Menu
Foz do BrasilFoz do Brasil

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente

    05/09/2025

    Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país

    05/09/2025

    Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa

    03/09/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, setembro 15
    EM DESTAQUE
    • Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente
    • Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país
    • Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa
    • Certificados reconhecidos e sua força em concursos e seleções
    • A atuação fundamental da enfermagem em contextos hospitalares
    • A percepção cultural sobre o “ter um diploma”
    • Clínica de Recuperação em Divinópolis – Ajuda Profissional
    • Limpeza residencial: dicas para manter tudo em ordem
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    CONTATO
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    Home»Fidelidade no cenário B2B: como o mercado pode se preparar para retenção de clientes?

    Fidelidade no cenário B2B: como o mercado pode se preparar para retenção de clientes?

    02/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Diferente do que alguns pensam, o mercado B2B se preocupa com o seu cliente tanto quanto o vendedor B2C se preocupa com o público, e entender essas necessidades pode ser um diferencial para as empresas. No cenário em que a competitividade só cresce, a capacidade de retenção de clientes se apresenta como um grande desafio, já que, 47% deles afirmam que se sentem menos leais aos vendedores B2B, especialmente depois da adesão massiva do home office. Por isso, é importante que se adote uma abordagem focada na construção de relacionamento sólido e na entrega de valor.

    Os dados são da pesquisa ‘The B2B Future Shopper 2023 – 2024’, da VML. De acordo com o estudo, 62% dos compradores B2B em todo o mundo afirmam que o aumento dos custos os tornaram mais inclinados a mudar de fornecedor e 40% dizem que mudaram todos os seus fornecedores nos últimos 12 meses. Ou seja, a fidelidade desse cliente está em xeque, mas o que é preciso para entender profundamente as suas necessidades?

    Uma das principais estratégias para reter compradores B2B é investir na capacitação de equipe com um time adequado, visando a manutenção da confiança nos vendedores. Além disso, para fortalecer o relacionamento, é importante atender as necessidades do público com agilidade e atenção. “Proporcionar uma relação proativa, com feedbacks e treinamentos para contenção de crises e problemas, pode expandir a influência da empresa no mercado, construindo uma base sólida de parceiros e consumidores”, concorda Frederico Passos, CEO da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para companhias. 

    Renato Chaves, Diretor Regional da Extreme Networks para a América do Sul, enfatiza uma mudança significativa no cenário B2B. “Ao contrário do passado, em que as pessoas dependiam exclusivamente dos vendedores ou das empresas para obterem inovações e produtos diferenciados para simplificar suas operações, fica claro que o leque de opções disponíveis aumentou. Os consumidores têm acesso a diversas alternativas para se conectar e comparar soluções no mercado, e isso permite que eles avaliem suas necessidades e problemas em relação às soluções existentes, aumentando assim a importância da fidelidade do cliente e a necessidade de as empresas se adaptarem a essa nova dinâmica de mercado”, comenta Chaves. 

    Os fornecedores saem na frente quando oferecem soluções personalizadas e mantém uma comunicação aberta e transparente. “Para o mercado, em uma rápida análise, não só no Brasil mas também na América Latina, podemos perceber que  o B2B continua tendo as relações pessoais sendo levadas mais em consideração do que o produto ou a solução que se entrega. Mesmo com todo esse aparato tecnológico, as empresas dependem da confiança em uma marca, um profissional ou em uma companhia”, continua.

    Ainda segundo a pesquisa, as compras B2B pela internet estão crescendo — 49% de todos os gastos são online e 68% dos compradores afirmam que aumentarão o uso de canais de compras digitais nos próximos cinco anos. Pierre Rodriguez, Head LATAM End Usar Sales da HP, destaca que muitas vezes o comprador está em busca de uma solução para um problema específico, e que o grande desafio da venda B2B online é simular, de forma remota, a experiência que a solução trará ao usuário. 

    “O consumidor B2B busca uma solução de negócios, que costuma passar por entender o fluxo de trabalho do seu cliente e por trazer excelência na experiência ao usuário, seja este um funcionário interno ou até mesmo do cliente de seu cliente. Endereçar estes dois pontos de forma digital é um grande desafio, mas a evolução de novas soluções digitais, como o metaverso, abrem caminho para a construção de uma nova forma de compra digital que responda a estes dois pontos fundamentais”, observa Rodriguez. 

    Mesmo com o crescimento da tendência online no B2B, a contenção de clientes pode ser feita por meio do investimento em tecnologias que possibilitem a coleta de dados para identificar o comportamento do usuário. “Ao adotar uma estratégia centrada no consumidor e priorizando a fidelidade, as empresas podem fortalecer sua posição no mercado e garantir o crescimento a longo prazo”, finaliza Pierre.

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente

    05/09/2025

    Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país

    05/09/2025

    Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa

    03/09/2025
    Pesquisar
    EM DESTAQUE

    Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente

    05/09/20250

    Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país

    05/09/20250

    Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa

    03/09/20250

    Certificados reconhecidos e sua força em concursos e seleções

    22/08/20250

    A atuação fundamental da enfermagem em contextos hospitalares

    22/08/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    46.047.573/0001-71
    Endereço: Rua Nove de Julho, 72, Conj 55, Santo Amaro, São Paulo/SP, CEP 04739-010

    EM DESTAQUE

    Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente

    05/09/2025

    Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país

    05/09/2025

    Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa

    03/09/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: +55 (31) 9164-0548

    © 2025 Foz do Brasil.
    • Início
    • Quem Somos
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Contato

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.