Close Menu
Foz do BrasilFoz do Brasil

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Para Que Serve Ômega 3? Guia Rápido de Seus Superpoderes

    01/07/2025

    Comprar Seguidores: 7 Vantagens Reais de Quem Usou em 2025

    01/07/2025

    Mediação Familiar Resolva Conflitos de Forma Amigável

    01/07/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    terça-feira, julho 1
    EM DESTAQUE
    • Para Que Serve Ômega 3? Guia Rápido de Seus Superpoderes
    • Comprar Seguidores: 7 Vantagens Reais de Quem Usou em 2025
    • Mediação Familiar Resolva Conflitos de Forma Amigável
    • Resgate a Infância com 10 Brincadeiras Antigas Para Crianças
    • Como ir para as Cataratas Argentinas saindo de Foz do Iguaçu
    • Colheitadeiras Modernas As Máquinas Que Estão Revolucionando a Colheita
    • Para Que Serve Omeprazol? Proteja Seu Estômago Agora
    • O que colocar no projeto da rede estruturada para evitar retrabalho
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    Home»ECONOMIA»Desafios do frete grátis: Empresas enfrentam o dilema de manter a atratividade sem comprometer a lucratividade
    ECONOMIA

    Desafios do frete grátis: Empresas enfrentam o dilema de manter a atratividade sem comprometer a lucratividade

    10/05/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Quando os maiores e-commerces iniciam uma batalha pelo frete grátis, ainda que dentro de determinadas regras — como a assinatura de um serviço, no caso da Amazon Prime, ou compra num valor mínimo, como no caso da Shopee —, a tendência é que esse benefício aos consumidores seja reproduzido por mais empresas. Mas será que a venda continua valendo a pena? Ou arcar com os custos logísticos acaba com a margem de lucro?

    Perder o cliente no carrinho por conta do valor do frete é uma dor compartilhada por muitas marcas que trabalham com entregas, mas assumir o gasto integralmente não é sempre a melhor resposta. Rodrigo Miranda, CEO e fundador da consultoria VPx Company, explica que as empresas precisam avaliar diversos fatores antes de tomar essa decisão: “O modo como você computa esse custo logístico pode fazer uma grande diferença depois de todas as contas. É preciso se perguntar se ele está sendo considerado um custo variável, se foi comparado com outros mecanismos de atração e retenção de clientes, entre outras questões”.

    Além de trabalhar com estratégias empresariais na VPx, Miranda também foi fundador da startup Shipp, que foi posteriormente vendida e se tornou a Americanas Delivery. Lá, ele enfrentou esse quebra-cabeça e formulou o subsídio de frete, que não zerava a taxa para o usuário, mas reduzia consideravelmente. Essa conclusão partiu de uma série de análises, que ele agora indica para outras empresas.

    “Muitos lugares, ao fazer um demonstrativo de resultados [DRE], colocam o custo do frete lá embaixo separadamente, depois da margem de contribuição. Aí que está o erro: o frete é um custo variável e deveria vir antes da margem”, relata o CEO.

    A margem de contribuição é o quanto sobra da receita após uma venda. O problema, então, pode ser literalmente o posicionamento em uma planilha: se os cálculos são feitos primeiro e o frete é descontado depois, a empresa pode não ter visibilidade sobre o real custo de uma eventual gratuidade. O resultado, em alguns casos, é uma margem de contribuição negativa; ou seja, prejuízo a cada venda. “Alocar uma linha de despesa ou custo no lugar errado pode ofuscar informações essenciais”, Rodrigo ressalta.

    Outro ponto relevante sobre o assunto é a comparação com outros benefícios para o consumidor. Os cupons de desconto, por exemplo, também estão em alta e podem se tornar um ponto central para o aumento de conversões. Eventualmente, a conta talvez feche com mais facilidade nesse caso do que com o frete grátis. Para alguns clientes, o efeito na prática será o mesmo, mas a diferença para a empresa ocorre nas situações em que zerar o frete seria mais caro.

    O efeito no marketing também precisa ser considerado. Aumentar as vendas é o contrabalanço de toda essa operação, afinal, então é necessário avaliar qual tipo de benefício converte mais. Talvez, um cupom de 10 reais gere menos compras do que a gratuidade de frete cuja média é de seis reais. Cada caso é único.

    “A questão principal é tomar a decisão de forma consciente. Se você estudar o negócio, alocar o custo da maneira certa e chegar em um resultado positivo, perfeito. Mas oferecer algo apenas porque a concorrência também oferece não é necessariamente a melhor pedida, e é essa diferença que precisa ficar clara”, conclui Miranda.

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Fraude no INSS: Como saber se fui vítima?

    05/05/2025

    Com cupom de desconto fica ainda mais fácil fazer suas compras no Carrefour

    29/04/2025

    Crédito do Trabalhador ultrapassa 40 milhões de simulações

    28/03/2025
    EM DESTAQUE

    Como Tirar Batom De Tecido

    31/12/20240

    Agricultura Familiar Como Começar Um Negócio de Sucesso

    26/06/20250

    PM realiza parto no interior de SP: ‘Foi uma sensação única’

    05/04/20240

    Fundação Abrinq reforça a importância do brincar para o desenvolvimento infantil

    24/05/20240

    Esther Duflo, prêmio Nobel de Economia, abordará incentivos de impacto social no FEBRABAN TECH 2024

    01/05/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Para Que Serve Ômega 3? Guia Rápido de Seus Superpoderes

    01/07/2025

    Comprar Seguidores: 7 Vantagens Reais de Quem Usou em 2025

    01/07/2025

    Mediação Familiar Resolva Conflitos de Forma Amigável

    01/07/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.