Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 15
    EM DESTAQUE
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    • Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas
    • Energéticos e bebidas gaseificadas prejudicam a saúde bucal
    • Acidentes domésticos são a principal causa de morte por lesões em pessoas acima dos 65 anos
    • Por uma melhor qualidade de vida aos portadores de lúpus juvenil
    • Campanha em TV inicia celebração dos 90 anos da Rede Drogal
    • Vacinação no inverno: proteção essencial para pacientes oncológicos
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»Dados em nuvem também potencializam o marketing; veja as vantagens

    Dados em nuvem também potencializam o marketing; veja as vantagens

    19/06/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    *Por Bruna Kluwe 

     

    Na era digital, a tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, desde a forma como nos comunicamos até a maneira como fazemos negócios. Um dos grandes recursos para acompanhar essa mudança é a computação em nuvem. Aqui iremos defini-la e entender as vantagens de sua aplicação no marketing e vendas.

    Em sua essência, a computação em nuvem é uma tecnologia que possibilita a entrega de serviços de computação, como armazenamento, capacidade de processamento, bancos de dados, rede e aplicativos de software, através da internet. Em vez de depender de servidores locais tradicionais ou computadores pessoais, os usuários podem acessar esses recursos de onde estiverem por meio de uma rede de servidores mantidos por provedores de serviços em nuvem, assim integrando esses dados.

    A ausência dessa integração pode acarretar limitações nas tomadas de decisão, prolongar o caminho para a resolução de problemas, reduzir a eficácia das decisões ou até mesmo gerar cenários incompletos. Por exemplo, ao dependermos exclusivamente de dados provenientes de um canal, como e-commerce, e ignorarmos informações de outras fontes, arriscamos ficar sem uma visão completa do desempenho de nossos canais de vendas e marketing. Se ocorrer uma interrupção na mensuração de conversões no e-commerce pelas ferramentas de web analytics, nossa capacidade de dimensionar o erro e evitar impactos negativos na experiência do cliente fica comprometida.

    No entanto, se integramos dados de Sell-Out, podemos detectar oscilações anormais com rapidez e agir em conformidade. O tempo que leva para alternar entre plataformas e bases de dados é o período durante o qual permitimos que os erros afetem a experiência dos usuários. Outro cenário ocorre quando capturamos leads online, mas a venda é concluída offline. Se não tivermos visibilidade sobre a eficiência dos leads gerados, nossas estratégias de marketing em segmentação, remarketing e alocação de investimentos podem ser prejudicadas.

    Ter uma visão completa do fluxo de conversão nos ajuda a monitorar o desempenho da plataforma, reagir a erros e otimizar estratégias de canais, como Mídia Paga, SEO, CRM e outras abordagens out-bound. Por outro lado, quando conseguimos estruturar dados por meio de cruzamentos entre diferentes fontes e estabelecemos um fluxo eficiente para sua análise, surgem oportunidades de grande impacto. Podemos acompanhar em tempo real as vendas dos principais produtos na Black Friday para evitar comunicações sobre produtos esgotados. Ou ainda, conseguimos mensurar o impacto de grandes lançamentos analisando as principais fontes de tráfego e conversões online e offline dos produtos.

    Além disso, cruzar dados de mercado com dados internos da marca pode nos ajudar a entender o potencial de expansão do mercado e direcionar decisões de investimento e expansão regional com maior precisão e base concreta. A computação em nuvem para marketing e vendas apresenta também as seguintes vantagens:

    1. Escalabilidade: As empresas podem facilmente aumentar ou diminuir seus recursos com base na demanda, garantindo que paguem apenas pelo que utilizam. Essa flexibilidade permite que as empresas lidem eficientemente com cargas de trabalho variáveis, melhorando a relação custo-benefício e a utilização de recursos.
    2. Economia de Custos: A computação em nuvem normalmente segue um modelo de pagamento conforme o uso, eliminando a necessidade de grandes investimentos iniciais em hardware e infraestrutura. Essa abordagem econômica permite que as empresas alocam seus recursos financeiros de maneira mais eficiente, visto que podem acompanhar as métricas de uso detalhadas que são usadas para comunicar os custos de uso.
    3. Acessibilidade e Colaboração: Os serviços em nuvem permitem que os usuários acessem seus dados e aplicativos de qualquer lugar com uma conexão à internet. Essa acessibilidade promove a colaboração entre equipes, facilitando o trabalho remoto ou entre diferentes localizações geográficas. 4. Atualizações e Manutenção Automáticas: Os provedores de serviços em nuvem lidam com a manutenção e atualizações da infraestrutura e do software subjacentes. Isso garante que as empresas sempre tenham acesso às últimas funcionalidades e correções de segurança sem a necessidade de intervenção manual.
    5. Segurança de Dados: Provedores de serviços em nuvem confiáveis investem pesadamente em medidas de segurança de dados, incluindo criptografia, firewalls e controles de acesso, para proteger os dados dos usuários. Como questões que exigem cuidados, podemos citar a segurança e privacidade de dados muito sensíveis, tempo de inatividade e confiabilidade (conectividade à internet), conformidade e questões regulatórias e custos de transferência de dados. A computação em nuvem é um grande alicerce para um crescimento saudável e promissor dos negócios, mas demanda expertise para a escolha da ferramenta ideal, para a estruturação dos dados e para a manutenção da plataforma.

    * Bruna Kluwe é coordenadora de Data Strategyda Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia, data e analytics. 
     

    Sobre a Cadastra

    É uma Next-Gen Company, parceira de negócios digitais com múltiplas expertises para oferecer uma revisão estratégica e operacional ampla que abre novas fronteiras de resultados, seja de performance no curto prazo, seja de geração de valor no longo. Com soluções de tecnologia, marketing, consultoria, dados e analytics, oferece serviços em Transformação Digital de ponta a ponta, com metodologia proprietária, atingindo uma taxa de retenção de seus clientes superior a 90%. Com mais de 850 profissionais, em doze escritórios (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), está na liderança de três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 e 2023 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech) e foi listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu crescimento de 2018 a 2021. Em 2022, foi a primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem, na categoria Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DANIELA RABELLO NABHAN
    [email protected]

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    EM DESTAQUE

    Os 5 Equipamentos Indispensáveis para Eventos Corporativos de Sucesso

    23/10/20241

    Simec fortalece laços com a indústria automotiva: visita à indústria Bastos Juntas impulsiona desenvolvimento econômico no Ceará

    25/11/20240

    Operações de Cross Docking da Cap Logística em São José dos Pinhais representam 90% do faturamento em transportes

    21/03/20250

    Região Centro-Oeste registra aumento de 0,64% no preço médio do litro da gasolina em setembro, aponta Edenred Ticket Log

    12/10/20240

    Veja dicas para conservar os chocolates por mais tempo

    28/04/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.