A GenAI criou as bases para um novo salto no uso da Inteligência Artificial: a IA Agentic. Esta é a primeira tendência que a UiPath, (NYSE: PATH), empresa líder em automação empresarial e software de IA mapeou para 2025. A partir dela, seis outras foram destacadas no white paper desenvolvido pela companhia a partir de insights extraídos de sua base de mais de 10 mil clientes, sua comunidade global de desenvolvedores, parceiros de mercado, cientistas de IA, consultorias, entre outras fontes.
De acordo com Edgar Garcia, VP da UiPath para a América Latina, não há dúvidas de que a IA Agentic vem com força total, levando o uso da IA para um outro patamar. “O Gartner1 já classificou a IA Agentic como uma das 25 principais tendências tecnológicas para 2025, e o IDC2 destacou que os investimentos globais com a tecnologia alcançarão a marca de $400 milhões ainda neste ano. A previsão é que a categoria cresça 10 vezes até 2028”, destaca o executivo.
Com a expansão da IA Agentic, uma reformulação significativa dos modelos atuais de trabalho e uma escalada da regulação da IA também estão entre as previsões da empresa. Confira, a seguir, o que esperar do uso da IA pelas empresas para o próximo ano:
1: Expansão da IA agentic: categoria deve crescer 10 vezes até 2028
A GenAI já é conhecida por todos nós. Mas ela lançou as bases para um novo salto em IA aplicada e que transformará as empresas de forma profunda e a forma como trabalhamos: a IA Agentic (numa tradução livre, IA agente).
Esses agentes orientados à ação, ou, de forma mais simples, trabalhadores virtuais, são construídos sobre a GenAI e grandes modelos de linguagem (LLMs) — mas com novos poderes para planejar e agir por meio de um conjunto de grandes modelos de ação (LAMs) e outras IA avançadas.
Eles serão capazes de planejar e direcionar os recursos e ferramentas necessários para responder a comandos em linguagem natural e gatilhos de eventos, raciocinar por meio de processos complexos, realizar uma série de ações para alcançar uma meta e aprender e melhorar continuamente.
Entre os benefícios desses novos agentes de trabalho está a oportunidade para redesenhar processos empresariais, alcançando mais velocidade, eficiência e precisão. Segundo o Gartner3, até 2028 os agentes deverão tomar 15% de todas as decisões necessárias de forma autônoma. Ou seja, humanos e agentes virtuais trabalharão cada vez mais lado a lado.
2: Orquestração: IA Agentic precisará de um ecossistema agente para alcançar seu máximo potencial de forma estruturada
Sem infraestrutura de apoio, orquestração e controles, a IA Agentic não conseguirá escalar de forma eficaz. As empresas precisarão de infraestruturas dinâmicas e integradas. A tecnologia deve permitir que uma multidão de agentes trabalhe de forma eficiente em paisagens tecnológicas fragmentadas e operações altamente complexas. Ela deve possibilitar a colaboração entre agentes, robôs e pessoas — ao mesmo tempo que oferece controle, visibilidade e governança ativa.
O ecossistema completo para a automação agente corporativa ainda não se consolidou totalmente, mas em 2025 deve se consolidar. Empresas de tecnologia de IA, entre elas, a UiPath, estão investindo no desenvolvimento de plataformas de automação agente em nível empresarial.
A orquestração é fundamental para garantir o uso máximo da IA agente, pois coordena tarefas dos agentes, gerencia fluxos de trabalho e otimiza operações em meio à complexa colcha de retalhos de tecnologias, sistemas e aplicativos empresariais.
3. A IA Agentic será aplicada a oportunidades de automação de longo prazo e em diversos tipos de indústria.
Segundo Garcia, “a IA Agentic aplicada à automação – que estamos chamando de automação agente – trará possibilidades de uso para diversas áreas, inclusive em casos de uso mais complexos, que historicamente têm sido difíceis de manejar em termos de custo e tempo”.
De acordo com a previsão da UiPath, alguns exemplos seriam no atendimento ao cliente, com aumento da produtividade nas centrais de atendimento, possibilidade de vendas e ações de marketing hiperpersonalizados, uma vez que são baseados em dados em tempo real, contexto, modelos preditivos, entre outras ferramentas, desenvolvimento de softwares, pesquisas científicas, entre muitas outras possibilidades.
4. Compartilhamento de tarefas com a máquina: a grande realocação de trabalho começa
O “futuro do trabalho” chegou. Com as possibilidades que a IA Agentic trará, as empresas deverão redesenhar seus modelos de trabalho e realocar seus profissionais. Será necessário redefinir funções, requalificar pessoas e redistribuir tarefas e processos entre trabalhadores virtuais e humanos.
A McKinsey4 prevê que, até 2030, 30% de todas as horas de trabalho serão realizadas por máquinas, e não por pessoas.
5. IA integrada permitirá que empresas desiludidas com a Inteligência Artificial voltem a enxergar seu potencial. Empresas de tecnologia já estão colhendo os frutos da IA e isso deve crescer ainda mais em 2025.
Vale observar que, apesar de altas lideranças no mundo todo estarem investindo milhões de dólares em IA, cerca de metade dos protótipos de IA chegam à produção. Isso pode até desanimar alguns setores, mas não o de softwares.
O Gartner5 projeta que, até 2026, mais de 80% dos fornecedores de software corporativo terão incorporado IA em seus produtos — em comparação com apenas 1% em 2023.
Os copilotos estão em praticamente todos os grandes fornecedores de software corporativo, incluindo Google, GitHub, SAP, Salesforce, Microsoft e outros. “Na UiPath, temos o UiPath Autopilot, que, assim como os demais copilotos, já está gerando valor”, destaca Garcia.
A empresa prevê, para o próximo ano, um crescimento de treinamentos, monitoramento e incentivos para a adoção dos copilotos entre os usuários finais.
6. Novas técnicas e ferramentas estão surgindo para ajudar a resolver o grande dilema dos dados
Dados desorganizados e dispersos criam dificuldades na construção e escalabilidade de modelos de IA. Em uma pesquisa recente6 com executivos de IA, 36% disseram ter dificuldades em obter bons dados de treinamento para seus modelos, e 39% afirmaram que garantir a segurança e a privacidade dos dados era um grande desafio.
Felizmente, novas técnicas e ferramentas estão surgindo, aproveitando o GenAI, grandes modelos de linguagem (LLMs) e outros avanços recentes na ciência da IA para fornecer novas e melhores soluções para o dilema dos dados. As principais são: grafos de conhecimento, geração aumentada por recuperação (RAG), GraphRAG e LLMs internos/privados.
7. Escalada da regulamentação do uso da IA
A escalada da regulação será uma resposta ao rápido crescimento da IA, que já está moldando a economia global e afetando diversas áreas, como saúde, educação, trabalho e segurança, na visão da companhia.
Essas regulamentações visam evitar riscos como a discriminação algorítmica, a violação da privacidade, o uso indevido de dados e o aumento da desigualdade. Além disso, há um esforço para estabelecer diretrizes sobre a responsabilidade das empresas que desenvolvem e utilizam IA, promovendo transparência e prestação de contas.
“A IA Agentic é a ‘próxima onda’ da IA. Sabemos que seu uso expandirá rapidamente na medida em que as empresas entendem seu potencial para os diferentes setores da economia. Também acreditamos em um aumento da regulação, pois é fundamental que a tecnologia cresça em uma base ética e transparente e temos desenvolvido nossas soluções a partir dessas diretrizes. Finalmente, as companhias devem começar a repensar seus modelos de trabalho, capacitando seus times para trabalharem em sinergia com a IA”, conclui Garcia.
Para baixar o White Paper completo, clique aqui.
Referências:
1Gartner®*, “Gartner Top 10 Strategic Technology Trends for 2025,” October 2024
2 IDC, “Worldwide Intelligent Process Automation Software Forecast, 2024-2028,” August 2024.
3National CIO Review, “LIVE from Gartner IT Symposium: The Rise of Agentic AI,” October 2024
4McKinsey & Company, “The economic potential of generative AI: The next productivity frontier,” June 2023
5Gartner®*, “Emerging Tech Impact Radar: Artificial Intelligence,” January 2024.
6 LXT, “The Path to AI Maturity 2024 – An Executive Survey,” March 2024.
Sobre a UiPath
UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™.
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LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
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