Quer criar um cronograma de estudos para aprender inglês mas não sabe nem por onde começar? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois vamos te dar várias dicas de como criar um cronograma de estudos eficaz para aprender inglês.
E se você sente que não está aprendendo mais sobre o idioma na velocidade que gostaria, saiba que a falta de um cronograma de estudos pode ser o grande motivo por trás disso. Ou seja, além de aprender como criar o seu cronograma, você também vai entender como ajustar esse cronograma para tornar suas sessões de estudo ainda mais eficazes.
Então, confira até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você e fique por dentro de como criar um cronograma de estudos eficaz para aprender inglês!
Avalie o seu tempo disponível
A primeira dica de como criar um cronograma de estudos eficaz é avaliar o seu tempo disponível de uma forma realista e honesta. Ou seja, considere todos os seus compromissos diários, como trabalho, outros estudos, cuidados da casa e da família e etc.
Com essa análise, vai ser mais fácil entender quanto tempo você realmente tem ao longo do dia e ao longo da semana. E em muitos casos, você pode até ficar surpreso quando tempo você vai ter livre apenas por criar uma agenda com horários bem organizados para cada tarefa.
Então, o primeiro passo para criar um cronograma de estudos eficaz é literalmente entender por quanto tempo você pode estudar durante a semana. E lembre-se que é muito mais eficaz estudar por poucos minutos ao longo da semana do que deixar para estudar muita coisa em um único dia.
Além disso, a qualidade do estudo também é importante. Então, não importa por quanto tempo vai estudar naquele dia, o importante é aproveitar cada segundo e focar completamente no que está estudando.
Para conseguir aproveitar ainda mais essas sessões de estudos diárias, uma ótima dica é planejar seu cronograma de estudos para horários em que você esteja mais alerta e que também seja um horário menos propenso a interrupções.
Ou seja, não adianta criar um horário de estudos no período da manhã se você é mais produtivo durante a noite ou vice-versa. Então, crie uma rotina de estudos focando no que funciona melhor para você.
Defina metas claras
O segundo passo para criar um cronograma de estudos eficaz para aprender inglês é definindo metas claras. Isso porque, depois de avaliar o seu tempo disponível e entender a sua agenda, você vai saber por quanto tempo vai poder estudar ao longo da semana.
Então, o segundo passo é entender o que você quer alcançar com os seus estudos de inglês. Por exemplo, vamos supor que você quer aprender inglês para o mercado de trabalho.
Nesse cenário, você vai definir como meta que precisa aprender o idioma mais voltado para a área. Ou seja, suas metas serão focadas na gramática, vocabulário e habilidades de conversação necessárias para se comunicar no ambiente de trabalho.
Mas lembre-se: além de serem metas claras, que vão te ajudar a criar seu cronograma de estudos semana por semana, é muito importante que essas metas sejam realistas. Por isso, não adianta colocar uma meta como: se tornar fluente em um ano, sendo que além de ser uma meta não muito clara, ela não é exatamente realista se você está aprendendo inglês a pouco tempo.
Escolha os recursos de aprendizado
O terceiro passo de como criar um cronograma de estudos eficaz para aprender inglês é escolher os recursos de aprendizado que mais atendem às suas necessidades. Por exemplo, você quer aprender inglês para o mercado de trabalho e também para passar nos exames de proficiência do idioma.
Então, uma ótima opção é fazer um curso TOEIC online, que é um curso preparatório específico para o exame TOEIC, um dos exames de proficiência mais aceitos no ambiente de negócios ao redor do globo.
Mas além de cursos, você pode combinar seus estudos com vários outros recursos, como livros da sua área de atuação, que vão te ajudar a aprender mais sobre o vocabulário específico da área.
Por outro lado, os livros didáticos são uma ótima forma de relembrar o que já aprendeu e fazer exercícios sobre diversos assuntos, como a gramática. Já alguns aplicativos e plataformas podem ser de grande ajuda para quem precisa colocar em prática as habilidades de conversação.
Alterne as atividades
O quarto passo de como criar um cronograma de estudos eficaz para aprender inglês é alternando as atividades na sua rotina de estudos. Isso evita que o seu cronograma de estudos fique monótono e ainda ajuda a desenvolver suas habilidades no idioma em várias áreas diferentes, como audição, fala, escrita, leitura e etc.
Por exemplo, você pode reservar 30 minutos no seu cronograma de estudos para a prática de conversação no idioma, e outros 30 minutos para o aprendizado de gramática.
Não deixe o mais difícil para depois
Um dos maiores erros na hora de criar um cronograma de estudos é deixar o que você tem mais dificuldade para depois. Então, independente da área que você tem mais dificuldade, seja ela conversação, gramática ou escrita, crie um cronograma de estudos com esses assuntos como foco principal.
Ou seja, não deixe para estudar esses assuntos quando você já está cansado ou como último tópico na sua rotina de estudos. Até porque, se você aprender o mais difícil primeiro, o resto fica bem mais fácil!
Agora você já sabe como criar um cronograma de estudos eficaz para aprender inglês. Então que tal colocar tudo isso em prática e criar o seu cronograma de estudos agora mesmo?