Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico

    16/05/2025

    Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 

    16/05/2025

    Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico
    • Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 
    • Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções
    • No mês das noivas, conheça franquias que custam menos que um casamento
    • Como Tirar Estrias Na Barriga Depois Da Gravidez
    • Como Tirar Mancha De Corante Em Roupa
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»TECNOLOGIA»Como a gestão jurídica contribui (ou não) para a experiência dos clientes?
    TECNOLOGIA

    Como a gestão jurídica contribui (ou não) para a experiência dos clientes?

    04/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Por Rafael Calliet 

     

    A estratégia e a eficiência de questões administrativas apoiam-se na gestão jurídica, de forma a serem grandes influências para determinarem o funcionamento e o crescimento de escritórios de advocacia e departamento jurídicos. Nesse cenário, um aspecto que ainda é pouco explorado refere-se ao atendimento ao cliente e à prestação de serviços jurídicos, uma pauta que se torna necessária, principalmente quando a satisfação do cliente determina e fortalece a imagem profissional dos escritórios, que, por sua vez, esbarram na complexidade do volume operacional e outros desafios processuais. 

     

    Com isso, a comunicação dentro da esfera jurídica, para além dos compromissos com resoluções judiciais, também é importante para ambientar o cliente de forma calma, com um atendimento que zele pela construção da confiança.  

     

    Dessa maneira, um dos papéis cruciais da gestão jurídica é a compreensão de práticas internas que afetam a relação dos clientes com seus advogados, a fim de superar os possíveis entraves e garantir uma experiência simplificada, segura e personalizada, que traga a devida satisfação aos clientes.  

     

    Desvendando os desafios da gestão jurídica 

    A especificidade da gerência e habilidades jurídicas requer uma primorosa administração, desde os cuidados com as finanças, até a gestão de pessoas. Dentre essa vasta atuação, o aspecto que prioriza o bom relacionamento com os clientes é crucial para o crescimento do negócio. A coordenação de comunicação, a abordagem para receber clientes, os métodos de acompanhamento do atendimento; todos esses são elementos que consolidam a maturidade da gestão jurídica.  

     

    As estratégias para garantir tal satisfação, no entanto, passam por desafios. A organização está no eixo dos impasses, gerando perda de controle no acompanhamento dos casos, o que impacta os prazos, a compreensão plena do atendimento e, como decorrência, falha em solucionar às necessidades dos clientes. Comprometendo diretamente a produtividade e a qualidade do serviço prestado, o planejamento estratégico torna-se um pilar que sustenta a infraestrutura jurídica para evitar tais indisposições.  

     

    Pensando que nos tempos atuais, com uma grande dinâmica sendo consolidada no mundo dos negócios para garantir o Customer Success (Sucesso do Cliente), a ideia de satisfação abrange conceitos mais amplos do que a resolução de casos, implicando, também, na compreensão e no atendimento aos objetivos de longo prazo dos clientes. Dentro dessa estrutura, a abordagem consultiva e especializada conquista a medalha do relacionamento com o cliente, focado em integrar a comunicação durante a prestação do serviço.  

     

    O caminho para o Customer Success no jurídico  

    A gestão jurídica está intrinsicamente relacionada com a eficiência do escritório de advocacia, e, por isso, não temos como dispensar a inteligência e a tecnologia como sinônimos para o alcance da eficiência. Isso em função da personalização impulsionando o andamento de casos e de processos do meio judicial, um aspecto inovador que está se tornando uma tendência no mercado jurídico. Para entendermos esse desenvolvimento de perto, dados coletados pela empresa alemã Statista revelam que a previsão de crescimento para a receita de tecnologia jurídica é de mais de 4% ao ano, chegando a 35,6 bilhões de dólares americanos.  

     

    Ainda que o dado informe uma questão financeira e de caráter comercial, é interessante observarmos que o impossível crossover entre advocacia e tecnologia está finalmente acontecendo, quebrando barreiras tradicionalistas que muitas vezes limitam a gestão jurídica dos escritórios e, por isso, impactam no aproveitamento total de um atendimento ao cliente que seja excelente.  

     

    De forma simples, a tecnologia agrega adaptabilidade e organização para gerência dos documentos e aprimora a comunicação com clientes e colegas de trabalho. É possível automatizar tarefas, melhorando a performance de fluxos de arquivos, e ter assertividade e segurança de informações, examinando e compreendendo com mais precisão a solução ideal para os clientes. Para isso, ferramentas RPAs permitem que a complexidade jurídica ganhe uma nova movimentação, impactando na produtividade dos advogados e, consequentemente, melhorando a experiência dos clientes.  

     

    É essencial entender, portanto, que a inovação integrada à tecnologia provê o planejamento e a organização necessárias para atingir uma gestão jurídica de sucesso, focada em sofisticar suas operações e demandas com inteligências tecnológicas, e criar um relacionamento e uma experiência de atendimento duradoura com os clientes. Trata-se, categoricamente falando, de investir na modernidade e na consolidação da responsabilidade dos escritórios jurídicos, por experiências que resultem em jornadas agregadoras para todas as partes.  

     

    *Rafael Caillet é CEO da Oystr. Com Bacharel em Administração e MBA em Sistemas de Informação, o executivo possui atuação no setor de automação de processos para a área jurídica desde 2001.  

      

    Sobre a Oystr  

    Operando desde 2014, a Oystr é uma startup que desenvolve robôs inteligentes para a integração de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Com o objetivo de otimizar o dia a dia dos profissionais do Direito, os robôs da empresa atuam tanto como um Software de Gestão, Sistema de terceiros e em Tribunais, realizando cadastros e coletando informações. Com uma plataforma no modelo SaaS, a Oystr conta com mais de 700 robôs desenvolvidos, de acordo com as necessidades de cada cliente. Saiba mais em: https://www.oystr.com.br/  

      

      

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Conselho de IA da Qlik: IA que não se pode confiar não pode ser escalada — e IA que não pode ser escalada é apenas teatro

    15/05/2025

    Ade Sampa abre inscrições para quarta edição de consultorias gratuitas de gestão financeira para empreendedores

    15/05/2025

    TD SYNNEX lança nova fase do Destination AI™ para operacionalizar as estratégias de IA dos parceiros

    15/05/2025
    EM DESTAQUE

    Santa Maria Outlet promove Caça aos Ovos com brindes, descontos e diversão para a família

    10/04/20250

    Peneira da Federação Paulista de Futebol coloca meninas na lupa de grandes times

    21/03/20241

    Atividade física regular ajuda a prevenir e controlar doenças vasculares

    05/04/20240

    Captação irregular no mercado fitness: caso LiveFit e o calote em investidores de franquias

    23/09/20240

    Frida Underwear se destaca no evento Franquias do Sul em Santa Maria (RS)

    05/12/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico

    16/05/2025

    Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 

    16/05/2025

    Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.