Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC
    • Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação
    • Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?
    • Governo visita centro de veículos elétricos e autônomos de empresa dona da 99 na China
    • A nova guerra comercial de Trump contra o cinema global
    • Select Operadora de Saúde chega ao Rio de Janeiro com foco em expansão estratégica e modelo assistencial resolutivo
    • Água com gás é aliada na hidratação e possível suporte para o emagrecimento?
    • Sal em Excesso: Um Vilão Silencioso
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»TECNOLOGIA»Atenção, provedor! O momento de cobrança pode (e deve) ser melhor
    TECNOLOGIA

    Atenção, provedor! O momento de cobrança pode (e deve) ser melhor

    02/05/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Por Rafael Justino

     

    Levar excelência a todas as frentes de atuação e comunicação é uma missão compartilhada por muitos ISPs (Provedores de Serviços de Internet), enquanto a chave para a prestação de serviços condizentes com as expectativas dos clientes e, por que não, até capazes de ir além. Claro, esse não é um objetivo livre de desafios, o que evidencia a necessidade de pensarmos em soluções cada vez mais transgressoras, que fujam do senso comum e tragam uma flexibilidade exigida pelo mercado e os próprios consumidores.

     

    Um bom ponto de partida para essa reflexão, sem dúvidas, é a jornada financeira proporcionada por provedores, sustentada pelo momento de cobrança e faturamento. Aqui, temos uma ‘faca de dois gumes’ que precisa ser considerada: se a experiência for positiva, em um contato financeiro personalizado e inteligente, é plausível que o ISP aguarde benefícios interessantes, como a satisfação do usuário e a redução nos índices de inadimplência; agora, se essa comunicação for mais desorganizada e até engessada, sem olhar para as preferências de cada cliente, a chance desse relacionamento ser fortemente prejudicado é muito maior.

     

    Sob a perspectiva do provedor, há uma grande abertura para que a relação financeira seja devidamente fortalecida, com o desenvolvimento de soluções dedicadas ao setor e formatadas como verdadeiros facilitadores bancários. Isso implica em um olhar mais moderno para a gestão financeira em sua totalidade, e se estende para o fim da comunicação e o atendimento ao usuário. Nas duas frentes, o momento para abraçar a inovação nunca foi tão convidativo.

     

    Internamente, controle é palavra de ordem

    Na prática, o que um facilitador bancário, através de uma ferramenta financeira, é capaz de oferecer aos ISPs? No alicerce de uma mudança estrutural (e estratégica) como essa, está o controle como fator mandatório. Em uma solução robusta, o provedor deve ter condições de controlar suas ações financeiras, acessar todo o histórico de movimentações, verificar o status dos boletos e fomentar, de maneira cotidiana, a automatização dos processos de finanças.

     

    Com atenção a critérios de segurança, visto que a homologação da plataforma escolhida precisa estar em sinergia jurídica e ser certificada com parâmetros legais necessários, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), hoje, é possível contar com um ambiente de informações centralizadas e unificadas, com fácil visualização e relatórios personalizados. Na questão da inadimplência – um aspecto sensível e caro a diversos gestores –, esses dashboards ainda podem trazer uma visão clarificada e abrangente sobre os índices entre os clientes.

     

    Com o cliente, o foco é na experiência

    Com a ‘casa arrumada’ e bem pavimentada pela ferramenta, os benefícios devem se ampliar à jornada financeira, mencionada no início do texto. Categoricamente falando, a etapa de cobrança e faturamento não pode ser menosprezada, justamente por representar um momento crítico não só para a forma como o usuário enxerga e entende sua marca, mas para a obtenção dos resultados esperados pelo provedor. Essa é uma finalidade que tem origem em uma experiência agregadora, pensada ‘com a cabeça’ do consumidor. Mais do que um exercício de empatia, esse é um compromisso fundamentalmente estratégico.

     

    Praticidade e flexibilidade são princípios que não se pode abrir mão na comunicação financeira atual. Proporcionar o formato de pagamento mais vantajoso, por exemplo, também faz diferença. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o PIX se confirmou como o meio de pagamento mais popular do Brasil, em dados levantados sobre 2023. Ignorar essa possibilidade, portanto, é renegar um hábito absolutamente disseminado entre a população como um todo, o que deve incluir o público de Telecom.

     

    Atuar em canais segmentados, por outro lado, demonstra o potencial de uma comunicação multicanal. Indo além de SMS e e-mails – que possuem suas vantagens e designações específicas –, entendo que, se o WhatsApp surge como um canal promissor, é importante que a empresa utilize esse espaço em seu benefício e do usuário, levando, inclusive, o envio de faturas, com mensagens personalizadas.

     

    Por fim, é quase impossível não enxergar essa mudança de mentalidade dos provedores sobre o momento de cobrança com bons olhos. É sobre acompanhar exigências e saber se comunicar com os consumidores e, principalmente, fazer jus à uma onda de profissionalização que, ao fortalecer a gestão financeira de ISPs, abre portas para que essas empresas cresçam de forma sustentável, com competitividade e serviços de alta qualidade.

     

    Sobre a MK Solutions   

    Desenvolvedora de software de gestão e soluções digitais feitas para provedores de internet, a MK Solutions nasceu como uma ISP. No entanto, em 2008, a empresa identificou a necessidade de desenvolver uma ferramenta de gestão completa para esse mercado e, assim surgiu a MK Solutions. Atendendo provedores de todos os tamanhos, com mais de milhões de clientes autenticados, as soluções desenvolvidas pela companhia conectam pessoas e apoia o crescimento dos provedores de internet, ajudando a evoluir e expandir processos, e proporcionando cada vez mais qualidade e inovação ao segmento.

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Keyrus lidera inovação em Analytics e Inteligência de Dados em Martech no ISG Provider Lens™ 2025

    16/05/2025

    Elixrr, da Índia, entra no setor de MDF com sistema de refino pressurizado da ANDRITZ

    16/05/2025

    iProov impulsiona inclusão digital na América Latina com Biometria Facial

    16/05/2025
    EM DESTAQUE

    Possível antecipação e impasses: o cenário atual do IBS

    25/05/20240

    Caso Jeff Bezos: especialista comenta sobre o jogo do mercado de imóveis de alta renda

    30/10/20240

    Como Tirar O Verde Da Agua Da Piscina

    28/12/20240

    Como Tirar Batom De Tecido

    31/12/20240

    Mais de 500 dias após o massacre de 7 de outubro, o maior atentado contra o povo judeu desde o Holocausto, Hamas anuncia que devolverá corpos da família Bibas amanhã

    19/02/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.