A segurança particular Patrícia* nunca fumou e foi diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. A doença não tem cura, mas pode ser tratada5.
Acesso é basicamente oferecer à população opções de tratamento sem custos. Uma das formas de ampliar o acesso é a realização de Consultas Públicas para ouvir a sociedade em geral sobre a possibilidade de inclusão de novos tratamentos para DPOC no SUS. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) – órgão responsável por incorporar os tratamentos na saúde pública – abriu, recentemente, uma consulta pública¹ para colher depoimentos de médicos, pacientes e da população em geral sobre a disponibilidade dos tratamentos. A participação acontece por meio do site Link até o dia 5 de agosto.
Mas, para contribuir, é importante entender do que estamos falando. Afinal de contas, o que é a DPOC? Como o próprio nome já diz, ela é uma doença crônica e está diretamente ligada ao tabagismo e a outros fatores como a poluição².
A enfermidade é a terceira maior causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)4. Além disso, ela é uma doença de alta prevalência e de subnotificações.5 O que nos mostra que muitas pessoas não estão diagnosticadas. Além do tabagismo, outros hábitos estão diretamente ligados com o aparecimento da doença, tais como, contato diretamente e regular com agentes poluentes. Por exemplo, uma pessoa que cozinha usando fogão à lenha pode desenvolver no futuro sintomas como falta de ar, dificuldade de respirar, exacerbações e outros ligados a DPOC².
Embora a doença seja progressiva e não tenha cura, ela pode ser controlada quando o tratamento é feito sem interrupções5. Desta forma, o paciente tem uma melhora considerável.
O tratamento é feito à base de broncodiladores6, que são dispositivos inalatórios. Eles servem para dilatar os brônquios. Nestes aparelhos, dois tipos de medicamentos são inseridos para auxiliar o tratamento do paciente5.
O Global Iniciative for Chronic Obstructive Lung Disease (Gold 2024)³ – relatório com informações sobre a DPOC atualizado anualmente – recomendou a terapia tripla, que combina três princípios ativos diferentes no mesmo dispositivo – facilitando a manutenção ao tratamento – para pacientes com a doença em condição muito grave.³
O último Protocolo Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT)7 – documento que estabelece critérios para o diagnóstico da doença – de novembro de 20217, permite o acesso a algumas terapias. No entanto, nem todos os tratamentos disponíveis no Brasil estão inseridos no protocolo.
*Preservamos a identidade da paciente por questões éticas.
Dra. Cláudia Henrique da Costa (CRM: 497527-RJ) é médica pneumologista e professora titular de pneumologia da Universidade do Estado de Rio de Janeiro (UERJ).
Referências:
Diário Oficial da União – Edição Nº 133 de 12/07/2024 – Pág. 122. Disponível em: Link. Acesso em 12/07/2024.
Ministério da Saúde. 21/11 – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC. Disponível em: Link. Acesso em 12/07/2024.
Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD). Global strategy for Diagnosis, Management and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease 2024 Report. Disponível em: <https://goldcopd.org/2024-gold-report/>. Acesso em 27/02/2024.
Jornal da USP. Enfisema pulmonar é a terceira causa de mortes no mundo. Disponível em: Link. Acesso em 12/07/2024.
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Dia Mundial da DPOC: campanha de conscientização é em 16 de novembro. Disponível: Link. Acesso em 12/07/2024.
Ministério da Saúde. Qual o tratamento para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na APS? Disponível: Link. Acesso em 12/07/2024.
Ministério da Saúde. Propostas de atualização de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas recebem contribuições da sociedade até o dia 13 de julho. Disponível em: Link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS DUARTE DE SOUZA
matheus.duarte@bcw-global.com