Como tirar catraca de bicicleta? Essa é a pergunta que muitas de nós fazemos quando a magrela começa a dar aqueles rangidos chatos ou quando queremos dar um upgrade nas marchas.
Afinal, ninguém merece ficar pedalando com a bike fazendo barulho de panela velha, né? Ou então, ficar limitada nas subidas íngremes porque a catraca não ajuda.
Então, migas, se vocês estão procurando um guia prático e sem complicações sobre como tirar catraca de bicicleta, chegaram ao lugar certo!
Neste post, vou explicar tim-tim por tim-tim tudo o que vocês precisam saber para remover a catraca da sua bike, seja para limpeza, manutenção ou troca.
Vamos desmistificar essa tarefa que parece difícil, mas que na verdade é mais fácil do que parece. Bora lá aprender juntas, sem mistério e sem complicação?
Desvendando os Segredos da Catraca de Bicicleta
Antes de colocarmos a mão na massa (ou melhor, na graxa!), vamos entender direitinho o que é essa tal de catraca.
A catraca, também conhecida como roda livre ou cassete (para bikes mais modernas), é aquele conjunto de engrenagens localizado na roda traseira da sua bicicleta.
Ela trabalha em conjunto com os câmbios para permitir que você mude de marcha, facilitando a pedalada em diferentes terrenos.
É por causa dela que você consegue subir ladeiras íngremes sem morrer de cansaço ou manter uma velocidade boa em terrenos planos.
Existem diferentes tipos de catracas, com diferentes números de velocidades (marchas) e materiais.
As mais comuns são as de 7, 8, 9 e 10 velocidades, mas também existem modelos com até 12 velocidades para as bikes mais profissionais.
O material também varia, desde aço até titânio, influenciando no peso e na durabilidade da peça.
Conhecer o tipo de catraca da sua bicicleta é importante para escolher as ferramentas certas e evitar danificar as peças durante a remoção.
Tipos de Catraca
Como já falei, existem basicamente dois tipos de catraca: a roda livre e o cassete.
A roda livre é mais antiga e costuma ser encontrada em bicicletas mais simples, com menos marchas.
Já o cassete é mais moderno e eficiente, permitindo uma troca de marchas mais suave e precisa.
Visualmente, a principal diferença é que a roda livre tem a rosca por fora, enquanto o cassete tem a rosca por dentro.
Por que Remover a Catraca?
Existem vários motivos para remover a catraca da sua bicicleta.
O mais comum é para limpeza e lubrificação, já que com o tempo a graxa acumula sujeira e pode prejudicar o funcionamento das marchas.
Também é necessário remover a catraca para trocar peças desgastadas ou para fazer um upgrade para um modelo com mais velocidades.
Se a sua bike estiver com as marchas pulando ou fazendo barulho, a remoção da catraca pode ser o primeiro passo para resolver o problema.
Ferramentas Necessárias
Para remover a catraca, você vai precisar de algumas ferramentas específicas, que podem ser encontradas em lojas de bicicletas ou online.
A principal delas é o extrator de catraca, uma ferramenta que se encaixa na catraca e permite que você a desenrosque.
Existem diferentes tipos de extratores, então é importante escolher o modelo correto para o seu tipo de catraca.
Além do extrator, você também vai precisar de uma chave de corrente para segurar a catraca enquanto a desenrosca.
Algumas catracas também exigem uma chave inglesa para remover o lockring, uma peça que fixa a catraca no cubo da roda.
Mãos à Obra: Removendo a Catraca Passo a Passo
Agora que já entendemos a importância da catraca e as ferramentas necessárias, vamos ao passo a passo de como removê-la.
Calma, não precisa ter medo!
Com as ferramentas certas e um pouco de paciência, você consegue fazer isso em casa sem problemas.
Lembre-se de que cada tipo de catraca pode ter suas particularidades, então sempre consulte o manual da sua bicicleta ou procure um tutorial específico para o seu modelo.
Passo 1: Preparando a Bicicleta
O primeiro passo é preparar a sua bicicleta para a remoção da catraca.
Coloque a bike em um suporte ou vire-a de cabeça para baixo, apoiando-a no guidão e no selim.
Isso vai facilitar o acesso à roda traseira e te dar mais estabilidade durante o processo.
Passo 2: Removendo a Roda Traseira
Com a bicicleta posicionada, remova a roda traseira.
Geralmente, basta soltar os quick releases (aqueles pinos que prendem a roda) ou desparafusar os parafusos que a fixam no quadro.
Se a sua bike tiver freios a disco, tome cuidado para não danificar os cabos ou as pinças de freio.
Passo 3: Removendo o Lockring (se houver)
Algumas catracas possuem um lockring, uma peça que a fixa no cubo da roda.
Se a sua catraca tiver um lockring, você precisará removê-lo antes de usar o extrator.
Para isso, use a chave de lockring, encaixando-a na peça e girando no sentido anti-horário.
Geralmente, o lockring é bem apertado, então pode ser necessário usar um pouco de força.
Passo 4: Usando o Extrator de Catraca
Com o lockring removido (se houver), encaixe o extrator de catraca na catraca.
Certifique-se de que o extrator esteja bem encaixado para evitar danificar a peça.
Em seguida, use a chave de corrente para segurar a catraca e gire o extrator no sentido anti-horário para desenroscá-la do cubo da roda.
Novamente, pode ser necessário usar um pouco de força, principalmente se a catraca estiver muito tempo sem ser removida.
Passo 5: Removendo a Catraca
Com a catraca desenroscada, você pode removê-la da roda.
Tome cuidado para não derrubar as engrenagens ou os espaçadores que ficam entre elas.
Se a sua catraca for do tipo cassete, as engrenagens sairão todas juntas.
Se for roda livre, as engrenagens podem sair separadamente.
Lista com 10 dicas importantes para tirar a catraca da bicicleta:
- Identifique o tipo de catraca: cassete ou roda livre.
- Tenha as ferramentas certas: extrator de catraca e chave de corrente.
- Assista a tutoriais específicos para o seu modelo de catraca.
- Use luvas para proteger as mãos e evitar que a graxa suje a sua pele.
- Limpe bem a catraca e o cubo da roda após a remoção.
- Lubrifique a catraca com graxa específica para bicicletas.
- Tome cuidado para não perder os espaçadores que ficam entre as engrenagens.
- Ao remontar, aperte bem o lockring (se houver) e a catraca.
- Se tiver dúvidas, procure ajuda de um profissional.
- Mantenha suas ferramentas organizadas para facilitar a manutenção da sua bike.
Tabela comparativa entre roda livre e cassete:
| Característica | Roda Livre | Cassete |
|—|—|—|
| Tipo de bike | Bicicletas mais simples | Bicicletas mais modernas |
| Número de marchas | Geralmente menos marchas | Geralmente mais marchas |
| Rosca | Externa | Interna |
| Preço | Mais barato | Mais caro |
| Peso | Mais pesado | Mais leve |
| Eficiência | Menor | Maior |
| Manutenção | Mais simples | Mais complexa |
Sugestão de Produtos Nacionais para Manutenção da Catraca:
Infelizmente, não tenho acesso a preços e marcas em tempo real para te dar uma lista completa com valores.
O mercado muda muito rápido!
Mas posso te dar dicas de quais produtos procurar e onde encontrá-los.
Lojas online como Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza costumam ter boas opções.
Para marcas, sugiro dar uma olhada em Park Tool, Shimano e Pedro’s, que são bem conhecidas no mundo do ciclismo.
Lembre-se que o importante é escolher produtos de qualidade, mesmo que sejam um pouco mais caros, pois isso garante a durabilidade e o bom funcionamento da sua bike.
Como Limpar e Lubrificar a Catraca:
Com a catraca removida, limpe-a cuidadosamente com um desengraxante específico para bicicletas e um pincel ou escova.
Remova toda a sujeira e graxa antiga.
Depois de limpa e seca, aplique graxa nova específica para correntes e catracas de bicicleta.
Certifique-se de aplicar a graxa em todos os pontos de contato entre as engrenagens e os espaçadores.
Não exagere na quantidade de graxa, pois o excesso pode atrair mais sujeira.
FAQ – Perguntas Frequentes
Preciso de ferramentas especiais para tirar a catraca? Sim, você precisará de um extrator de catraca e uma chave de corrente. Em alguns casos, também pode ser necessário uma chave de lockring.
Posso tirar a catraca sem remover a roda? Não é recomendado. Remover a roda facilita o acesso à catraca e te dá mais estabilidade durante o processo.
Com que frequência devo limpar e lubrificar a catraca? A frequência da limpeza e lubrificação depende da frequência de uso da bicicleta e das condições de terreno.
Em geral, recomenda-se limpar e lubrificar a catraca a cada 100-200 km ou sempre que ela estiver muito suja ou fazendo barulho.
O que fazer se a catraca estiver muito apertada e eu não conseguir removê-la? Se a catraca estiver muito apertada, não force! Procure ajuda de um profissional em uma oficina de bicicletas.
Forçar a remoção pode danificar a peça ou a roda.