Jornadas técnicas tiveram como objetivo disseminar conhecimento sobre formas eficientes de proteção contra o inseto
A mosca-dos-chifres é um dos insetos que mais causam prejuízos econômicos à pecuária leiteira e de corte no Brasil. O inseto hematófago (que se alimenta de sangue) compromete o bem-estar dos bovinos, reduz o ganho de peso em até 40 quilos e provoca queda de cerca de 20% na produção de leite. Conscientizar os pecuaristas sobre a importância do combate à mosca-dos-chifres, levando tecnologia para ajudar nesse desafio, é o objetivo central da Jornada Fiprotag®210. Eventos técnicos foram realizados em municípios do Minas Gerais e São Paulo.
“Juntos, os dois estados são detentores de mais de 33 milhões de cabeças. Essa indiscutível importância econômica da pecuária na região nos levou à realização de eventos técnicos para compartilhar conhecimento em várias datas e diferentes cidades. É nosso papel contribuir para o combate aos desafios sanitários e o consequente aumento da produtividade”, detalha Antonio Coutinho, gerente de marketing da Vetoquinol Saúde Animal, promotora da Jornada Fiprotag®210.
A ação da mosca-dos-chifres é potencializada em regiões de altas temperaturas com chuvas e umidades – características das próximas estações (primavera e verão). Com isso, as infestações ocorrem com maior intensidade e mais insetos podem amplificar o problema, já que uma única mosca tem a capacidade de picar o animal cerca de 40 vezes em um dia. O prejuízo anual para a pecuária brasileira é estimado em mais de R$ 15 bilhões.
A Vetoquinol Saúde Animal é uma das oito maiores indústrias de saúde animal do mundo e fornece ao mercado o brinco mosquicida Fiprotag® 210 para combater a mosca-dos-chifres. Testado em campo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a solução apresenta extrema eficácia contra o inseto, zerando infestações em apenas 30 minutos após a brincagem. Além disso, protege os animais por 210 dias.
Os coordenadores e médicos-veterinários da Vetoquinol responsáveis pela promoção dos eventos em cada estado foram: Felipe Benini (SP) e Guilherme Dizaró (MG). A expectativa é de que a iniciativa tenha impactado mais de 2 milhões de bovinos de 1.500 pecuaristas em todos os eventos de 2024.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Irvin Dias Costa de Souza Garcia
irvin@textoassessoria.com.br