Close Menu
Foz do BrasilFoz do Brasil

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente

    05/09/2025

    Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país

    05/09/2025

    Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa

    03/09/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    segunda-feira, setembro 15
    EM DESTAQUE
    • Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente
    • Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país
    • Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa
    • Certificados reconhecidos e sua força em concursos e seleções
    • A atuação fundamental da enfermagem em contextos hospitalares
    • A percepção cultural sobre o “ter um diploma”
    • Clínica de Recuperação em Divinópolis – Ajuda Profissional
    • Limpeza residencial: dicas para manter tudo em ordem
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    CONTATO
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    Foz do BrasilFoz do Brasil
    Home»SAÚDE»Telemedicina, inovação e acessibilidade na saúde do HEF
    SAÚDE

    Telemedicina, inovação e acessibilidade na saúde do HEF

    27/06/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a telemedicina pode aumentar a acessibilidade aos cuidados de saúde em até 30%, proporcionando uma melhoria significativa no atendimento à população. Com esse objetivo, o Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, inovou ao instalar um serviço de telemedicina na região.

    O serviço começou no dia 29 de abril deste ano, inicialmente funcionando das 10h às 16h. A partir de 27 de maio, o horário de funcionamentofoi ampliado para das 7h às 19h, oferecendo maior flexibilidade e acesso aos serviços de saúde. Desde sua implementação, o serviço de telemedicina tem realizado, em média, mais de 200 atendimentos mensais, destacando-se como uma solução eficaz para atender às necessidades da comunidade.

    Para proporcionar um atendimento completo e eficiente, a cabine oferece todos os serviços disponibilizados no atendimento presencial. Isso inclui a emissão de receituários, fornecimento de medicações e atestados médicos, garantindo a continuidade do cuidado com a mesma qualidade. Desde sua inauguração no final de abril, mais de 400 pacientes já passaram pelo atendimento.
    Um desses atendimentos foi da paciente Débora Ribeiro que, ao chegar na unidade sentindo mal-estar, foi atendida em pouco tempo, mesmo com o hospital com alta demanda. “Passei mal durante a noite e, ao chegar no hospital, foi me ofertado um atendimento diferenciado, no qual conversei com a médica pelo computador. Achei muito positivo, pois fui atendida em menos de uma hora, mesmo com o hospital cheio. Vi muitas pessoas sendo atendidas de forma rápida,” conta a paciente satisfeita.

    Como funciona o atendimento?

    Os pacientes, ao passarem pela classificação realizada pelo enfermeiro classificador, são divididos como casos não urgentes (cor azul) e pouco urgentes (cor verde), e terão a opção de uma consulta virtual, de acordo com o fluxo estabelecido e os critérios de atendimento.  Vale ressaltar que essas condições de saúde são menos complexas, como cervicalgia, lombalgia, mal-estar, dor de cabeça, sintomas gripais, troca de sondas, administração de medicações, urticária/alergias, problemas urinários, diarreia e vômitos.

    Ao aceitarem o serviço de telemedicina, são encaminhados à recepção, onde a recepcionista direciona para o serviço virtual, finaliza a ficha e o encaminha para a cabine. O paciente é chamado via painel, conforme procedimento padrão. O atendimento é realizado por chamada de vídeo e o paciente passa por uma consulta padrão com o médico, podendo tirar todas as suas dúvidas sobre seu quadro clínico. Após, se houver necessidade de prescrição, relatórios, atestados, realização de medicação ou qualquer procedimento médico, os pacientes voltam à recepção e são encaminhados para o setor correspondente, caso necessário.

    Para a coordenadora do Pronto-Socorro (PS), Ellen Adriane, foi um avanço significativo que permitiu um atendimento mais ágil aos pacientes com a mesma qualidade e humanização.

    “Com essa inovação, conseguimos diminuir a demora nos atendimentos no pronto-socorro, direcionando os casos menos complexos para a telemedicina, otimizando e melhorando o fluxo de pacientes, beneficiando aqueles que podem ser atendidos com mais rapidez e com a mesma qualidade de um atendimento presencial”, afirma Ellen.

    Esta iniciativa do HEF reforça o compromisso do hospital com a inovação e a excelência no atendimento à saúde. A implementação da cabine de telemedicina não apenas melhora a experiência dos pacientes, mas também demonstra uma abordagem proativa na adaptação às novas tecnologias e métodos de cuidado.

    Assessoria de Comunicação do HEF
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente

    05/09/2025

    Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país

    05/09/2025

    Clínica de Recuperação em Divinópolis – Ajuda Profissional

    19/08/2025
    Pesquisar
    EM DESTAQUE

    Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente

    05/09/20250

    Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país

    05/09/20250

    Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa

    03/09/20250

    Certificados reconhecidos e sua força em concursos e seleções

    22/08/20250

    A atuação fundamental da enfermagem em contextos hospitalares

    22/08/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    46.047.573/0001-71
    Endereço: Rua Nove de Julho, 72, Conj 55, Santo Amaro, São Paulo/SP, CEP 04739-010

    EM DESTAQUE

    Odontologia vive revolução com foco no bem-estar do paciente

    05/09/2025

    Uso indiscriminado ameaça eficácia dos antibióticos mais populares do país

    05/09/2025

    Lavanderia no Leblon com coleta e entrega: praticidade sem sair de casa

    03/09/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: +55 (31) 9164-0548

    © 2025 Foz do Brasil.
    • Início
    • Quem Somos
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Contato

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.