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    Home»Como resolver a insatisfação dos pacientes nas instituições de saúde? TMA e TME não são os únicos indicadores negativos

    Como resolver a insatisfação dos pacientes nas instituições de saúde? TMA e TME não são os únicos indicadores negativos

    10/04/202400
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    O cenário da saúde moderna é constantemente desafiado por questões que assustam os pacientes e os afastam, imprudentemente, de consultórios e clínicas médicas, levando a um declínio na confiança e na satisfação com os serviços oferecidos. Nesse contexto, a tecnologia surge como aliada capaz de superar barreiras e proporcionar um ambiente mais seguro e confiável.

    “A integração eficaz da tecnologia na prática clínica pode melhorar significativamente a experiência dos pacientes, promovendo um atendimento eficiente e personalizado. No entanto, é importante lembrar que ela deve sempre ser utilizada de forma ética e responsável, respeitando a privacidade e segurança das informações dos pacientes”, comenta Fernando Soares, fundador e CEO da Nuria, health tech com autoridade em interoperabilidade no setor da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar a experiência do paciente.

    À medida que nos aprofundamos em uma era tão tecnológica, a saúde deve acompanhar esse progresso. Pensando nisso, o executivo traz cinco red flags (pontos de atenção) que podem ser beneficiados com o auxílio da tecnologia. Confira: 

    Dificuldades no agendamento de consultas

    Longos períodos de espera ou complexidade no agendamento de consultas, exames e avaliações clínicas podem frustrar os pacientes. Hoje, a tecnologia já serve sistemas e softwares para facilitar e otimizar a marcação dos procedimentos, o que inclui agendamento online, lembretes automáticos, integração de calendários e o gerenciamento eficiente da agenda de profissionais de saúde. 

    Comunicação ineficaz

    Um dos principais desafios na saúde é a comunicação clara entre profissionais e pacientes. Isso pode resultar em mal-entendidos, falta de adesão ao tratamento proposto e até erros médicos. A tecnologia entra em cena com soluções como plataformas de telemedicina, que permitem consultas virtuais, mensagens seguras e videochamadas para esclarecimento de dúvidas. Além disso, os prontuários digitais possibilitam o compartilhamento de informações entre diferentes especialidades médicas, evitando ruídos e interações medicamentosas. 

    Falta de acesso a informações clínicas

    Os pacientes, por muitas vezes, se sentem desamparados ao não terem acesso fácil aos seus próprios registros médicos. A interoperabilidade bem implementada facilita a consolidação de dados da jornada do paciente em portais e aplicativos de saúde, assim, fornece acesso instantâneo a informações específicas, permitindo que cada um monitore seu progresso e tome decisões informadas sobre sua saúde.

    Tempo de espera excessivo 

    A longa espera por consultas médicas é uma fonte comum de frustração. Nesse caso, a tecnologia pode ser aplicada através de sistemas de agendamento online, que permitem aos pacientes escolher horários convenientes e receber notificações sobre a disponibilidade de consultas. Além disso, soluções de gerenciamento de filas virtuais podem diminuir o tempo de espera no local. A previsibilidade pode tornar o tempo mais proveitoso.

    Falta de acompanhamento pós-consulta

    Muitas vezes, após uma consulta ou tratamento, os pacientes se sentem deixados à própria sorte. A tecnologia pode ser utilizada para implementar sistemas de envio automatizados, como lembretes de medicamentos, notificações de consultas de acompanhamento e monitoramento remoto de condições crônicas.

    Sobre a Nuria 

    A Nuria é uma healthtech brasileira com autoridade em interoperabilidade no setor da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar a experiência do paciente. Fundada em 2012 em Belo Horizonte (MG), inicialmente, surgiu para simplificar o agendamento de consultas e exames, tornando-o digital. Com mais de uma década de presença no mercado, investidores de peso como DNA Capital e Green Rock, e mais de 9,7 milhões de pacientes impactados só no último ano, a Nuria construiu em 2018, uma plataforma de interoperabilidade exclusiva para o mercado de saúde. Atualmente, após um crescimento de 62% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior e um novo posicionamento e rebranding, a Nuria mantém sua missão de engajar e fidelizar pacientes por meio de tecnologia avançada, além de conectar o ecossistema da saúde. Possui a sua unidade de negócio Nuria Patient Engagement, com soluções de ponta a ponta no engajamento do paciente e o Nuria My Connect – plataforma de interoperabilidade.

     

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