Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 15
    EM DESTAQUE
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    • Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas
    • Energéticos e bebidas gaseificadas prejudicam a saúde bucal
    • Acidentes domésticos são a principal causa de morte por lesões em pessoas acima dos 65 anos
    • Por uma melhor qualidade de vida aos portadores de lúpus juvenil
    • Campanha em TV inicia celebração dos 90 anos da Rede Drogal
    • Vacinação no inverno: proteção essencial para pacientes oncológicos
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»TECNOLOGIA»A transformação digital, a inteligência artificial e sua essencialidade nos negócios
    TECNOLOGIA

    A transformação digital, a inteligência artificial e sua essencialidade nos negócios

    05/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    *Por Marcelo Ciasca

    A transformação digital tem mostrado ao mundo corporativo que avançou exponencialmente nos últimos anos, atingindo um estágio maduro e sólido, provando que veio para ficar, uma vez que vemos essa transformação cada vez mais presente na sua essencialidade em muitos setores da economia nacional: finanças, varejo, serviços, atendimento ao cliente, saúde, educação, indústria. É uma infinidade de áreas que requer agilidade, praticidade e resultados efetivos. O setor bancário, por exemplo, é um dos que mais direciona investimentos para atender às necessidades de seus clientes, com o objetivo de simplificar transações pelo meio digital. Isso ocorre tanto entre instituições financeiras tradicionais, quanto em fintechs.

    As tendências tecnológicas até então apontadas por muitos especialistas em anos anteriores se confirmaram e, mais ainda, tornaram-se reais, aplicáveis e com resultados acima do esperado. Seguramente, a inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias que assumiu um protagonismo nos últimos tempos e revela contornos positivos em sua aplicabilidade em muitos aspectos e áreas em que já está consolidada, demonstrando sua imensa capacidade de uso para os próximos anos.

    O Open Banking e o Open Finance também chegaram trazendo mais conveniência para a vida financeira do consumidor. Uma verdadeira revolução jamais vista no ecossistema financeiro, onde há espaço de crescimento para todos: bancos tradicionais, bancos nativos digitais, fintechs e empresas de outros segmentos que desejam oferecer serviços financeiros personalizados para seus clientes.

    Ter uma visão estratégica se faz urgente e necessário para manter esse patamar atualizado. É o que aponta o Índice de Transformação Digital Brasil de 2023 (ITDBr), realizado pela PwC e Fundação Dom Cabral. Nele, 67% dos entrevistados afirmam ter a transformação digital nas organizações. Esse resultado indica que o processo de digitalização já superou os níveis operacional e de curto prazo.

    Um fator que redimensionou as transformações este ano foi o uso dinâmico de dados dos consumidores. Em pauta já há algum tempo, em várias frentes, já não é mais uma tendência, mas um recurso valioso para ser implementado e utilizado para definir perfis e oferecer serviços personalizados e com retorno significativo para todos, afinal, o algoritmo nos negócios é uma grande estratégia para o futuro e auxilia na tomada de decisão das empresas, ou seja, seu uso é essencial para conduzir decisões de negócios aprimoradas ou, ainda, atuar na automação de processos para diferenciação competitiva.

    Esse cenário atual foi a importância dispensada para o fortalecimento e a manutenção do relacionamento sólido entre as marcas, tornando essa relação cada vez mais personalizada. O conceito ‘Human Centric’ veio para ficar e tem sido praticado frequentemente, seja para auxiliar o cliente ou para direcionar as lideranças e os principais envolvidos, afinal o consumidor também é um protagonista, e atua como porta-vozes da marca.

    A automação está cada vez mais presente em todos os ambientes que frequentamos e, sem dúvida, agilizam os processos, tornando-os mais eficientes e econômicos. É a tecnologia e seu poder transformador trazendo conveniência e o dinamismo proporcionados com a aplicação efetiva da análise de dados e, claro, transformando os negócios.

    Temos que ter, constantemente, nosso olhar atento para entender o quanto a inovação em tecnologia é fundamental para o crescimento das organizações. E nesse contexto a preocupação aumenta à medida que o ecossistema de conectividade também se amplia. Agora, com IA tendo um crescimento exponencial e presente em várias camadas dos negócios, há que se ater em ações para combater e enfrentar os muitos desafios e ameaças cibernéticas. A conexão a partir do acesso via Internet das Coisas (IoT), por exemplo, pode ser uma porta de entrada para invasões de hackers. É vital que as redes de conexão devam garantir que apenas dispositivos legítimos tenham acesso, mas as técnicas de autenticação podem ser alvo de ataques de engenharia social ou de outras ameaças que possam fragilizar os ambientes, no entanto, devem ser implementadas melhorias constantes.

    *Marcelo Ciasca é CEO da Stefanini Brasil, referência em soluções digitais.

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Conselho de IA da Qlik: IA que não se pode confiar não pode ser escalada — e IA que não pode ser escalada é apenas teatro

    15/05/2025

    Ade Sampa abre inscrições para quarta edição de consultorias gratuitas de gestão financeira para empreendedores

    15/05/2025

    TD SYNNEX lança nova fase do Destination AI™ para operacionalizar as estratégias de IA dos parceiros

    15/05/2025
    EM DESTAQUE

    ASCO 2024: Roche atualiza estudos de tratamentos para o câncer de pulmão inicial

    18/06/20240

    Saint-Gobain Canalização anuncia nova unidade de negócios para fabricação e inovação de válvulas

    15/01/20250

    A “ Apatia” de Lelê Silva se destaca

    01/04/20240

    Entrevista de Murilo Michelon, Empresário de 16 Anos, Agora Disponível na Apple.

    06/05/20250

    O que fazer com o 13º salário? Transforme seu bônus de fim de ano em investimento para o futuro

    16/12/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.