Por Alan Kadri
No mercado competitivo de hoje, fornecedores de gás enfrentam desafios para se destacarem e garantirem a sustentabilidade de seus negócios. Além de estarem em uma constante corrida para suprir as demandas de famílias que consomem o gás de cozinha, precisam se atentar quanto ao alcance de clientes, que pode estar condicionado ao fato de que muitas casas possuem apenas um fornecedor de botijão como referência de compra.
A venda do gás, com isso, tem impactos desafiadores para o bolso dos consumidores e a desistência de compra, seja por falta de disponibilidade, por preços altos e pela limitação do poder de compra. Do lado dos fornecedores, a estrutura de gestão também fica limitada.
Questões como frete e tempo de entrega são decisivos para a compra de um usuário e muitas vezes, na falta de plataformas de pesquisa sobre diferentes vendas de gás, consumidores perdem a chance de economizar e fornecedores perdem a chance de vender.
No ano de 2019, por exemplo, os preços altos dos botijões, uma das maiores dores para vendedores e consumidores, levaram 14 milhões de lares brasileiros a usarem lenha ou carvão para cozinhar, segundo uma pesquisa do IBGE. Esta realidade, além de dificultar a rotina das famílias, também traz um alerta: a venda de gás precisa de um novo formato.
Uma estratégia eficaz para superar esses obstáculos é fazer parte de uma revenda de gás, uma parceria que oferece vantagens com poder de transformar desde a gestão e marketing até a logística de entrega e a experiência dos consumidores.
Por que a revenda é eficiente?
Ao se tornar parte de uma revenda de gás, fornecedores conseguem aprimorar o gerenciamento de suas vendas. A centralização das operações permite uma coordenação mais clara das atividades diárias, reduzindo custos operacionais e melhorando a qualidade dos serviços prestados.
No quesito marketing, a revenda consegue promover diferentes marcas, estimulando uma competição saudável, que traga estratégias de comunicação e até preços promocionais ou condições exclusivas de compra que tornem a visibilidade dos botijões mais atrativas e amplie o alcance dos fornecedores.
Uma outra vantagem visível da revenda de gás está na sofisticação da logística, que recebe soluções integradas que otimizam os processos de entrega. Ao planejarem rotas eficientes, garantindo que os botijões cheguem rápido e de forma segura aos consumidores, não só a satisfação dos clientes atinge um novo nível, como os fornecedores reduzem seus custos de transporte e aumentam seus lucros.
Todos esses benefícios condicionados a revenda de gás possibilitam uma operação mais fluida e mais organizada, sendo vantajosa para a relação dos fornecedores com seus clientes, inclusive para a expansão de sua fidelização.
O papel da tecnologia
A revenda de gás é possível graças aos avanços da tecnologia e a popularização do marketplace na esfera digital. Sistemas de aplicativos específicos para a compra de gás de cozinha centralizam opções favoráveis tanto para os consumidores quanto para os fornecedores, facilitando o processo de aquisição e de venda.
Ao mesmo tempo em que clientes fazem seus pedidos de forma mais simples e rápida, diretamente de seus smartphones, fornecedores conseguem destacar suas marcas e seus diferenciais com mais chance de visibilidade e com a devida segurança e confiabilidade para as transações da compra.
Além de ser uma oportunidade de melhorar a gestão e monitorar as preferências dos consumidores, entendendo seu histórico de compras e sua recorrência de pedidos, os fornecedores correspondem às demandas do mercado de gás de cozinha de maneira ágil, construindo uma reputação de eficiência e de qualidade, desmistificando a dificuldade na compra do botijão em todas as frentes que ela possui.
Por isso, fazer parte de uma revenda de gás de cozinha é uma estratégia que permite aos fornecedores se destacarem em um mercado competitivo e usufruírem de oportunidades de crescimento e inovação, tendo como maior resultado a satisfação dos clientes que agora possuem acesso a uma compra prática e rápida.
*Alan Kadri é Diretor Comercial e de Marketing do Appgas.
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STEPHANIE FERREIRA
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