Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    A máquina que nos espelha: um alerta sobre a nova era da inteligência artificial

    17/05/2025

    Webinar gratuito debate o papel da tecnologia no ecossistema de pagamentos do Brasil

    17/05/2025

    Colégio Torricelli implementa IA M60 e garante aos alunos mais de 920 mil oportunidades internacionais

    17/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 17
    EM DESTAQUE
    • A máquina que nos espelha: um alerta sobre a nova era da inteligência artificial
    • Webinar gratuito debate o papel da tecnologia no ecossistema de pagamentos do Brasil
    • Colégio Torricelli implementa IA M60 e garante aos alunos mais de 920 mil oportunidades internacionais
    • Influência com responsabilidade: a curadoria de creators é decisiva para as marcas hoje
    • Vai viajar no inverno ou no verão europeu? Saiba o que considerar ao contratar um seguro viagem para destinos frios e muito quentes
    • Vetoquinol Brasil marca presença no North American Veterinary Dermatology Forum (NAVDF) 2025, em Orlando (EUA)
    • Anvisa determina proibição do gummy de tadalafil por farmácia de manipulação
    • Dia Mundial de Doação de Leite Humano: Projeto Potinhos do Amor contribui para a saúde neonatal em Goiás
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»ECONOMIA»Varejo 2024: empresas devem entender tendências para acompanhar o crescimento do mercado
    ECONOMIA

    Varejo 2024: empresas devem entender tendências para acompanhar o crescimento do mercado

    29/03/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O varejo brasileiro está em crescimento. O setor fechou 2023 com alta de 1,7%, segundo dados do IBGE, sendo o 7º ano de expansão consecutivo. Para 2024, a perspectiva é de que o setor avance em 1,5%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Acompanhando esse ritmo, o especialista Breno Michel, Sales Director da Körber Supply Chain na América Latina, compartilha as tendências que ganharão força nos próximos meses. Para as empresas, é a oportunidade para entender onde direcionar os investimentos.  

    “Agilidade é a palavra que descreve bem o que esperar do varejo em 2024. Empresas devem buscar oferecer serviços cada vez mais ágeis, para atender clientes que desejam esperar cada vez menos. Menor espera em filas, menos tempo para finalizar uma compra, menor prazo de entrega do produto. E não apenas isso. Além de oferecer o melhor serviço, seja físico ou on-line, o consumidor brasileiro também vai desejar o menor preço do mercado”, explica Michel.  

    Esse movimento é comprovado pela pesquisa sobre o sentimento e os hábitos do consumidor, realizada pela McKinsey & Company. No ano passado, cerca de 89% dos brasileiros reduziram gastos, e, na hora da compra, 28% desses consumidores fizeram trocas, optando por produtos mais baratos. Além disso, 63% dos brasileiros entrevistados para a pesquisa E-commerce Trends 2024, no ano passado, afirmam que preferem comprar online em vez de lojas físicas.   

    Considerando esse cenário de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, somado à tecnologia disponível, o especialista detalha as principais mudanças que devem movimentar o varejo nesse ano. 

     

     

    Inteligência Artificial: Não é nenhuma novidade que, ao falar de tendência, a IA estará sempre presente em (quase) todos os cenários. Isso porque a implementação da tecnologia vem para facilitar cada vez mais a jornada do consumidor. Seja através das recomendações personalizadas, do autoatendimento, do atendimento robotizado, até para o backstage da coisa, facilitando e otimizando os processos nos armazéns e na logística da entrega, para chegar na loja ou na casa do cliente.  

     

    Omnichannel: Interligar diferentes canais de comunicação, para garantir a presença no “on” e no “off” na vida do consumidor, é uma das principais estratégias para aprimorar a experiência do cliente. A tendência omnichannel não começou agora, mas é cada vez mais importante que os varejistas tenham em mente que esse é um processo que deve ser constantemente aprimorado. Investir em tecnologias é a chave para garantir a integração cada vez mais eficaz para a conveniência dos consumidores. 

     

    Sustentabilidade: Não é mais opcional pensar em formas mais “verdes” de fazer o serviço. A missão ESG das empresas precisa estar cada vez mais forte e presente, pois os próprios consumidores demandam e valorizam essas práticas; a conscientização e a responsabilidade social estão crescendo. No ano passado, 95% dos brasileiros já preferiam marcas que investem em sustentabilidade, segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Adotar estratégias eco-friendly em todo o processo de compra e venda será um diferencial competitivo para as marcas.  

     

    “Os investimentos dos varejistas em tecnologia preparam as empresas para atender uma demanda de consumidores cada vez mais exigentes. As estratégias devem abordar um todo, não é só chamar as pessoas para comprarem na sua empresa. É preciso garantir a melhor experiência de compra, desde a forma como os produtos são armazenados nos centros de distribuição, até chegarem nas lojas ou na casa do consumidor. Tudo isso deve ser somado à comunicação da marca e aos princípios ESG. É um plano com várias etapas que conversam entre si, e que aumentam o sucesso do negócio”, complementa o executivo. 

    Sobre a Körber Supply Chain 

    As cadeias de suprimentos estão se tornando mais complexas a cada dia. A Körber fornece com exclusividade uma ampla gama de soluções completas e comprovadas, adaptadas para ajudar a gerenciar a cadeia de suprimentos como uma vantagem competitiva. Adaptando-se a qualquer tamanho de empresa, estratégia ou setor, nossos clientes superam a complexidade da cadeia de suprimentos graças ao nosso portfólio de soluções de software, voz e robótica – além da experiência para unir tudo isso. Vença a complexidade da cadeia de suprimentos com a Körber. Saiba mais em www.koerber-supplychain-software.com   

    Veja também: 

    LinkedIn  

    Podcast LogTalks by Körber 

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Pet Chef Chico oferece alimentação natural personalizada e experiência prática para tutores exigentes

    17/05/2025

    Belgo Arames recebe currículos de pessoas com deficiência para vagas em Itaúna

    17/05/2025

    Eletroday chega à cidade de Panambi (RS) com foco em inovação e tecnologia para a indústria

    17/05/2025
    EM DESTAQUE

    Imaturidade do cérebro: Como a infância define a saúde mental do futuro

    24/02/20250

    Sua Conta de Água Disparou? Vazamentos Ocultos Podem Estar Drenando Seu Bolso!

    04/04/20250

    A urgência de Políticas públicas para os jovens.

    18/07/20240

    Brasil pode ficar sem Bolsa de Valores? Alerta Bill Ackman

    03/09/20240

    Cinco maneiras para aumentar o Score de crédito

    10/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    A máquina que nos espelha: um alerta sobre a nova era da inteligência artificial

    17/05/2025

    Webinar gratuito debate o papel da tecnologia no ecossistema de pagamentos do Brasil

    17/05/2025

    Colégio Torricelli implementa IA M60 e garante aos alunos mais de 920 mil oportunidades internacionais

    17/05/2025
    CONTATO

    E-mail: contato@fozdobrasil.com.br

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.