Como os milagres acontecem em nossas vidas? Quais são os poderes da oração? Porque devemos perdoar uns aos outros?
As explicações para essas e outras questões estão no livro A delegada de Deus e o mistério da Luz – Uma mente sem limites (Ed. Albatroz, 324 págs., R$ 84); o primeiro da teóloga Joaquina Donato, nascida em Cascavel (PR) em 1963. A obra de não-ficção acaba de chegar ao mercado editorial.
Ouvir e falar com as estrelas
Com mais de meio século dedicado à espiritualidade, Joaquina teve sua primeira experiência aos cinco anos de idade, quando observava o céu à noite e uma chuva de estrelas caiu sobre si. Tempos depois, foi surpreendida por um raio de luz que se acendeu no ar e flutuou em sua direção.
Tais fenômenos aguçaram a curiosidade da jovem que – após muitos anos de estudos de forma autodidata e, posteriormente, com uma graduação em Teologia pela PUC-PR – conseguiu desenvolver um jeito próprio de se conectar com o universo por meio do silêncio, da oração, da meditação e da contemplação.
Segundo o filósofo, escritor e teólogo Clodovis Boff, “o que a autora conta prende o leitor pela sinceridade das experiências, por sua elevação e, sobretudo, por sua fidelidade à fé católica e amor à Igreja, apesar das reservas e até recusas dolorosas”.
Aparições da Virgem Maria
Por meio de sua trajetória marcada pela conexão profunda com o divino e o espiritual, a Joaquina Donato conduz o leitor por mistérios intrigantes, como nas três ocasiões em que presenciou as aparições da Virgem Maria: duas vezes no dia 18 de novembro de 2002 e uma em 7 de novembro de 2006.
“O coração da Virgem Maria está ferido e sofre amargamente diante de tantas injustiças e dores. Sua principal mensagem para a humanidade é mais uma tentativa de fazer com que as pessoas se voltem para Deus em orações”, relata Joaquina Donato.
Curas pela misericórdia
Outro tema que pode envolver o leitor refere-se ao perdão; uma ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa ou uma dívida. Mas o que poucos imaginam é a necessidade de praticar esse ato frequentemente.
“A falta do perdão gera ressentimentos profundos que afetam todo nosso ser e causam transtornos irreparáveis. E preciso aprender a perdoar. Além de gerarem doenças físicas e psicológicas, os maus sentimentos causam bloqueios que impedem coisas boas de fluírem em nossas vidas, nos relacionamentos e na prosperidade”, complementa a autora.