*Por Lucas Castellani, CEO da Cartpanda
Se você já acha que o e-commerce brasileiro está repleto de novidades, prepare-se: 2025 promete ser ainda mais dinâmico. A cada final de ano, o setor revisita suas estratégias, impulsionado por duas grandes datas de consumo: a Black Friday e o Natal. Essas promoções não apenas movimentam a economia, mas também dão um novo impulso para as lojas iniciarem um ciclo promissor. Em janeiro, a demanda sazonal do verão e a volta às aulas ganham destaque, com novas promoções surgindo para atrair e fidelizar novos consumidores. Em 2024, o e-commerce nacional deve faturar R$ 204,27 bilhões, representando um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, com projeções ainda mais altas para o futuro.
O grande destaque para 2025 será a tecnologia. Sistemas de pagamento digitais e instantâneos, experiências imersivas e consumidores cada vez mais exigentes mudarão a forma como as marcas se relacionam com o público. Em um mercado altamente competitivo, disputado por grandes players, as empresas precisarão se destacar por meio de diferenciais sólidos e bem estruturados, capazes de atender às particularidades de diferentes gerações. A pergunta que fica é: Quais tendências para 2025 que devem estar no radar das marcas?
1. Personalização
Você já notou como algumas lojas conseguem recomendar exatamente o que você queria, sem saber? Em 2025, isso será ainda mais intensificado. A inteligência artificial se tornará ainda mais sofisticada, analisando comportamentos, preferências e até mesmo prevendo futuras compras. Ela ajudará na personalização de mensagens, anúncios e no ajuste do layout do site conforme o perfil de cada usuário.
Anúncios, lives interativas e links diretos estarão cada vez mais adaptados de forma única para cada consumidor, tornando a experiência de compra mais fluida e impulsionando as vendas. Em 2025, as compras em aplicativos como Instagram, Pinterest e TikTok se tornarão ainda mais populares, transformando essas plataformas em ferramentas essenciais para o comércio. Além disso, o conteúdo gerado pelos próprios usuários (UGC) ganhará ainda mais relevância, promovendo uma interação mais genuína entre as marcas e suas comunidades, ao apresentar experiências reais que influenciam diretamente as decisões de compra.
2. Experiências Imersivas
Em 2025, ferramentas como Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) irão revolucionar as compras online. Os consumidores poderão experimentar produtos, desde roupas até móveis, no conforto de suas casas antes de concluir a compra, trazendo mais agilidade e segurança ao processo, além de reduzir a incidência de trocas. E o metaverso? Prepare-se para criar um avatar e explorar shoppings virtuais, interagindo com produtos de forma imersiva, como se estivesse em uma loja física.
3. E-commerce verde
Atualmente, muitos consumidores, especialmente da Geração Z (13 a 28 anos), preferem marcas que respeitam o meio ambiente, mas em 2025 isso será um requisito essencial. Empresas que adotarem embalagens recicláveis, investirem em logística sustentável e se comprometerem com práticas éticas terão uma vantagem competitiva. Além disso, o uso do blockchain permitirá que os consumidores acompanhem, de ponta a ponta, a jornada dos produtos adquiridos, aumentando a transparência. Para conquistar a confiança desse público cada vez mais consciente, a autenticidade e a responsabilidade serão fundamentais.
4. Pagamentos práticos e digitais
Os pagamentos com cartão e boleto ainda estarão presentes, mas serão cada vez mais compartilhados com carteiras digitais, Pix e criptomoedas. O Pix, por exemplo, deve ultrapassar o cartão de crédito em 2025, representando 44% das transações no e-commerce brasileiro. O modelo BNPL (Buy Now, Pay Later) também seguirá em crescimento, permitindo que os consumidores fechem suas compras sem extrapolar o orçamento. Além disso, as criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, terão maior relevância, principalmente nas compras internacionais, oferecendo às lojas uma oportunidade de atrair um público jovem e antenado.
5. Omnicanalidade 2.0
Em 2025, a omnicanalidade será levada a um novo patamar. Imagine começar uma compra no aplicativo, retirar o produto na loja física e, caso não goste, devolver pelo site – tudo de forma simples e integrada. Empresas que conseguirem unir perfeitamente seus canais online e offline oferecerão uma experiência de compra mais fluida e satisfatória, conquistando a fidelidade dos clientes. Já as marcas que continuarem tratando esses mundos de forma isolada, correrão o risco de ficar para trás.
Investir em tecnologias facilitadoras, como plataformas de vendas eficientes, ferramentas de personalização e análise de dados, é essencial para criar uma experiência única que surpreenda o cliente, oferecendo agilidade, transparência e omnicanalidade. Empresas que se preocupam genuinamente com o cliente e seu contexto se destacam no mercado. O que você faz hoje será determinante para o sucesso futuro, e as tendências do e-commerce deixam claro que quem inova, conquista.
*Lucas Castellani começou a empreender na internet desde jovem. Com menos de 30 anos, criou uma plataforma de e-commerce, hoje extinta, que chegou a faturar mais de R$25 milhões de reais em vendas no mundo todo. Após perceber que o mercado brasileiro estava precisando de melhores plataformas para vender online, começou a trabalhar com a Cartpanda que, em 2021, foi apoiada pela Y Combinator – uma das maiores aceleradoras do mundo.
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GIOVANNA MONTAGNER FERNANDES
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