A tegUP Ventures, braço de inovação aberta e de tecnologia da Tegma Gestão Logística, identificou dentro de seu programa anual de desafios a startup 4MDG para desenvolver e implantar uma solução para a GM do Brasil. Por meio dessa ferramenta o fluxo de controle de cadastros na área de embalagens será otimizado, colocando fim às planilhas e anotações anteriormente feitas manualmente.
Na indústria automotiva, a gestão eficiente de embalagens é um componente crítico para assegurar a integridade e a entrega oportuna de peças essenciais. Segundo Antenor Junqueira Franco Alves, Logistics Planner Coordinator da GM, a solução estará totalmente implementada em meados de março de 2024.
Filipe Figueiredo, consultor em Master Data da 4MDG, explica que o software desenvolvido para o setor de embalagens da montadora prevê a criação de um portal colaborativo com os fornecedores através de workflows inteligentes, onde será feita toda a gestão das embalagens, com regras de validação, controle de prazos e recursos de alteração massiva. “Serão automatizadas as centrais de cadastros, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos dados mestres”, acrescenta Figueiredo.
A solução desenvolvida pela startup incluirá a geração de código automático, criação de campos padronizados e com cálculos feitos automaticamente, rastreamento de alterações no cadastro, geração de relatórios diretamente na plataforma, levantamento do histórico de amarração de Part Numbers, sistema de busca e preenchimento automático dos dados do fornecedor.
Programa de Desafios da tegUP
A tegUP Ventures, braço de inovação aberta e de tecnologia da Tegma Gestão Logística, foi criada em 2017 para promover a aproximação e integração da empresa com o ecossistema de startups dedicadas a soluções para o setor de logística.
Anualmente é lançado um Programa em que são apresentados desafios para atender demandas reais identificadas no setor, incentivando, assim, startups a desenvolverem soluções alinhadas às necessidades do mercado. Na edição de 2022, um dos quatro desafios era justamente o desenvolvimento de sistema para o gerenciamento de cadastro de embalagens para peças novas ou modificadas.
José Carlos de Souza Filho, gerente de Inovação da tegUP, festeja com entusiasmo esse desfecho. Para ele, trata-se da “materialização do que idealizamos no início do programa, quando colocamos como missão sermos um agente de inovação na área de logística”.
Uma das finalidades da iniciativa da tegUP é fazer a ponte entre clientes da Tegma e as startups para que essas empresas de tecnologia desenvolvam ferramentas que possam resolver problemas específicos identificados pelos clientes. Com isso, a tegUP já fez diversas ações de aproximação, apresentando a seus clientes startups com potencial de desenvolverem soluções para os problemas apontados. A própria Tegma, por exemplo, já firmou contrato com mais de 25 startups com as quais a tegUP se relaciona.
“Nós trabalhamos para que a Tegma e seus clientes encontrem soluções para seus problemas e quando isso é tangível, com a assinatura de um contrato ao final da jornada, notamos com muita satisfação que estamos no caminho certo, que todo o nosso trabalho valeu a pena”, comemora José Carlos de Souza Filho.
sexta-feira, dezembro 6
EM DESTAQUE
- Associação Nacional de Guardas Municipais repudia fala do secretário nacional de Segurança Pública
- Inclusão e Acessibilidade: Desafios e Conquistas das Pessoas com Deficiência
- Cuidados simples podem ajudar a reduzir incidência de câncer de pele
- Novo Nordisk impacta positivamente mais de 2 mil pessoas em comunidades de 12 cidades brasileiras com ações voluntárias
- Câncer Infantil: hospital ITACI promove atividades socioculturais em dezembro
- pague menos e colgate promovem saúde bucal em parceria inédita
- Roche Diagnóstica leva tecnologias inovadoras ao novo laboratório próprio do Sírio-Libanês
- Cyber Monday: conheça 3 categorias de produtos que serão destaque após a Black Friday