Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico

    16/05/2025

    Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 

    16/05/2025

    Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico
    • Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 
    • Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções
    • No mês das noivas, conheça franquias que custam menos que um casamento
    • Como Tirar Estrias Na Barriga Depois Da Gravidez
    • Como Tirar Mancha De Corante Em Roupa
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»TECNOLOGIA»Setor de MSP cresce no Brasil em meio a escassez de profissionais de TI
    TECNOLOGIA

    Setor de MSP cresce no Brasil em meio a escassez de profissionais de TI

    noticiassitesblogs29/03/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O mercado global de Provedores de Serviços Gerenciados (MSP) deve crescer para US$ 354,8 bilhões até 2028, de acordo com a Market and Markets. Esse crescimento pode ser atribuído, em grande parte, à escassez de profissionais qualificados no setor de TI, o que leva as empresas a terceirizar esses serviços. Dois anos atrás, o Google for Startups previu que, até agora, esse campo enfrentaria uma escassez de 530.000 especialistas em tecnologia. “Essa falta de profissionais qualificados cria projeções otimistas para MSPs no Brasil. No entanto, para expandir ainda mais as oportunidades e executar suas operações de forma lucrativa, os provedores de serviços precisam se concentrar em IA, automação e modelos de serviço flexíveis”, explica Kishore Kumaar, Country Manager da ManageEngine.

    Os MSPs operam como empresas terceirizadas que assumem as responsabilidades diárias e contínuas de monitorar e manter várias tarefas e funções de gerenciamento de TI para outras empresas. Além de auxiliar na transformação digital, eles ajudam a melhorar a eficiência de custos, a segurança e a conformidade.

    De acordo com Kishore Kumaar, os serviços gerenciados estão se mostrando lucrativos para todos os tipos de organizações, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs). Em 2018, cerca de 39% das PMEs usaram serviços gerenciados em alguma capacidade, enquanto todo o mercado de MSP foi avaliado em US$ 180,5 bilhões. Esse número só aumentou, chegando a US$ 223 bilhões em 2020.

    Ele enfatiza que a terceirização de serviços permite que as organizações reduzam significativamente as despesas operacionais. “O modelo de preços baseado em assinatura torna mais fácil para as organizações acessarem serviços especializados, as ferramentas mais recentes ou pagarem apenas pelos recursos que usam. Além disso, essa estrutura de preços ajuda as empresas a prever suas despesas com processos e funções terceirizados, mantendo seu orçamento sob controle.”

    No entanto, os provedores de serviços gerenciados brasileiros devem prestar atenção à crescente complexidade de TI e às crescentes ameaças à segurança cibernética. “O Brasil é um dos países com maior incidência de ataques cibernéticos no mundo, e essa tendência só está crescendo. Quando consideramos isso junto com a escassez de profissionais de TI, a situação se torna ainda mais alarmante. É por isso que, em 2025, o Security-as-a-Service (SECaaS) pode provar ser uma grande fonte de receita para MSPs. Chegou a  hora de eles aprimorarem seu portfólio de serviços, fornecendo SIEM gerenciado, segurança de endpoint e gerenciamento de vulnerabilidades”, reforça Kishore.

    Esta afirmação é apoiada por dados de um relatório do Gartner, que descobriu que 80% das organizações que contratam MSPs para serviços de segurança relataram melhorias significativas na proteção de segurança cibernética e conformidade regulatória. “Os recursos proativos de monitoramento e manutenção oferecidos pelos MSPs resultam em menos tempo de inatividade e mais tempo operacional, o que leva ao aumento da eficiência”, explica ele.

    Mercados como Austrália, América Latina (LATAM) e Estados Unidos estão mostrando uma preferência crescente por plataformas escaláveis e multi locatárias que permitem o gerenciamento de TI baseado em nuvem. O papel da inteligência artificial e da automação também está se expandindo nas operações de MSP. O monitoramento baseado em IA, patches automatizados e análises preditivas estão se mostrando essenciais para reduzir as cargas de trabalho dos técnicos, otimizar as operações de serviço de suporte e permitir o gerenciamento proativo de TI.

    “MSPs exigem plataformas unificadas em vez de ferramentas fragmentadas, simplificando o gerenciamento de TI e melhorando a eficiência. Enquanto a maioria dos fornecedores pressiona para que o fornecedor fique preso a eleos MSPs devem procurar ecossistemas abertos que ofereçam suporte a integrações de terceiros para manter a flexibilidade e a compatibilidade com vários fornecedores. JAlém disso, ao adotar um modelo de preços de pagamento conforme o uso, eles podem dimensionar seus serviços com base nas necessidades do negócio”, conclui Kishore.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MARIA LUCIA VIEIRA DE SOUZA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Conselho de IA da Qlik: IA que não se pode confiar não pode ser escalada — e IA que não pode ser escalada é apenas teatro

    15/05/2025

    Ade Sampa abre inscrições para quarta edição de consultorias gratuitas de gestão financeira para empreendedores

    15/05/2025

    TD SYNNEX lança nova fase do Destination AI™ para operacionalizar as estratégias de IA dos parceiros

    15/05/2025
    EM DESTAQUE

    Obra de Martha Sales, ‘Okum D’orin’, fala sobre lugar de pertencimento enquanto mulher de Terreiro, de poesia e de muito axé

    16/04/20240

    De palavras-chave a respostas imediatas: o impacto da IA nos mecanismos de buscas

    10/03/20250

    Raposo Shopping promove campanha solidária de doação de cabelo

    07/10/20240

    Dor e (re)construção: em “Poemas para antes do banho, durante o café e depois do abandono”, de Mila Nascimento, uma sobrevivente ganha voz

    16/10/20240

    Farmácia Artesanal inaugura primeira unidade em Uberaba (MG)

    26/04/20241
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Empresário catarinense retorna a Cuiabá para debater o futuro do setor elétrico

    16/05/2025

    Padaria cria podcast e vence Prêmio Aemflo/CDL 

    16/05/2025

    Primeira cafeteria de BH com espaço para adoções de gatinhos comemora quase 400 adoções

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.