O Senac São Paulo, instituição de referência em educação profissional, em parceria com a Fundação Alícia, centro espanhol de pesquisa de alimentos e cozinha que é referência mundial, promovem o 2º Congresso Senac e Fundação Alícia: o caminho da alimentação para todas as pessoas.
O evento será realizado durante a segunda semana de setembro para estudantes e docentes da instituição. No dia 12 de setembro, a instituição de ensino abre as portas para receber o público interessado para a troca de conhecimentos entre e profissionais da área de nutrição e gastronomia. O local será o Centro Universitário Senac – Santo Amaro, na zona sul de São Paulo.
A instituição espanhola desembarcará no Brasil com uma equipe multidisciplinar para compartilhar suas práticas sustentáveis e soluções que melhoram a qualidade da alimentação, promovendo um intercâmbio de conhecimento com os estudantes e docentes do Senac e contribuindo na formação profissional de cada um.
Na programação, serão abordadas temáticas como a “Nutrição ao longo da vida: diversidade individual e alternativas alimentares”, “Adaptação do site Onco Alícia para a alimentação de pacientes com câncer no Brasil: um estudo de caso de sucesso”, “Demonstração gastronômica sobre a alimentação para pessoas em tratamento oncológico e a importância da cultura alimentar como fator chave para respostas adaptáveis, equilibradas e atrativas”, entre outras discussões.
Com a palavra, palestrantes da Fundação Alicia e docentes especialistas do Senac São Paulo contribuirão com o amplo conhecimento em rodas de conversas e abordagem de cases.
Aos interessados, a inscrição pode ser realizada por meio do site do Senac São Paulo. O valor é R$ 120.
Confira a programação completa:
Congresso de Nutrição e Gastronomia
9h10 | Abertura e apresentação Senac e Fundação Alícia
9h20 | Conferência internacional: serviços em gastronomia e nutrição – Iniciativas da Fundação Alícia em alimentação coletiva e social.
9h50| Mesa redonda: da infância ao envelhecimento – Nutrição ao longo da vida: diversidade individual e alternativas alimentares.
10h40 | Intervalo – Coffee break
11 horas | Painel: experiência onco Alícia:
– Adaptação do site Onco Alícia para a alimentação de pacientes com câncer no Brasil: um estudo de caso de sucesso.
– Demonstração gastronômica sobre a alimentação para pessoas em tratamento oncológico e a importância da cultura alimentar como fator chave para respostas adaptáveis, equilibradas e atrativas.
12h10 | Almoço
13h30 | Painel: ensino e pesquisa em nutrição e gastronomia – Experiências de intercâmbio educacional – Senac e Fundação Alícia.
14h10 | Mesa redonda: alimentação e esporte – Tendências em alimentação e nutrição no segmento esportivo: uma abordagem focada em alimentos.
15 horas | Intervalo – Coffee break
15h20 | Mesa redonda: cultura alimentar e abastecimento urbano – Sustentabilidade na produção de alimentos.
16h10 | Conferência internacional: novos desafios – Inovação para obter uma alimentação mais saudável, sustentável e saborosa – Projetos e cases de Alícia
17 horas | Encerramento
Profissão Nutricionista:
Áreas de atuação desses profissionais podem ir muito além daquelas mais conhecidas pelas pessoas, sendo fundamentais até mesmo em tratamentos de câncer. Neste sentido, o Senac São Paulo mostra como esses profissionais podem navegar, ao mesmo tempo, entre diferentes áreas como saúde, bem-estar e gastronomia.
Se há atuações mais famosas como aquelas responsáveis por cuidar da dieta de pacientes em busca de emagrecimento ou então de uma educação alimentar nutricional, há também outras menos óbvias, mas igualmente importantes.
Você sabia, por exemplo, que os nutricionistas desempenham um papel fundamental em tratamentos de pacientes com diagnóstico de câncer? De acordo com Tatiane Vanessa de Oliveira, docente do Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, o trabalho do nutricionista que cuida de pacientes com câncer (ou com outras doenças) tem como objetivo atender às necessidades nutricionais dessas pessoas com uma finalidade terapêutica, visando melhorar a saúde e a qualidade de vida delas.
“Além disso, nutricionistas são responsáveis por fazer acompanhamentos para evitar o comprometimento do estado nutricional dos pacientes e, consequentemente, favorecer um melhor prognóstico durante o tratamento clínico. É de fundamental importância para esses pacientes uma avaliação nutricional adequada, considerando os sinais e sintomas, os exames bioquímicos, a antropometria, os hábitos alimentares do paciente e a aceitação da dieta – observando os alimentos e consistências mais tolerados e adequados ao quadro clínico”, afirma Oliveira.
Ela ainda explica que, com base nessas informações, cabe aos nutricionistas dar maior conforto aos pacientes, diminuindo as chances de ocorrências indesejadas. “As principais preocupações costumam ser o risco de desnutrição e/ou a perda de peso significativa, além do comprometimento do sistema imunológico e dos efeitos adversos dos tratamentos. Vale destacar que o suporte e as orientações do profissional durante todo o tratamento serão essenciais para um melhor resultado”, comenta.
Especializações
Todo nutricionista formado e com registro em Conselhos Regionais de Nutrição pode atuar na área clínica, atendendo pacientes com câncer ou outras doenças. No entanto, Oliveira indica que, devido às complexidades específicas de cada doença, é importante que o profissional busque aprimorar o conhecimento adquirido durante a graduação, realizando cursos de especialização ou cursos complementares dentro da sua área de atuação.
Somado a isso, segundo a docente, as especializações também podem variar conforme a doença. “O nutricionista pode realizar uma especialização em nutrição clínica que irá oferecer uma visão mais ampla da área. No entanto, caso esteja atuando em uma área específica se torna importante se especializar ou buscar cursos complementares, pois determinadas condições clínicas vão requerer abordagens nutricionais específicas, como Nutrição em Oncologia ou Nutrição Renal, por exemplo”, diz.
Sobre a posição ocupada pelos nutricionistas em uma equipe médica, Oliveira aponta que esses profissionais têm uma atuação muito importante em times multidisciplinares, sendo que a relação do nutricionista com os outros profissionais da saúde irá garantir um cuidado mais eficaz e integrado.
“No tratamento farmacológico, por exemplo, a interação do nutricionista com o farmacêutico pode facilitar o entendimento de possíveis interações fármaco-nutrientes. Da mesma forma, em pacientes com comprometimento de deglutição, a interação do nutricionista com o fonoaudiólogo buscará adequar a consistência dos alimentos, facilitando a ingestão alimentar. Enfim, a depender das necessidades e do diagnóstico do paciente, quanto maior for a integração dos profissionais que estão dando assistência, melhor será o resultado obtido”, conclui.
Serviço
2º Congresso Senac e Fundação Alícia: o caminho da alimentação para todas as pessoas
Data: 12 de setembro
Horário: 9h as 17h
Investimento: R$ 120
Local: Centro Universitário Senac – Santo Amaro – Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro
Mais informações: Site do Senac São Paulo
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TALITA LIMA DOS REIS NAKAMURA
talita.lima@inpresspni.com.br