Em um cenário de constante busca por eficiência e oportunidade de negócios, a Scanntech, líder em inteligência, identificou no ano passado que o faturamento do varejo alimentar ultrapassava R$ 1,1 trilhão em 2022. Mesmo com um cenário duro para os varejistas com deflação nos alimentos para domicílio, o canal alimentar – composto exclusivamente por supermercados, mercados e atacarejos, excluindo bares restaurantes e hotéis, farmácias, puro e-commerce, perfumarias, pet shops entre outros -, conseguiu sustentar um crescimento nominal de 5,2%, atingindo R$ 1.205 tri de faturamento em 2023, uma representatividade recorde no PIB brasileiro.
“Hoje o canal já representa 11% do PIB e temos muito orgulho de ver que nossos parceiros crescem acima da média do mercado, fazendo uma gestão fundamentada em dados precisos e sem precedentes. Nossa plataforma lê o maior faturamento ticket a ticket do varejo alimentar do Brasil. Não utilizamos nenhuma forma de coleta manual do varejo alimentar do Brasil, nossa leitura é diretamente conectada aos PDVs, 100% automática, gerando os números mais precisos do mercado,” comenta Thomaz Machado (foto), CEO da Scanntech.
O executivo explica que mais de 85% das principais redes de varejo do Brasil e mais de 50 indústrias foram parceiras na validação deste número. Uma vez que, para a indústria e o varejo, é necessário entender a real oportunidade em cada canto do país para poder otimizar de modo preciso suas operações, ampliando o seu potencial de crescimento do canal alimentar. O crescimento do canal acima da inflação e do PIB reforça ainda mais a relevância deste segmento na economia, que já tionha sido considerado essencial ao longo da pandemia, tendo mantido sempre as portas abertas, mesmo nos momentos mais críticos e hoje alcança a representatividade de 11% do PIB Nacional. “Navegamos por 2023 com primazia e tivemos um início de 2024 ainda mais acelerado, com crescimento de vendas em volume, pela primeira vez desde o boom de 2020 causado pela pandemia. Antes o crescimento de vendas acontecia devido a uma inflação mais acelerada, mas agora o consumo retomou sua força”, reforça o CEO.
Leitura ticket a ticket
Quando se fala em dados, para se ter maior precisão, é necessária a informação real e confiável, ou seja, a nível de ticket, já que quanto maior a amostra, menor o erro amostral. Deste modo, hoje a Scanntech tem a melhor cobertura do mercado alimentar, ticket a ticket, com representatividade de cidades de todos os tamanhos e regiões do país, podendo afirmar com precisão o tamanho do varejo.
“A Scanntech é pioneira e líder na coleta de dados diretamente do ponto de venda, criando assim uma solução única end-to-end que permite resultados com uma qualidade nunca vista no Brasil”, finaliza Thomaz.
Sobre a Scanntech
Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular, com mais de 10 bilhões de tickets ao ano de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA LACEVICIUS MAIA
leticia.maia@fsbholding.com.br