Em um cenário competitivo como o das rodadas de negócios, cada detalhe é decisivo para garantir uma experiência de sucesso para todos os envolvidos. É verdade que os resultados mais significativos acontecem nos momentos frente a frente, durante as negociações e no fechamento de acordos. No entanto, há um trabalho que ocorre nos bastidores e que determina o verdadeiro impacto dessas rodadas, marcado pela curadoria e o networking.
É nessa fase de planejamento que são definidos os projetos a serem apresentados, os segmentos que estarão representados e os convidados que participarão do evento.
Para Jennifer Chen, CEO da JC Capital, e especialista na captação de investimentos, a sinergia é a chave do sucesso para uma rodada de negócios. A especialista realiza uma curadoria detalhada dos negócios, demonstrando entender profundamente as necessidades tanto de investidores quanto de empresas que buscam recursos para impulsionar seus projetos.
“O trabalho realizado antes das rodadas de negócios vai muito além de uma simples seleção de participantes. Envolve pesquisa, análise e, acima de tudo, estratégia para proporcionar a combinação ideal entre investidores e projetos, garantindo um ambiente em que o valor agregado e o potencial de crescimento sejam evidentes e reconhecidos”, destaca Chen.
Estratégia e análise: o xadrez das rodadas de negócios
Assim como em um jogo de xadrez, o mercado de negócios exige muita análise e movimentos estratégicos. “As rodadas de negócios são ambientes exclusivos de grande valor e potencial de negócios, portanto, precisamos aproveitar todas as oportunidades da melhor maneira possível”, explica a empresária. “É necessário pensar estrategicamente em cada detalhe.”
Neste contexto, o papel do curador começa com uma avaliação detalhada dos projetos que irão participar. Cada empresa é analisada com base em seu mercado, proposta de valor e potencial de crescimento. Segundo Jennifer, o objetivo não deve ser apenas atrair o maior número de investidores, mas sim garantir que cada projeto esteja alinhado com os interesses de quem irá participar das rodadas.
Em seguida, na etapa de selecionar os convidados, o profissional deve utilizar sua expertise e conhecimento do mercado para conectar os projetos certos às pessoas certas. Nesse caso, é fundamental que o especialista tenha networking e possua conhecimento sobre os mercados que os projetos estão inseridos.
“Esse match aumenta as chances de investimento, o engajamento entre os envolvidos e possibilita uma troca valiosa de insights, transformando cada rodada de negócios em um evento memorável e produtivo”, ressalta Chen.
Embora esse trabalho invisível muitas vezes passe despercebido para quem está de fora, os seus resultados são reais e estão ganhando destaque. “A capacidade de enxergar além dos números e dos projetos, constroi um ambiente propício para negociações”, explica. “Nosso objetivo é fortalecer a reputação das rodadas de negócios como um espaço sério e eficaz para a alavancagem de novos negócios.”
Empresários de Campinas apresentam projetos para investidores de São Paulo
Jennifer Che, CEO da JC Capital, durante rodada de negócios realizada em junho de 2024 (Foto: Herica Suzuki/JC Capital)
Nos últimos meses, a JC Capital esteve à frente da organização de três rodadas de negócios, sendo duas em São Paulo e uma em Campinas-SP. Os eventos reuniram empresários, investidores, incorporadoras e representantes de grandes nomes do mercado financeiro, como Caixa Econômica, BTG e Red Asset, além do apoio da Secretaria de Turismo de São Paulo.
Devido ao sucesso dos eventos realizados em São Paulo, a JC Capital foi convidada pelo escritório Couto Zacarias Advogados para organizar o encontro em Campinas. A última rodada de negócios reuniu empresários de diversos setores — desde o hospitalar até o imobiliário — para apresentar projetos para investidores e incorporadoras de São Paulo.
A proposta do evento foi buscar soluções financeiras que suprissem as demandas de cada um dos projetos apresentados. Enquanto uns buscam captação para expansão, outros estavam disponíveis para parcerias ou serviços empresariais. “Nosso trabalho nesta primeira rodada realizada fora de São Paulo foi trazer soluções, encurtando as distâncias”, destaca Jennifer.
A próxima rodada vai acontecer em São Paulo, no mês de novembro, na qual serão apresentados projetos focados no setor do agronegócio. Em seguida, acontecerá outra em Campinas-SP, em parceria com a Lifetime Investimentos, assessoria do BTG Pactual. Posteriormente, a empresária pretende expandir para outras cidades, como Ribeirão Preto e Goiânia.
“Faço parte da área de desenvolvimento de novos negócios e expansão aqui no Brasil e poder participar das rodadas é sempre uma experiência muito enriquecedora”, comentou Luciana Kuzuhara, Gerente Sênior de Novos Negócios para o Brasil da Wyndham Hotels & Resorts, sobre os eventos da JC Capital. “Através dessas rodadas, a Jennifer conseguiu um objetivo comum para todos (…) permitindo conectar empreendedores com investidores para um novo negócio. É sempre um prazer estar aqui”, disse.
Arthur Ribeiro Vieira, representante da Red Asset, uma das principais empresas de investimentos no mercado imobiliário, destacou o impacto das rodadas de negócios. “Elas são muito importantes e enriquecedoras porque reúnem pessoas de diversos segmentos com diferentes propósitos (…) que tem sinergias em comum e que sempre frutificam em ótimos negócios”, conclui.
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GIOVANA PIGNATI
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