No último final de semana, a editora Nova Fronteira organizou um tour guiado pela região da Pequena África, localizada no centro do Rio de Janeiro, em comemoração ao lançamento do título “Tia Ciata, a grande mãe do samba”, escrito por Nei Lopes. O evento teve a presença do artista Rui de Oliveira, quatro vezes vencedor do Prêmio Jabuti de ilustração, responsável pelas ilustrações do livro, que destaca a vida e a importância cultural da matriarca.
“Estou atualmente ilustrando o meu 147º livro e é a primeira vez que sou convidado para fazer uma caminhada pelos cenários de um livro que ilustrei. Estou muito contente com isso. Além disso, fico feliz por ser um livro que sugeri ao Nei Lopes”, conta Rui. “Fui até ele e disse: ‘Nei, você tem um texto muito bonito sobre Tia Ciata. Por que não criar um livro para crianças para explicar a importância dela como agregadora de uma série de tendências do samba e de vivências diferentes?'”.
O tour percorreu diversos pontos históricos da região, incluindo o Largo de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal e Cais do Valongo. Tia Ciata, figura central do livro, viveu nessa região, e sua história é celebrada como parte essencial da criação do samba e da cultura afro-brasileira.