A cannabis medicinal está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, e a Jornada Terapêutica com Cannabis: Explorando a Ciência e a Prática Clínica, organizada em conjunto com a Just Hemp Brasil e o Núcleo de Medicina Cannabis Caruso, contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o tema entre os médicos.
O evento reuniu o Dr. João Carlos Caruso, médico especialista em medicina integrativa e canabinoide, a farmacêutica Renata Monteiro, especialista em cannabis medicinal, e Kennedy Filho, sócio da Just Hemp Brasil. Juntos, eles abordaram diversos aspectos da cannabis medicinal, desde a história e os estudos científicos até a importação e os aspectos jurídicos.
“A terapia canábica na prática clínica e as indicações terapêuticas com mais de 50 especializações médicas já se mostram extremamente eficazes com a cannabis medicinal”, destacou o Dr. Caruso. “A jornada teve como objetivo maior oferecer conhecimento aos médicos sobre os diversos aspectos que envolvem essa área, desde a prescrição até o acompanhamento dos pacientes.”
Dr. Caruso trouxe casos clínicos (dor crônica/ansiedade) como histórico para discutir com os médicos.
Na primeira parte do evento, a farmacêutica Renata Monteiro abordou a terapia canábica e o sistema endocanabinoide.
“A cannabis medicinal tem o potencial de revolucionar a saúde pública no Brasil”, afirmou a farmacêutica Renata Monteiro. “É importante que os médicos estejam preparados para prescrever essa terapia de forma segura e eficaz.”
Renata Monteiro, especialista em cannabis medicinal, também abordou a história de Pedrinho, um menino de 6 anos que tinha tido alta do hospital porque a medicina não tinha mais o que fazer. A família de Pedrinho aceitou tratar com cannabis, e embora ele não tenha sobrevivido, a cannabis medicinal proporcionou uma melhora significativa na qualidade de vida do menino.
“Pedrinho passou a ter apetite, a dormir bem e a não sentir dor”, relata Renata. “Ele pode brincar e aproveitar seus últimos meses de vida de uma forma muito mais digna.”
A história de Pedrinho chega como uma luz para outras famílias, e em função das dificuldades de importação do produto, inspirou Renata a realizar oficinas de cultivo de cannabis para famílias que estavam com dificuldades de importação. “Eu quero ajudar outras famílias a terem acesso à cannabis medicinal e a experimentarem os benefícios que ela pode oferecer”, afirma Renata.
A farmacêutica também abordou a farmacocinética na terapia canábica (a farmacocinética estuda o caminho do fármaco no organismo, desde a sua administração, absorção, distribuição e metabolismo, até a sua excreção).
Os organizadores da Jornada Terapêutica com Cannabis pretendem realizar novos eventos para levar conhecimento sobre a cannabis medicinal a mais médicos e profissionais de saúde. Além disso, eles estão trabalhando para que a cannabis medicinal seja mais acessível aos pacientes brasileiros.
Contato:
Lala Evan (Assessoria de Imprensa Freedom)
WhatsApp: (11) 989311659
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U