Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Reta final para acertar as contas com o Leão

    24/05/2025

    Economia de imposto: previdência fechada como aliada estratégica dos contadores

    24/05/2025

    Aumento do IOF: impactos contábeis e fiscais em 2025

    24/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 24
    EM DESTAQUE
    • Reta final para acertar as contas com o Leão
    • Economia de imposto: previdência fechada como aliada estratégica dos contadores
    • Aumento do IOF: impactos contábeis e fiscais em 2025
    • Universidade faz atendimento gratuito para declaração do IR no Ventura Shopping
    • ACISA – Nota de Repúdio
    • Maio Roxo: conheça os sintomas das doenças inflamatórias intestinais
    • Infância saudável: a construção de vínculos e o impacto do cuidado emocional desde os primeiros anos
    • ARTIGO Pesquisa 3.0: A Nova Era da Inteligência Artificial Aplicada ao Comportamento de Consumo
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»“Revista Íntima”, com Milena Moraes e Drica Santos é a nova produção da Cia La Vaca em Florianópolis

    “Revista Íntima”, com Milena Moraes e Drica Santos é a nova produção da Cia La Vaca em Florianópolis

    17/10/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo “Revista Íntima”. A peça será apresentada nos dias 24, 25 e 26 de outubro no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, com entrada gratuita. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.

    No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades. 

    “O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo. 

    Em “Revista Íntima”, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio.

    A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.

    Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.

    A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.

    Diálogos importantes
    O projeto reafirma o compromisso da La Vaca com a criação de espetáculos que dialogam com questões relevantes para a realidade brasileira do nosso tempo, como já fez com montagens de destaque como “Kassandra” e “Homens Pink”. “Revista Íntima” teve seu processo de criação compartilhado com mulheres que cumprem pena no Presídio Feminino de Florianópolis, que participaram de leituras e ensaios. O projeto promoveu também ações públicas de caráter reflexivo, por meio de encontros com a professora da Universidade de Michigan Ashley Lucas e com a dramaturga Dione Carlos. 

    A peça conta com o trabalho de Hedra Rockenbach na luz e no som. Hedra, que colaborou em outros projetos da companhia, foi recentemente premiada com o Best Teamwork in the Exhibition of Countries and Regions na Quadrienal de Praga 2023, além de quatro vezes reconhecida pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2014, 2012, 2007 e 1997. Karin Serafin, figurinista parceira da companhia em produções como “UZ” e “Homens Pink”, também retorna, reafirmando a força das parcerias criativas de longa data com a La Vaca.

    “Revista Íntima”, com classificação de 16 anos e duração de uma hora, é resultado do projeto Infiltração: teatro e encarceramento feminino na montagem do texto Revista Íntima, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023.   

    As apresentações gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari, que fica na Rua Des. Vítor Lima, 117, bairro Trindade, em Florianópolis/SC, a partir das 20h30 nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Na sexta, 25, haverá audiodescrição e no sábado, 26, intérprete de Libras. Os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes da apresentação. 

    Cia La Vaca
    Criada por Milena Moraes e Renato Turnes em 2008, a La Vaca Companhia de Artes Cênicas consolidou-se como uma das principais companhias de teatro de Santa Catarina, com relevância crescente no cenário nacional. Desde o seu primeiro espetáculo, “Mi Muñequita”, que esteve em cartaz por 4 anos e circulou por mais de 30 cidades no país, além de duas circulações importantes por Santa Catarina, a companhia se destaca pelo apuro estético na abordagem de textos que trazem reflexões sociais urgentes. A montagem mais recente, “Homens Pink”, performance solo de Renato Turnes, fez temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro nos últimos dois anos. “Homens Pink”, que inclui tanto uma performance teatral quanto um documentário com homens gays maiores de 60 anos, resultado da pesquisa sobre arte e memória em que a companhia tem investido na última década, segue no próximo mês para mais uma temporada no Rio de Janeiro, ampliando ainda mais o impacto do projeto​.

    Ficha Técnica Revista Íntima
    Texto: Afonso Nilson
    Direção: Vicente Concilio
    Elenco: Drica Santos e Milena Moraes

    Luz, som e projeções: Hedra Rockenbach
    Assistência de operação: Carolina Souza Nunes
    Figurinos: Karin Serafin
    Confecção de figurinos: Vanilla Atelier de Arte 
    Interlocução Artística e Cenografia: Renato Turnes
    Arte Gráfica: Lara Lodi
    Fotografias projetadas: Sidinei Brzuska
    Fotos: Caio Cezar e Cristiano Prim

    Consultoria de Acessibilidade: Thuanny Galdino e Márcia Caspary
    Assistência de produção: Nataly Delacour
    Produção: Milena Moraes e Renato Turnes
    Produção executiva: Milena Moraes

    Agradecimentos: Ashley Lucas, Cleide Cruz, Dione Carlos, Equipe do Presídio Feminino de Florianópolis, Esteban Campanela, Jasmily Moraes Campanela, Jeniffer Moraes Campanela, Oto Bezerra, Sandro Clemes, Thiago Soares de Calais e Zelia Sabino

    Conheça mais da La Vaca Companhia de Artes Cênicas no cialavaca.com e no @cialavaca
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    JULIANO ZANOTELLI
    julianozanotelli@gmail.com

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Reta final para acertar as contas com o Leão

    24/05/2025

    Economia de imposto: previdência fechada como aliada estratégica dos contadores

    24/05/2025

    Aumento do IOF: impactos contábeis e fiscais em 2025

    24/05/2025
    EM DESTAQUE

    Editora Trama lança no Brasil livro de Brandon Sanderson que mistura fantasia épica e viagem no tempo

    17/07/20240

    Como Tirar Nota Fiscal Pela Receita Federal

    17/01/20252

    Com apoio de programas de capacitação da Bracell, mulheres impulsionam seus negócios e geram impacto social

    20/11/20240

    Desvendando a Sinusite: Por que esse problema persiste?

    24/09/20240

    Como Tirar Aparelho Do Dente

    10/01/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Reta final para acertar as contas com o Leão

    24/05/2025

    Economia de imposto: previdência fechada como aliada estratégica dos contadores

    24/05/2025

    Aumento do IOF: impactos contábeis e fiscais em 2025

    24/05/2025
    CONTATO

    E-mail: contato@fozdobrasil.com.br

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.