A rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do país, anuncia a inauguração das lojas nas cidades de Buritama (SP), Itaúna (MG), Criciumal (RS), Itaí (SP), Avaré (SP), Rolândia (PR), Martinópolis (SP), Rio Dos Cedros (SC), Canarana (MT), São João (PR), Anápolis (GO), Belém 03 (PA), Santa Cruz Das Palmeiras (SP), Piracicaba 04 (SP) e Itajobi (SP). Com elas, a rede soma mais de 750 unidades em todo Brasil.
“As inaugurações são em oito estados diferentes nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Isso mostra a força de funcionalidade do modelo de negócio em todo Brasil”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
De pequenas a grandes cidades
Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades”, explica o executivo da rede de óticas Mercadão dos Óculos. “Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 15,8% em faturamento no primeiro semestre, o que representa R$ 121 bilhões.
Inovação e internacionalização
Todos os anos, o Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.
Para ser um franqueado em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias até o final de 2025.
Prêmios e certificações
O Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, o Mercadão dos Óculos recebeu por oito vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.
Visite a página https://mercadaodosoculos.com.br/seja-um-franqueado/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.
Endereço das unidades:
BURITAMA – SP
RUA FLORIANO PEIXOTO,1011-E, CENTRO
ITAÚNA – MG
RUA DOUTOR JOSE GONCALVES, 268, LOJA 02, CENTRO
CRISSIUMAL- RS
RUA GUARITA, 581, CENTRO
ITAÍ – SP
RUA 09 DE JULHO, 1266, CENTRO
AVARÉ – SP
RUA SÃO PAULO, 1507, CENTRO
ROLÂNDIA – PR
AV. INTERVENTOR MANOEL RIBAS, 1253, CENTRO
MARTINÓPOLIS – SP
AVENIDA PADRE JORGE SUMMERER, 75, CENTRO
RIO DOS CEDROS – SC
AVENIDA TIRADENTES, 410, SALA 02, CENTRO
CANARANA – MT
AV. RIO GRANDE DO SUL, 306, CENTRO
SÃO JOÃO – PR
AV XV DE NOVEMBRO, 455, CENTRO
ANÁPOLIS – GO
RUA QUINZE DE DEZEMBRO, 21, LOJA 01, CENTRO
BELÉM 03 – PA
TRAVESSA SN-03, 1, CIDADE NOVA
SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS – SP
RUA CORONEL PENTEADO, 410, CENTRO
PIRACICABA 04 – SP
AVENIDA DOIS CORREGOS, 690, PIRACICAMIRIM
ITAJOBI – SP
RUA PEDRO DE TOLEDO, 464/1, CENTRO
Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)
Investimento: R$ 150 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Capital de Giro: R$ 8 mil
Area média para instalação: 20m² a 25m²
Faturamento médio anual: R$ 600 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses
Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)
Investimento: R$ 190 mil
Taxa de franquia: R$ 55 mil
Capital de Giro: R$ 12 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²
Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)
Investimento: a partir R$ 250 mil
Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses
Sobre o Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com mais de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
leonardo.guariso@gcomunicacao.com