São Paulo, 23 de maio de 2025 — Novas atualizações em todo o portfólio de IA da Red Hat promovem grandes transformações no setor empresarial. Por meio do Red Hat AI, a empresa busca ampliar ainda mais as capacidades necessárias para acelerar a adoção da tecnologia, oferecendo mais liberdade e confiança aos clientes em implementações de IA generativa (gen AI) em ambientes de nuvem híbrida. A partir do o lançamento do Red Hat AI Inference Server, modelos validados por terceiros no Red Hat AI, e a integração com as APIs Llama Stack e Model Context Protocol (MCP), a companhia se reposiciona no mercado para diversas modalidades de inteligência artificial.
De acordo com a Forrester, o software open source será o motor para acelerar os esforços de IA empresarial. À medida que o cenário de IA se torna mais complexo e dinâmico, o Red Hat AI Inference Server e os modelos validados por terceiros oferecem inferência eficiente e uma coleção testada de modelos de IA otimizados para desempenho na plataforma Red Hat AI. Com a integração de novas APIs para desenvolvimento de agentes de gen AI, o que inclui Llama Stack e MCP, a Red Hat trabalha para simplificar a complexidade de implantação, capacitando líderes de TI, cientistas de dados e desenvolvedores a avançar suas iniciativas de IA com mais controle e eficiência.
Inferência eficiente na nuvem híbrida com Red Hat AI Inference Server
O portfólio Red Hat AI conta com a novidade Red Hat AI Inference Server, dispondo de uma inferência mais rápida, consistente e econômica em escala, em ambientes de nuvem híbrida. Essa adição está integrada às versões mais recentes do Red Hat OpenShift AI e do Red Hat Enterprise Linux AI, e também está disponível como uma solução independente, permitindo que organizações implantem aplicações inteligentes com mais eficiência, flexibilidade e desempenho.
Modelos testados e otimizados com Red Hat AI e validação de terceiros
Os modelos validados por terceiros do Red Hat AI, disponíveis no Hugging Face, facilitam a escolha das empresas no momento de encontrar os modelos certos para suas necessidades. O Red Hat AI oferece uma coleção de modelos validados, além de orientações de implantação que aumentam a confiança dos clientes no desempenho dos modelos e na reprodutibilidade dos resultados. Modelos selecionados também são otimizados pela Red Hat, com técnicas de compressão de modelo que reduzem seu tamanho e aumentam a velocidade de inferência, ajudando a minimizar o consumo de recursos e os custos operacionais. Além disso, o processo contínuo de validação de modelos ajuda os clientes Red Hat AI a se manterem na vanguarda da inovação em gen AI.
APIs padronizadas para desenvolvimento de aplicações e agentes de IA com Llama Stack e MCP
O Red Hat AI está integrando o Llama Stack, inicialmente desenvolvido pela Meta, juntamente com o MCP da Anthropic, para fornecer APIs padronizadas para construção e implantação de aplicações e agentes de IA. Atualmente disponível em versão de prévia para desenvolvedores no Red Hat AI, o Llama Stack oferece uma API unificada para acesso a inferência com vLLM, geração aumentada por recuperação (RAG), avaliação de modelos, guardrails e agentes, em qualquer modelo de gen AI. O MCP permite que os modelos se integrem a ferramentas externas, fornecendo uma interface padronizada para conexão com APIs, plugins e fontes de dados em fluxos de trabalho de agentes.
A última versão do Red Hat OpenShift AI (v2.20) oferece melhorias adicionais para construir, treinar, implantar e monitorar modelos de IA generativa e preditiva em escala. Os destaques incluem:
Catálogo de modelos otimizado (prévia técnica): acesso facilitado a modelos validados da Red Hat e de terceiros, com implantação via console web e gerenciamento completo do ciclo de vida com registro integrado do OpenShift.
Treinamento distribuído com KubeFlow Training Operator: execução de ajustes de modelo com InstructLab e cargas de trabalho PyTorch distribuídas em vários nós e GPUs do Red Hat OpenShift, com rede RDMA distribuída para aceleração e melhor uso de GPU, a fim de reduzir custos.
Feature store (prévia técnica): baseado no projeto upstream Kubeflow Feast, oferece um repositório centralizado para gerenciamento e fornecimento de dados para treinamento e inferência, otimizando o fluxo de dados e melhorando a precisão e reusabilidade dos modelos.
O Red Hat Enterprise Linux AI 1.5 traz novas atualizações para a plataforma de modelos de base da Red Hat, voltada ao desenvolvimento, teste e execução de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) . Os principais recursos da versão 1.5 do RHEL AI incluem:
Disponibilidade no Google Cloud Marketplace, ampliando a escolha dos clientes para rodar o Red Hat Enterprise Linux AI em nuvens públicas (além de AWS e Azure), facilitando a implantação e o gerenciamento de cargas de trabalho de IA no Google Cloud.
Capacidades aprimoradas em múltiplas línguas para espanhol, alemão, francês e italiano via InstructLab, permitindo personalização de modelos com scripts nativos e ampliando as possibilidades de aplicações de IA multilíngue. Os usuários também podem usar seus próprios modelos “teacher” e “student” para maior controle em personalização e testes, com suporte futuro previsto para japonês, hindi e coreano.
O Red Hat AI InstructLab on IBM Cloud agora tem disponibilidade geral. Esse novo serviço em nuvem simplifica ainda mais o processo de personalização de modelos, melhorando a escalabilidade e a experiência do usuário. As empresas podem usar seus dados de forma mais eficiente e com maior controle.
Visão da Red Hat: qualquer modelo, qualquer acelerador, qualquer nuvem
O futuro da IA deve ser definido por oportunidades ilimitadas e não restrito por silos de infraestrutura. A Red Hat enxerga um horizonte no qual as organizações possam implantar qualquer modelo, em qualquer acelerador, em qualquer nuvem, entregando uma experiência de usuário excepcional e mais consistente, sem custos exorbitantes. Para desbloquear o verdadeiro potencial dos investimentos em gen AI, as empresas precisam de uma plataforma universal de inferência — um novo padrão para inovações em IA contínuas e de alto desempenho, tanto no presente quanto nos próximos anos.
Red Hat Summit
Participe das keynotes do Red Hat Summit para ouvir as últimas novidades de executivos, clientes e parceiros da Red Hat:
Infraestrutura moderna alinhada à IA empresarial —Terça-feira, 20 de maio, 8h -10h EDT (YouTube)
A nuvem híbrida evolui para impulsionar a inovação empresarial — Quarta-feira, 21 de maio, 8h-9h30 EDT (YouTube)
Sobre a Red Hat
A Red Hat é líder em tecnologia de nuvem híbrida aberta, e proporciona uma base confiável, consistente e abrangente para uma inovação transformadora em TI e aplicações de inteligência artificial (IA). Seu portfólio de tecnologias de nuvem, desenvolvimento, IA, Linux e automação permite a implementação de qualquer aplicação, em qualquer lugar, desde data centers até a edge. Como líder mundial no fornecimento de soluções de software open source empresarial, a Red Hat investe em ecossistemas e comunidades abertas para resolver os desafios de TI do futuro. Por meio da colaboração, a Red Hat ajuda clientes e parceiros a construir, conectar, automatizar, proteger e gerenciar seus ambientes de TI, com o suporte de serviços de consultoria, treinamento e certificação reconhecidos mundialmente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ERIC REALE FINGER
eric@linhascomunicacao.com.br