Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 15
    EM DESTAQUE
    • Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira
    • O descompasso do Governo Trump
    • Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas
    • Energéticos e bebidas gaseificadas prejudicam a saúde bucal
    • Acidentes domésticos são a principal causa de morte por lesões em pessoas acima dos 65 anos
    • Por uma melhor qualidade de vida aos portadores de lúpus juvenil
    • Campanha em TV inicia celebração dos 90 anos da Rede Drogal
    • Vacinação no inverno: proteção essencial para pacientes oncológicos
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»SHOPPING»Qual é o impacto da inteligência artificial na gestão do varejo?
    SHOPPING

    Qual é o impacto da inteligência artificial na gestão do varejo?

    02/10/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Imagine uma loja onde é possível prever o que o cliente deseja, antes mesmo de ele chegar. Não porque o conheçam pessoalmente, mas porque aprenderam a prever, quase com precisão matemática, as exigências do dia, as tendências do momento e até os horários em que os clientes preferem fazer compras. Tudo isto é possível graças à inteligência artificial (IA) que hoje, mais do que nunca, está transformando radicalmente a gestão do retalho.

    Nesse sentido, a IA está a proporcionar aos varejistas uma vantagem competitiva que permite às empresas planejar com antecedência para responder a todas as suas necessidades. Um dos maiores desafios neste setor tem sido, e continua sendo, a gestão eficaz da força de trabalho. Com a introdução de ferramentas avançadas de gestão da força de trabalho (WFM), foi dado um salto quântico que permite aos varejistas otimizar as suas operações como nunca antes, o que não só aumenta os resultados de eficiência, como também reduz os custos e melhora a experiência dos funcionários.

    Eficiência, redução de custos e bem-estar no local de trabalho

    A Inteligência Artificial na gestão da força de trabalho transformou a capacidade de prever as necessidades operacionais com uma precisão sem precedentes, especialmente em setores como o varejo, onde a procura flutua em função da hora do dia, das estações do ano e de eventos especiais.

    Essas ferramentas utilizam algoritmos de aprendizagem automática para analisar dados históricos, padrões de compras, tráfego nas lojas e até mesmo o clima, para antecipar as horas de maior procura. Desta forma, as organizações podem ajustar a sua força de trabalho em tempo real, garantindo uma cobertura adequada e evitando o excesso de colaboradores nas horas de menor afluência, o que resulta em reduções significativas dos custos operacionais e uma melhor gestão dos horários. Ao ajustar a força de trabalho, evitam-se problemas como o estresse de funcionários durante as horas de pico ou o desperdício de recursos quando a procura é baixa. A IA permite que os funcionários sejam afetados estrategicamente, garantindo que todos estão no lugar certo e na hora certa.

    Em última análise, a automatização de processos também tem impacto na qualidade de vida dos trabalhadores, criando um ambiente de trabalho mais equilibrado, aumentando a motivação e melhorando o bem-estar. A IA não substitui os trabalhadores, mas torna-se uma ferramenta que facilita o trabalho dos colaboradores, eliminando tarefas repetitivas e permitindo-lhes concentrarem-se em atividades mais criativas e estratégicas, o que gera mais satisfação e produtividade.

    O caminho para uma gestão retalhista eficiente e competitiva

    Embora a Inteligência Artificial traga grandes benefícios, a sua implementação no setor do varejo não está isenta de desafios. Um deles é o investimento inicial, que inclui software e hardware, bem como a formação de equipes. No entanto, este investimento é rapidamente recuperado por meio da redução dos custos operacionais e do aumento da produtividade a curto prazo.

    Outro grande desafio é a gestão de dados. A IA depende de grandes volumes de informação para funcionar eficientemente e, por isso, as empresas devem estar preparadas para gerir estes dados de forma segura e eficaz.

    O futuro do varejo será, sem dúvida, moldado pela adoção em massa de tecnologias baseadas na IA. As ferramentas de gestão da força de trabalho já estão transformando a forma como as empresas gerem a sua força de trabalho, melhorando a produtividade e a satisfação dos funcionários. Em um ambiente em que a eficiência operacional e a personalização dos serviços são tão importantes, a capacidade de prever a procura, ajustar os recursos e automatizar os processos será essencial para manter a competitividade.

    As companhias que aproveitarem o poder da IA e das soluções WFM não só estarão mais bem equipadas para enfrentar os desafios atuais, como também estarão na vanguarda do futuro do varejo, liderando um mercado cada vez mais exigente.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    VIVIANE ROMANO DE PONTE
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Circo de Roma chega ao Grande ABC e estaciona no São Bernardo Plaza Shopping

    15/05/2025

    Iguatemi Esplanada lança 6ª edição do Collections com colecionáveis da marca suíça Kuhn Rikon

    14/05/2025

    Paulista North Way Shopping recebe a Semana da Mulher

    14/05/2025
    EM DESTAQUE

    Gartner prevê as 10 principais tendências tecnológicas que serão destaque em 2025

    11/11/20240

    Alívio e bem-estar: como melhorar a qualidade de vida de pets com dores articulares

    04/12/20240

    APP Brasil, em cooperação com o MPDFT, divulga o "Prêmio de Comunicação NaMoral – Jovens Talentos" com prêmios de até R$ 25 mil

    11/07/20240

    Superávit do agronegócio de SP impulsiona balança comercial do estado

    17/06/20240

    Marcas da Edenred Brasil dedicam mais de 2 mil horas a treinamento interno voltado à experiência do cliente

    19/12/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Parceiros da Educação critica formação de professores por EAD e vê medida como retrocesso para a já deficitária educação brasileira

    15/05/2025

    O descompasso do Governo Trump

    15/05/2025

    Câmara Municipal de Goiânia homenageia CBDU em sessão especial aos desportistas

    15/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.