Em apenas sete meses de funcionamento, Sala Mineira do Empreendedor e Programa Municipal de Compras Governamentais se destacam pelo número de atendimentos e consultorias; CEFET passa a oferecer formação técnica para a população em 2024
Em apenas sete meses após o lançamento do Itatiaiuçu Conecta – Programa de Desenvolvimento Econômico, o município já apresenta balanço positivo nas ações voltadas para o empresariado local. Exemplo disso é a Sala Mineira do Empreendedor, que, além de se destacar no número de atendimentos prestados – 537 em apenas pouco mais de um semestre de atividades -, a unidade ganhou repercussão no 2º Encontro da Rede de Atendimento Aqui tem SEBRAE no contexto da microrregião de Itaúna, ocupando o 1º lugar no quesito de atendimento. Entre os principais tópicos abordados nas consultorias, estão a emissão ou atualização de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) para MEIs (Microempreendedor Individual), Declaração Anual do Simples Nacional, dúvidas sobre a legislação do MEI e Cadastro para Emissão de Nota Fiscal. O hub de serviços melhora e simplifica o ambiente de negócios local. Em um espaço único, o empreendedor de Itatiaiuçu encontra suporte para formalização e orientações para implementar e gerir seu negócio.
“Os números comprovam a nossa referência para os micro e pequenos negócios de Itatiaiuçu”, afirma o secretário de Planejamento de Governo e Desenvolvimento Econômico, Afrânio Danilo Duarte. A estrutura é resultado de uma parceria com o SEBRAE Minas e a JUCEMG, que também ofertam localmente um programa regular de capacitações.
A iniciativa municipal de fortalecer as relações comerciais com empresas sediadas localmente, por meio do Programa Compras Governamentais, é outro ponto a ser destacado. Também somente no último semestre, o programa realizou 68 consultorias, três cursos, com a participação de quase 100 empresários. Vale ressaltar que de acordo com levantamento, em 2021, a prefeitura totalizou mais de R$ 65 milhões em contratações e aquisições de produtos e serviços, por isso, a criação do programa que tem como proposta capacitar as empresas locais para se tornarem fornecedores do município.
Já o Bolsa Trabalho, programa de estímulo financeiro para geração de empregos para jovens a partir de 16 anos e pessoas desempregadas e/ou sem qualificação, também segue com saldo positivo. Cerca de 20 pessoas e duas empresas já se cadastraram, e, em breve, teremos a assinatura dos primeiros convênios. “É mais um incentivo para empreendedores aqui instalados acreditarem no potencial de geração de negócios da nossa cidade, além de uma excelente oportunidade de qualificação de mão de obra”, afirma o secretário.
Vale ressaltar que, entre os anos de 2021 e 2023, 612 empresas foram abertas no município, sendo 78% delas enquadradas como MEI, segundo dados do Mapa de Empresas do Governo Federal.
Estratégias municipais de qualificação de mão obra
As estratégias de qualificação de mão obra local também estão incluídas entre as iniciativas do Programa Itatiaiuçu Conecta. Em 2024, o CEFET/MG, considerada uma das maiores instituições de ensino técnico do país, passa a oferecer formação para a população local. Serão 96 vagas para os cursos de Eletrotécnica e Mecatrônica. A parceria entre o CEFET/MG e a prefeitura vai contribuir para suprir as demandas de qualificação dos postos de trabalho disponíveis na cidade.
Sobre o Programa
O Programa Itatiaiuçu Conecta está trabalhando na atração de novos negócios para a cidade a partir da cadeia de fornecedores da mineração. Por isso, foram criadas políticas públicas de fomento inteligentes e estratégicas que estão tornando a cidade altamente competitiva e atrativa para esses fornecedores e empresas de segmentos variados.
Um trabalho totalmente embasado em estudos e pesquisas que contou com o apoio de uma equipe de consultores do Instituto Pró-Città, instituição que está auxiliando o município em todo o processo de tomada de decisões.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U