Um ambiente de trabalho inclusivo e que estimule o desenvolvimento dos talentos pode impactar de forma positiva as pessoas que se dedicam a um projeto ou organização, gerando satisfação e resultados para todos. Em Caxias do Sul, a Palfinger, que integra grupo mundial referência em soluções de elevação de cargas e pessoas, mantém estes valores. A empresa, certificada no Great Place to Work (GPTW), comemora uma importante conquista. O engenheiro Valcir Paulo Rossetto Júnior, da unidade, foi o vencedor mundial do Desafio Global de Inovação da Palfinger com um projeto que estava entre três finalistas, incluindo França e Áustria.
Cinco projetos já haviam sido selecionados no desafio, cuja última etapa foi realizada no final de novembro, na Palfinger Word Lengau, na Áustria, país-sede da multinacional. No total, participaram da seleção global 126 propostas, e 15 delas haviam sido selecionadas na fase inicial.
Na grande final, as equipes precisaram demonstrar o valor e a qualidade de seus trabalhos. O projeto desenvolvido por Valcir consiste em um método utilizado para padronizar as informações de ocorrências dos equipamentos em campo, isto é, em uso em diferentes frentes. “Com isso, poderemos quantificar a confiabilidade mais facilmente, aumentando a quantidade de informações disponíveis para desenvolver equipamentos ainda melhores”, afirmou o engenheiro, antes da viagem à Áustria.
Para ele, esse trabalho teve como diferencial em relação aos demais o fato de unir ferramentas que a empresa já possui com outras em desenvolvimento, além da possibilidade de ser replicado em nível global. Na premiação, os jurados levaram em conta critérios como eficácia e efetividade, caráter preventivo do projeto, esforço de implementação, nível de inovação e motivação da equipe em relação à ideia.
Inovação para verificar performance de equipamentos
O engenheiro conta que levou cerca de sete horas neste projeto, desenvolvido a partir de conhecimentos adquiridos no curso de pós-graduação, cursado com apoio da Palfinger por meio de programa de incentivo à educação. De acordo com ele, o trabalho permitirá à empresa, uma vez adotado, verificar como está a performance de seus equipamentos em termos de confiabilidade. Os clientes poderão acompanhar se a manutenção da frota está sendo efetiva e se a performance do equipamento corresponde aos padrões de excelência da Palfinger. Isso não só na unidade brasileira quanto nas demais, no caso de implantação. “A minha esperança é poder aplicar meus conhecimentos no desenvolvimento da qualidade, para produtos cada vez melhores”, disse.
Em Caxias do Sul, a Palfinger vem estimulando a formação de novos e atuais talentos, por meio de iniciativas voltadas aos colaboradores e também a outras, realizadas junto à comunidade, como o apoio ao programa Escola do Amanhã, que prepara jovens ao começo de carreira no setor. E da fábrica na Serra gaúcha já saíram colaboradores que foram atuar nos Estados Unidos, na Argentina e na Áustria.
Sobre o grupo
Fundado em 1932, o grupo de origem austríaca é líder mundial na produção e fornecimento de soluções inovadoras para movimentação de cargas e pessoas;
Tem 34 unidades no Brasil, Argentina, EUA, Canadá, Áustria, Bulgária, Croácia, França, Romênia, Eslovênia e Vietnã. Na América Latina, comercializa e distribui a linha de produtos do grupo Palfinger em 25 países;
O grupo conta com 12.728 funcionários e, em Caxias do Sul, com 460 colaboradores.
Em 2023, 2022 e 2021 a empresa conquistou o selo Great Place to Work (GPTW) Brasil, na categoria entre as 40 melhores empresas de indústria para se trabalhar no país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIARA BACHI
maiara@dinamicaconteudo.com.br