Os motoristas baianos que pretendem o quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 de forma antecipada podem garantir desconto de até 15% no valor. Para aproveitar o abatimento, é preciso quitar o tributo a vista até o dia 7 de fevereiro.
Caso o contribuinte não possa pagar até o dia 7 de fevereiro, o cidadão ainda tem a opção de quitar o imposto com 8% de desconto. Para isso, é necessário fazer o pagamento à vista no dia do vencimento da primeira cota do parcelamento previsto para o seu veículo, conforme o calendário do IPVA 2024.
O contribuinte ainda pode parcelar em cinco vezes o valor do IPVA do seu veículo, que pode ser feito conforme o calendário anual, levando em conta o número final da placa do automóvel. O calendário de pagamento está disponível aqui.
Segundo a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) o pagamento pode ser realizado através dos canais das instituições bancárias. Outra possibilidade é pagar via pix à vista e pelo DAE (Documento de Arrecadação Estadual).
O advogado tributarista Matheus Almeida explica que o atraso ou o não pagamento do IPVA pode resultar na aplicação de juros e multa, além da perda de direito de circulação do veículo.
“É muito importante estar com o IPVA em dia, uma vez que juntamente com esse imposto, é pago também o licenciamento. E esse tributo é que garante a você, proprietário de veículo automotor, o direito de circular livremente. E caso você esteja com o documento atrasado, é possível que você tenha a circulação restrita do seu veículo”, diz.
A geóloga Ivana Pinho, de 55 anos, comenta que prefere realizar o pagamento do IPVA de uma só vez e aproveitar os descontos no início do ano.
“Eu recebo um recurso a mais no início do ano e gosto de aproveitar os descontos que eles dão no início do ano até fevereiro. Então, eu sempre pago no início do ano, faço licenciamento de cota única e tenho com o desconto tenha realmente uma redução no preço. É um débito que eu tenho que pagar, então eu pago de uma vez e me livro dele durante o ano. Não me lembro mais”, destaca.
IPVA mais barato
De acordo com a Secretaria de Fazenda da Bahia, o tributo ficou, em média, 2,61% mais baixo em 2024 no estado. A queda é puxada pelos automóveis, que terão recuo médio de 4,25% no imposto, e pelos utilitários, cuja redução será de 5,22%.
Alta temporada deve favorecer turismo e comercio na Bahia