A gestão de saúde enfrenta desafios crescentes em meio ao aumento da demanda por serviços, restrições financeiras e a necessidade de inovação tecnológica. Nesse cenário, o gestor de saúde assume um papel central na criação e operação de novos empreendimentos, como hospitais e clínicas, garantindo eficiência, sustentabilidade e qualidade no atendimento.
De acordo com Newton Quadros, especialista em gestão de saúde e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial – SOBRACAM, os desafios vão muito além de questões financeiras. “Não se trata apenas da fonte de financiamento dos setores público e privado, mas também dos modelos de gestão e de negócios adotados, do baixo uso da tecnologia, ações incipientes de interoperabilidade de dados e informações, necessidade de melhores processos de comunicação e cooperação entre os agentes dos sistemas público e privado, de um plano de desenvolvimento, em uma ótica mais voltada para a cooperação entre os integrantes do sistema de saúde”, destaca.
A eficiência operacional é apontada como uma das principais estratégias para superar esses desafios. “Podemos olhar para a eficiência operacional, seja no ambiente interno ou externo como uma das ações para fortalecer o sistema de saúde. Quando olhamos para as empresas e para os grupos econômicos que atuam no setor saúde, percebemos uma avenida de oportunidades de melhorias de desempenho e, consequentemente, uma redução de custos, vital para a sustentabilidade no longo prazo”, explica Newton, que também é o responsável técnico pelo projeto do Neo Life em Brasília.
Os gestores têm a missão de implementar processos que promovam integração e a comunicação entre as diversas esferas do setor, além de adotar tecnologias que possibilitem o uso eficiente de dados e informações. Em novos empreendimentos, essa visão integrada é essencial para alinhar interesses públicos e privados, melhorar o acesso aos serviços e garantir que os investimentos tragam retornos sociais e financeiros sustentáveis.
Com a saúde como prioridade global e desafios em constante transformação, o papel do gestor de saúde emerge como um dos pilares para a construção de sistemas mais resilientes, inovadores e voltados para o cuidado centrado no paciente.
SOBRE O NEO LIFE – Chegando no Lago Sul, em uma região já bastante tradicional, o NeoLife surge com o projeto de ser um centro integrado de saúde, planejado e implantado de forma inovadora para atender às demandas do setor de saúde. O Neo Life busca oferecer um ambiente seguro, moderno, acolhedor e sustentável, além de atender a todas as normas técnicas exigidas pela legislação atual.
ASSESSORIA DE IMPRENSA | Centro Integrado de Saúde Neo Life
Conversa Estratégias de Comunicação Integrada
Karolyne Antunes
(61) 99915-2105
karolyne@conversacomunicacao.com.br
Mari Blessa
(11) 9 6588-2466
mari@conversacomunicacao.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAROLYNE ANTUNES DE SOUZA
karolantunes09@gmail.com