Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC
    • Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação
    • Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?
    • Governo visita centro de veículos elétricos e autônomos de empresa dona da 99 na China
    • A nova guerra comercial de Trump contra o cinema global
    • Select Operadora de Saúde chega ao Rio de Janeiro com foco em expansão estratégica e modelo assistencial resolutivo
    • Água com gás é aliada na hidratação e possível suporte para o emagrecimento?
    • Sal em Excesso: Um Vilão Silencioso
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»O marketing está falando grego? Como entender as estratégias sem cair em armadilhas

    O marketing está falando grego? Como entender as estratégias sem cair em armadilhas

    noticiassitesblogs27/03/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Quem nunca saiu de uma reunião com a equipe de marketing sem entender metade do que foi dito? Se a resposta for sim, você não está sozinho. Pequenos e médios empreendedores frequentemente se deparam com um verdadeiro dicionário de siglas e expressões complicadas que transformam conceitos simples em enigmas. E isso pode ser um problema sério: se você não entende o que está sendo feito, como saber se está funcionando?
    Leonardo Oda, especialista em marketing estratégico e fundador da LEODA Inteligência de Marketing, trabalha diariamente com empresários que desejam vender mais, mas acabam se perdendo na linguagem das agências e consultores. Segundo ele, a confusão começa quando os profissionais do setor exageram na terminologia técnica, muitas vezes sem necessidade. “Um empreendedor não precisa saber o que é TOFU, MOFU e BOFU. Ele só quer atrair clientes e vender mais”, explica Oda.
    A questão é que esse excesso de jargões cria uma barreira na comunicação. Se o consultor diz que “a implementação de um stack martech robusto potencializa a segmentação granular e maximiza o share of voice”, o empresário pode se sentir obrigado a concordar: sem ter certeza do que está comprando.
    A boa notícia é que o empreendedor não precisa dominar o “marquetês” para garantir que seu marketing funcione. Mas alguns cuidados podem ajudar:
    1. Peça explicações claras: Um bom profissional de marketing deve saber traduzir a estratégia em um plano acessível. Pergunte: “O que isso significa na prática?” e veja se a resposta faz sentido para o seu negócio.
    2. Foque nos resultados, não nos termos: Em vez de se prender a siglas como ROAS e LTV, pergunte como medir o retorno real sobre o investimento. Afinal, o que importa é ver seu faturamento crescer.
    3. Não tenha medo de pedir exemplos: Se a agência diz que a estratégia será baseada em inbound e outbound, peça um caso real de como isso ajudou outro negócio. Isso ajuda a evitar promessas vazias.
    4. Aprenda o básico (sem exageros): Você não precisa saber tudo, mas entender os termos mais comuns ajuda a tomar decisões informadas. Para isso, o Leonardo Oda criou glossário descomplicado logo abaixo.
    Decifrando o “marquetês” em tempo real
    Às vezes, a linguagem do marketing parece um idioma próprio. Para ilustrar, Oda mostra como a mesma mensagem pode ser dita de duas formas:

    Jargão de marketing: “A sinergia entre inbound e outbound é fundamental para uma estratégia omnichannel de alto impacto, garantindo um funil bem estruturado desde a TOFU até a BOFU. Com um mix de performance e branding, é possível otimizar o CPA e o LTV, alavancando o CAC para um ROI sustentável.”
    Tradução para humanos: “Para atrair clientes de forma eficiente, é importante combinar estratégias que tragam pessoas tanto de maneira natural (como por meio de conteúdos interessantes) quanto por anúncios pagos. Isso ajuda a guiar os clientes desde o momento em que descobrem um produto até a hora da compra.”

    Agora que você já se familiarizou com o tema, segue um breve glossário!
    Glossário de Marketing para Empreendedores
    Fundamentos do funil de vendas

    Funil de Vendas: Representação da jornada do cliente desde o primeiro contato até a compra.
    TOFU, MOFU e BOFU: Etapas do funil de vendas:

    TOFU (Topo do Funil): Atrair clientes.
    MOFU (Meio do Funil): Engajar e educar.
    BOFU (Fundo do Funil): Fechar a venda.

    Métricas e indicadores

    CAC (Custo de Aquisição de Cliente): Quanto custa, em média, conquistar um novo cliente.
    LTV (Lifetime Value): O valor total que um cliente gera para seu negócio ao longo do tempo.
    ROAS (Return on Ad Spend): Quanto você ganha para cada real investido em anúncios.
    KPI (Key Performance Indicator): Indicadores usados para medir o sucesso de campanhas de marketing.
    CPA (Custo por Aquisição): Valor investido para gerar uma conversão específica, como uma compra ou cadastro.
    CLV (Customer Lifetime Value): Similar ao LTV, representa o valor total esperado de um cliente ao longo do relacionamento com a empresa.

    Estratégias e canais

    Inbound Marketing: Estratégia para atrair clientes através de conteúdos e relacionamento.
    Outbound Marketing: Estratégia baseada em abordagens diretas, como anúncios e prospecção ativa.
    Omnichannel: Estratégia que integra todos os canais de venda e atendimento para oferecer uma experiência fluida.
     Growth Hacking: Técnicas criativas e de baixo custo para acelerar o crescimento de um negócio.
    Content Marketing: Uso de conteúdos informativos e relevantes para atrair e engajar clientes.
    Brand Awareness: O reconhecimento e lembrança de marca pelo público.
    Share of Voice: A participação de uma marca na conversa do mercado, em comparação com seus concorrentes.

    Ferramentas e automação

    CRM (Customer Relationship Management): Software para gerenciar relacionamento com clientes.
    Stack Martech: Conjunto de ferramentas digitais usadas para automatizar e melhorar o marketing.
    Lead Scoring: Sistema que classifica clientes potenciais para priorizar quem está mais próximo de comprar.
    CDP (Customer Data Platform): Plataforma que centraliza dados de clientes para melhorar a personalização.
    DMP (Data Management Platform): Ferramenta usada para coletar e analisar dados de audiência para campanhas.
    A/B Testing: Testes realizados para comparar diferentes versões de uma campanha e otimizar resultados.
    Programática: Compra automatizada de anúncios baseada em dados para segmentação eficiente.
    Mídia Paga: Anúncios pagos exibidos em plataformas digitais como Google e redes sociais.

    Agora que você tem esse guia, pode respirar aliviado. Da próxima vez que um profissional de marketing soltar um termo complicado, pergunte: “E na prática, o que isso significa para o meu negócio?” Afinal, quem realmente entende de marketing não precisa se esconder atrás de jargões.

    Sobre Leonardo Oda – Leonardo Oda é fundador e CEO da LEODA Inteligência de Marketing, especializada em estratégias de marketing baseadas em dados e inovação. Desde 2016, a LEODA oferece soluções estratégicas que ajudam empresas a alcançar resultados mensuráveis e eficazes, alinhando criatividade e eficiência. Para saber mais, acesse https://leoda.com.br/ ou siga no Instagram e LinkedIn: @leodamkt.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
    [email protected]

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    EM DESTAQUE

    Tecnologia de IA identifica comportamento das gerações sobre saúde e bem-estar em plataformas de vídeo

    24/07/20240

    Como Tirar Mancha Dura De Desodorante De Roupa Colorida

    10/01/20250

    Seminário Educação no presídio feminino: Promovendo a Educação e a Leitura no Sistema Prisional da Bahia

    04/06/20240

    Positivo Servers & Solutions inicia a comercialização da solução Azure Stack HCI

    11/11/20240

    Hospital-Escola da Unisa oferece atendimento especializado em doenças bolhosas

    27/08/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.