A Black Friday é uma oportunidade estratégica para o comércio eletrônico, e os marketplaces que buscam se destacar precisam adotar ferramentas eficazes. O uso do padrão de identificação de produtos GTIN/EAN (Número Global de Item Comercial) é uma solução eficaz que melhora a visibilidade dos produtos nos buscadores, além de elevar a confiança e satisfação dos consumidores.
O GTIN é um identificador único que permite classificar os produtos com precisão para facilitar a indexação em mecanismos de busca na internet e os próprios sistemas internos das plataformas. Produtos identificados têm maior chance de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, pois o código otimiza a leitura dos dados pelos algoritmos e organiza o catálogo de forma eficiente.
Para Ricardo Aranha, coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o uso do GTIN é essencial para melhorar a visibilidade dos produtos”. “Além de identificar cada item de forma exclusiva, o GTIN contribui para a segurança das transações ao evitar a comercialização de produtos falsificados. Esse nível de controle oferece uma experiência de compra mais segura e fortalece a credibilidade do marketplace.”
Em um cenário de grande oferta e pressão por preços baixos, como na Black Friday, a presença de produtos falsificados pode prejudicar a reputação de um marketplace. A adoção do GTIN garante a autenticidade dos itens e reduz os riscos de fraude, com consequente aumento da satisfação do cliente.
Além dos benefícios em termos de visibilidade e segurança, o GTIN também traz ganhos operacionais como melhor gestão de estoque e redução de erros nas descrições dos produtos. Esses fatores impactam diretamente o desempenho das plataformas, e também permitem que os consumidores encontrem produtos de forma rápida e confiável. Buscadores como Google e Google Shopping, ou nos gigantes dos marketplaces como eBay e Amazon, a rapidez e a precisão na seleção das ofertas dependem diretamente da qualidade dos dados cadastrados na plataforma da GS1, gestora do GTIN/EAN.
“Com o código, os marketplaces não apenas garantem maior exposição dos produtos nos meses que antecedem a Black Friday, mas também fortalecem a confiança, aumentam a qualidade da experiência dos consumidores e elevam o potencial de vendas, além de criar fidelidade para futuras compras”, finaliza Aranha.
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Patricia Nunes Soares
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