As decorações ricas e lúdicas no final do ano nos shoppings não revelam todo o trabalho que está por trás da criação de um mundo natalino em um centro comercial. A decoração temática é tradicionalmente inaugurada no início de novembro, mas sua concepção e muitos momentos decisivos são feitos ainda no primeiro semestre. Confira as principais curiosidades e números impressionantes dos Natais dos Shoppings Jardim Sul e Villalobos.
Clima natalino em época de carnaval
Em shoppings centers, os primeiros passos do Natal do ano começam no fim do Natal do ano anterior com avaliações e relatórios dos resultados e visitas aos principais players do mercado para benchmark. Iniciado o ano, começam ainda em março os contatos com empresas especializadas em grandes projetos cenográficos e visitas em showrooms, verdadeiros mundos natalinos montados em pleno final de verão – são mais de 10 cenários visitados em cada showroom. O contrato geralmente é assinado ainda no primeiro semestre. O Papai Noel, outro elemento essencial dos natais em shopping, é escolhido até o mês de julho.
A partir daí, projetos são discutidos e aprovados, visitas técnicas são realizadas e, em outubro, inicia-se a montagem da decoração. Como o processo não pode ser feito enquanto o shopping está aberto, ele acontece nas madrugadas, a partir das 22h até às 10h da manhã do dia seguinte.
“O Natal é sempre uma oportunidade para inovar e priorizar a experiência dos clientes em todos os aspectos. Esse ano, por exemplo, nosso trenzinho tem um vagão exclusivo para PcD, porque acessibilidade é um fator essencial para nós. Já nas partes mais “tradicionais” do Natal, como o sorteio do carro e o compre e ganhe de panetone, facilitamos muito esse processo com o nosso Programa de Benefícios, que traz organização e elimina quase que completamente as filas para os clientes”, comenta Manuela Dias, gerente de marketing do Shopping Villalobos.
Além disso, os Natais atuais vêm trazendo cada vez mais novidade e tecnologia. “Hoje em dia, além da magia e beleza, é preciso ir além e trazer a novidade como um elemento de encantamento. No Shopping Jardim Sul, unimos a tecnologia com o aspecto lúdico do Natal com um trenó de realidade virtual, que traz o mundo do Papai Noel numa experiência imersiva”, explica Camila Caraffa, gerente de marketing do Shopping Jardim Sul.
Confira algumas curiosidades sobre as decorações de Natal dos Shoppings Jardim Sul e Villalobos:
Shopping Jardim Sul
Apesar de sua montagem começar em outubro, o processo do Natal do ano começa no Natal do ano interior, com avaliações e relatórios dos resultados e visitas aos principais players do mercado para benchmark.
Tradicionalmente as visitas em showrooms de empresas especializadas começam em março. Já o contrato de cenografia é assinado em meados do ano – esse ano foi em julho.
A montagem é feita durante as madrugadas e dura cerca de 135 horas.
São envolvidos quase 50 profissionais no processo – 18 diretamente in loco e o restante na produção dos materiais.
Entre os profissionais responsáveis, estão alpinistas, que são especialistas em elementos aéreos, além de eletricistas, aderecistas, decoradores e cenógrafos.
Este ano, a árvore de Natal do Shopping tem 12m de altura. Foi preciso uma plataforma de 14m para montá-la.
Só a árvore master leva 1500 adereços, enfeites de tipos variados. Além disso, são usados 180.000 pontos de luz.
Shopping Villalobos
No shopping são 16 noites de montagem, totalizando, portanto, 192 horas de trabalho.
Mais de 40 colaboradores estão envolvidos, inclusive alpinistas para as montagens aéreas.
Um dos principais elementos da decoração, a árvore de Natal principal, que fica em uma posição central do primeiro andar do Shopping, tem 12m de altura e chega até o terceiro andar – sua montagem é feita com a utilização de andaimes. Nela, estão enrolados cerca de 200 cordões de LED que totalizam 2km de extensão.
A decoração desse ano traz peças gigantes com grande impacto visual. As maxi bolas espalhadas pelo shopping tem de 40cm a 1,40 m de diâmetro, e os soldados, bonecos e bengalas chegam a 3,5m. Os enfeites em tamanho “tradicional” são mais de 3 mil entre a árvore master e outras árvores.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SOFIA MENDES DE PAULA
sofiamendes@textual.com.br