O projeto Caminhos em Cena concluiu com sucesso a turnê nacional do espetáculo “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, alcançando resultados expressivos ao longo de sua temporada. Entre as ações realizadas, o projeto percorreu 86 cidades, promovendo 200 apresentações gratuitas que impactaram diretamente 42.604 pessoas, incluindo estudantes, educadores e comunidades locais.
Com o objetivo de sensibilizar sobre a mobilidade urbana e a segurança no trânsito, além de temas como sustentabilidade, acessibilidade e cidadania, o espetáculo teatral foi apresentado em escolas e espaços públicos, promovendo reflexões sobre comportamento e responsabilidade social. A turnê também fortaleceu o acesso à cultura em regiões diversas, reforçando o papel transformador da arte.
Para João Paulo Vital, coordenador geral do projeto Caminhos em Cena, os resultados demonstram a relevância da iniciativa. “Os números são impressionantes e refletem o alcance do projeto, mas o verdadeiro impacto está nas transformações que ele promoveu. Mais de 42 mil pessoas tiveram contato com mensagens importantes de cidadania e segurança, evidenciando a força da arte como ferramenta educativa”, destacou.
Andreia Nunes, atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Companhia de Teatro Parafernália, também ressaltou a importância do apoio recebido. “A parceria com o Instituto CCR e o apoio de todas as suas unidades foram essenciais para viabilizar essa turnê e garantir que o acesso à cultura e a informação chegassem tão longe. O apoio não apenas tornou o projeto possível, mas também ampliou seu impacto social, levando cultura e conscientização para comunidades de diferentes realidades”, afirmou.
O projeto Caminhos em Cena, realizado com o patrocínio do Instituto CCR e apoio do Ministério da Cultura, também distribuiu mais de 40 mil cartilhas educativas com cartilhas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo. O projeto Caminhos em Cena atendeu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a Cia de Teatro Parafernália | Com mais de 30 anos de experiência, a Cia de Teatro Parafernália é conhecida por suas produções teatrais que mesclam entretenimento e reflexão sobre questões sociais e ambientais. Com uma equipe talentosa e dedicada, a companhia busca utilizar a arte como ferramenta de transformação e conscientização. Com sede em Mogi Guaçu, realiza durante todo o ano apresentações teatrais gratuitas em quase todo Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
goncalves.jornalismo@gmail.com