O Instituto Vencer o Câncer lança sua campanha para o Outubro Rosa 2024, com foco no empoderamento e protagonismo das mulheres negras da periferia na luta contra o câncer de mama.
A campanha busca promover um novo paradigma de autocuidado e prevenção, com um olhar para a realidade e os desafios enfrentados por essas mulheres. Há uma evidente diferença no acesso aos cuidados de saúde entre brasileiras de acordo com classes sociais e raça. Em comparação com mulheres brancas de classe média e alta, as mulheres negras periféricas enfrentam barreiras significativas para conseguirem realizar seus exames preventivos e tratamento.
Essa desigualdade socioeconômica e a demora no atendimento resultam em diagnósticos tardios e com piores prognósticos.
A campanha
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra anualmente quase 74 mil novos casos da doença. Já segundo o Panorama do Câncer de Mama, 52,4% das mamografias realizadas entre 2015 e 2022 no Brasil foram em mulheres brancas, enquanto 28,5% foram realizadas em mulheres pardas e apenas 5,8% em mulheres pretas, demonstrando uma discrepância no acesso, já que 55,5% da população brasileira é formada por pessoas pretas e pardas, conforme dados do o IBGE.
Por isso, o Outubro Rosa do Instituto Vencer o Câncer procura incentivar o autocuidado e prevenção, centrada no protagonismo e na vivência das mulheres negras. As mensagens-chave incentivam o empoderamento dessas mulheres como agentes transformadoras em suas comunidades, fortalecendo o vínculo entre o cuidado e o bem-estar coletivo. O slogan “Cuidar de si é cuidar dos nossos” reforça a importância da saúde individual como um reflexo para a sociedade.
Além de ser uma campanha informativa, a iniciativa busca respeitar os contextos culturais, linguagens e códigos das comunidades, promovendo uma abordagem inclusiva e sensível. O conteúdo engaja, cria e fortalece redes de apoio locais, onde a prevenção ao câncer de mama e o suporte às pacientes sejam contínuos.
A campanha está presente nas redes sociais do Instituto Vencer o Câncer e no portal vencerocancer.org.br
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LEANDRO ANTONIO FERRARI ANDRADE
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