São Paulo, maio de 2025 – O Instituto Mauá de Tecnologia recebeu, entre os dias 21 e 23 de maio, do XII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas – SIIMI 2025, principal evento da rede Media Lab/BR. O encontro, realizado no campus da instituição em São Caetano do Sul (SP), reuniu pesquisadores, artistas e designers nacionais e internacionais para discutir o tema “prÁxIs”, com foco na intersecção entre mídias interativas e inteligência artificial.
A programação contemplou tanto a teoria quanto a prática em debates sobre arte e tecnologia, comunicação e cultura digital, design e inovação, inteligência artificial e computação em nuvem, além de jogos e entretenimento. Os temas foram explorados em palestras/conferências, mesas de discussão, sessões de comunicação, exposições, entre outras atividades, promovendo a conexão entre diferentes áreas do conhecimento.
“O avanço tecnológico nas artes aplicadas e na cultura vem transformando esse ecossistema, exigindo uma análise crítica e multidisciplinar por parte dos especialistas do setor. Nesse contexto, sediar um evento como esse representa uma oportunidade importante de fortalecer o diálogo e a construção de caminhos para o futuro da criação artística e cultural”, comenta Agda Carvalho, professora do curso de Design da Mauá e organizadora do Simpósio.
O SIIMI também foi uma vitrine para projetos inovadores desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa, servindo como ponte entre academia, mercado e sociedade. O evento atraiu estudantes, professores, empreendedores criativos, desenvolvedores, curadores e demais interessados em inovação e cultura digital.
Como parte do encontro, a Mauá recebeu a exposição Singularidades – PRÁXIS, resultado da Residência Artística realizada no Instituto com grupos de pesquisa de São Paulo. A proposta teve início em fevereiro de maneira remota e com encontros presenciais pontuais com os integrantes dos grupos em ambientes criativos e colaborativos para o desenvolvimento de práticas que enfocaram o resíduo resultante dos ambientes de criação. “Esses projetos ressignificaram a materialidade e os processos para pensar projetos futuros com foco no contexto global, permeado pela reflexão do tema Práxis – Sustentabilidade”, ressalta a professora.
Essa é a primeira Residência Artística realizada pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que atuou com os laboratórios do FabLab/Mauá e de Microscopia Avançada para despertar uma abordagem crítica. Integram os projetos os grupos do Lab Design, da Mauá; Realidades, da USP; GIIP e CAT da UNESP; GAADH | DASMind, da Unicamp e Media LAB/BR com pesquisadores da PUC – Campinas e UFG.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma instituição privada com mais de 60 anos que atua com espírito público, comprometida com a excelência em pesquisa e ensino, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação em três áreas do conhecimento (Criatividade, Negócios e Tecnologia), apoiados por 130 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em Engenharia, Tecnologia e Gestão, utilizando a mesma infraestrutura avançada.
A interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisas e prestação de serviços, contribui para a formação profissional de cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação. Seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 35% de mestres.
O IMT é reconhecido como uma das principais instituições acadêmicas do Brasil e da América Latina, com acreditações e parcerias internacionais. Até hoje, mais de 22 mil profissionais formados pelo IMT destacam-se no mercado, empreendendo e ocupando posições de liderança.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ANDRADE DA COSTA
sarah@tramaweb.com.br