Para uso de movimentação vertical e horizontal de cargas na construção civil, a utilização da grua é imprescindível em diversas obras. Em Goiânia, cidade em pleno desenvolvimento de diversas regiões e que inclui a construção de grandes edifícios, um projeto inovador idealizado pela Terral Incorporadora chama atenção do mercado. A empresa instalou uma câmera Speed Dome na grua para auxílio do operador do equipamento. O projeto está em fase de implementação na obra do edifício residencial Origyn e já mostra efeitos positivos tanto dentro quanto fora da obra.
O projeto iniciado em outubro do ano passado foi viabilizado em julho deste ano com a idealização do sistema de captura de imagens em tempo real para direcionar o posicionamento ideal da grua durante as operações nas obras. A iniciativa partiu de um Comitê de Inovação nas Obras, formado por especialistas da Incorporadora. A engenheira civil da Terral, Maria Girlany, explica que a iniciativa é inédita e foi construída do zero com a colaboração dos trabalhadores. “Foram vários obstáculos superados para encontrar o tipo de câmera ideal, como instalar sem causar problema e estar milimetricamente posicionada para ser os olhos do operador do equipamento enquanto o manuseia”, enfatiza.
Segundo a especialista, antes dessa inovação, o operador não enxergava nada do que a grua estava carregando durante o trabalho. A engenheira comenta que os olhos do operador são os trabalhadores “sinaleiros”, que se comunicam por meio de rádio orientando onde o profissional deve ou não mover a carga. “Com a câmera, agora o operador tem o auxílio visual do que ele está movimentando, qual a melhor posição ou forma de descarregar a carga de forma mais precisa. Esse é um grande ganho para a segurança também, porque qualquer falha no rádio ou ruído na comunicação era uma preocupação constante no uso da grua”, pontua.
O operador de grua da Terral, Luciano da Silva, conta que a inovação trouxe segurança e amplitude de visão na operação. “É uma ajuda muito importante no nosso trabalho. Conseguimos ver não só a carga, mas também o trabalhador sinaleiro durante o manuseio da grua. Para qualquer lado que direcionamos a lança vemos tudo ao redor e isso diminui muito os riscos de acidentes”, pontua o operador.
Inovações
O Comitê de Inovação nas Obras da Terral ganhou força há exatamente um ano, após a reestruturação da diretoria de obras, contribuindo para o fomento à inovação como prática diária entre os trabalhadores. “Fomentamos os colaboradores das obras a criarem métodos de trabalho. Já foram vários projetos aprovados nos últimos anos, mas esse último está chamando atenção do mercado da construção civil”, aponta Maria.
A engenheira afirma, inclusive, que outras incorporadoras estão visitando a obra para conhecer e ver de perto como o equipamento tem funcionado na prática. A previsão é que a implementação dessas inovações seja expandida para todas as obras, com a obra Origyn sendo pioneira no processo. A empresa já implementou outras inovações por meio do programa Terral Inova, como a implantação de passagem de tubulação elétrica, escada e fôrma para blocos pré-moldados e baia com rodízio. Essas inovações foram reconhecidas e premiadas entre os colaboradores responsáveis
Tecnologia
As câmeras Speed Dome possuem cobertura ampla, com rotação de 360 e inclinação de 90 graus, zoom óptico de alta potência, resistência às intempéries e alta qualidade de imagem. Essas características são essenciais para a captura de imagens claras e detalhadas, facilitando a identificação de pessoas e objetos. O modelo também é usado para aumentar a segurança nas vias públicas, áreas de alto fluxo e vigilância de perímetros devido a sua alta definição e eficiência.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
kasane@kasane.com.br