“Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos” é o tema central da 24ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada entre os dias 15 a 24 de agosto de 2025, pela Fundação do Livro e Leitura. A ideia do tema tem origem no trabalho do sociólogo e escritor italiano, Domenico de Masi, especialmente em torno do livro “Caminhos da cultura no Brasil: um olhar sobre o futuro”.
“Nesta obra, lançada em 2015, Domenico de Masi ouviu opiniões de 11 intelectuais brasileiros de diferentes formações e atuações na área da cultura, e construiu um mosaico de reflexões sobre qual seria a paisagem cultural do país 10 anos à frente, ou seja, em 2025. Então, a curadoria entendeu que seria muito oportuno a FIL propor esse exercício de, coletivamente, olharmos para as nossas transformações culturais na última década e, a partir disso, pensarmos também nas nossas possibilidades daqui para frente”, explica Adriana Silva, vice-presidente da Fundação e curadora da FIL. A pesquisa de Masi em “Caminhos da cultura no Brasil: um olhar sobre o futuro” aborda diferentes aspectos da cultura brasileira, como suas matizes, a importância da identidade e os traços mais e menos valorizados do que se costuma chamar de brasilidade.
FIL
Reconhecida como uma das quatro maiores feiras literárias a céu aberto da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto chega à 24ª edição com programação consolidada e amplo alcance de público. Somente no ano passado, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas em seus 11 dias de duração. Os 42 estandes movimentaram o valor estimado de quase R$ 1 milhão, sendo R$ 480 mil somente dos cheques-livro distribuídos aos estudantes da rede pública municipal. Nos 23 anos de sua realização, a FIL já registrou mais de 7 milhões de visitantes e contou com a participação de mais de 3 mil autores, consolidando-se como um evento de grande relevância no cenário literário.
Destaques
Como de costume na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, quatro autores serão homenageados em 2025, com suas obras destacadas na programação. Os escolhidos para esta edição são Domenico De Masi (escritor), Djamila Ribeiro (autora na categoria Educação), André Luiz Oliveira (escritor infantojuvenil) e Matheus Arcaro (autor de Ribeirão Preto).
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
valter@verbo.jor.br