O governo finlandês criou um processo acelerado de autorização de residência para atrair profissionais de tecnologia, telecomunicação, games, digitalização e dos setores de energia e indústria.O objetivo é desburocratizar as permissões para especialistas que já conseguiram uma vaga de trabalho no país e também atrair esses talentos facilitando todo o processo de autorização, para que seja rápido, fácil.
“O tempo de processamento da autorização de residência para especialistas é de apenas duas semanas. Um profissional que consiga um emprego na Finlândia pode obter uma autorização de trabalho e de residência para si, o cônjuge e filhos, em 14 dias”, explica Sezin Ata Diler, especialista em projetos da Discover Finland, que passou por este processo em agosto de 2024.
“Eu e minha família conseguimos nossas autorizações de trabalho e de residência em duas semanas. Foi muito simples e rápido. Sou da Turquia e trabalhei na unidade da Business Finland em Istambul, e agora, na Finlândia, tem sido uma experiência emocionante”, destaca.
Para os brasileiros interessados em saber mais sobre as oportunidades no país nórdico, Alessandra Leone, gerente de Talentos da Work in Finland, orienta que é possível encontrar todas as informações sobre carreiras e vagas no site workinfinland.com e participar dos eventos organizados pela instituição. “Vamos participar do Web Summit Rio 2025 e apresentar o novo projeto cofinanciado pela UE da Business Finland, chamado Discover Finland. Este projeto visa preparar os especialistas para uma potencial carreira na Finlândia, fornecendo informações precisas e práticas relacionadas com o trabalho na Finlândia por meio de cursos online e coach de grupo.”
Sezin destaca que a Finlândia faz um grande esforço para mitigar qualquer exploração do trabalho e divulga informações sobre o recrutamento ético e responsável. “Todos os talentos brasileiros podem saber que as empresas finlandesas de RH e as empresas em geral se preocupam efetivamente com o recrutamento ético e transparente. Aqui não existem taxas de recrutamento, a remuneração e benefícios adequados, o horário de trabalho flexível e que prioriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, condições de trabalho seguras, há liberdade de associação, tratamento igualitário dos funcionários e hierarquia horizontal nas empresas”.
Você encontra as oportunidades e mais informações sobre o país mais feliz do mundo no site www.workinfinland.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOVENILIO FRANCISCO SOARES
flavia.soares@sherlockcomms.com