“No momento em que escrevo essas palavras, o Brasil atravessa uma catástrofe natural”. É assim que Pedro Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, começa o prefácio do livro “A Floresta da Janela: Soluções Baseadas na Natureza para a Cidade do Rio de Janeiro”.
Escrito por diversos autores, tem como organizadores quatro especialistas em conservação da natureza: as biólogas Sônia Peixoto, Mariana Vale, Clarice Mendes e o engenheiro florestal Beto Mesquita. O livro aborda de forma inédita os desafios e caminhos possíveis para minimizar os efeitos derivados das mudanças climáticas, tendo como pano de fundo os serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro.
Com lançamento oficial no dia 27 de outubro, na livraria da Travessa de Ipanema, o livro tem como objetivo debater ideias e restabelecer a esperança em um futuro melhor. Para os autores, investir na proteção e recuperação dos ecossistemas é uma estratégia de resiliência para a cidade e de sobrevivência para a espécie humana.
A obra, que conta com o apoio do Parque Bondinho Pão de Açúcar®, também visa contribuir para a elaboração e execução de políticas públicas baseadas no conhecimento técnico-científico e na experiência prática de ambientalistas e especialistas. A cada capítulo, o leitor terá a oportunidade de conhecer os diversos problemas que impactam diretamente a natureza, mas também as possíveis soluções a serem tomadas para reverter este quadro. Há, inclusive, dois capítulos dedicados às possibilidades de parcerias com a iniciativa privada.
Todos os envolvidos na obra contribuem de forma proativa para a construção de uma cidade resiliente e sustentável. Em cada capítulo, são apresentadas propostas concretas para os agentes públicos, que têm prerrogativas legais de atuação; além de atores sociais que queiram se engajar na temática.
“Gostaria muito que este livro e seus possíveis desdobramentos alcançassem todo o seu potencial transformador, gerando boas sementes e bons frutos, não só para a cidade do Rio, mas para as demais metrópoles brasileiras. Estamos trazendo um projeto pioneiro, que discute um tema atual e necessário. Discutimos justiça ambiental, efetividade de gestão das áreas naturais protegidas, habitats naturais na proteção costeira da cidade, reflorestamento, sustentabilidade financeira, turismo, entre outros, além de apresentarmos uma proposta de modelo de gestão para as unidades de conservação cariocas”, comenta a bióloga Sônia Peixoto, uma das autoras e organizadoras do livro.
“A Floresta da Janela: Soluções Baseadas na Natureza para a Cidade do Rio de Janeiro”
LANÇAMENTO OFICIAL
Data: 27 de outubro
Local: Livraria Travessa – R. Visconde de Pirajá, 572 / Ipanema
Horário: 15h às 17h
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CINTHIA KARINA PEREIRA DA FONSECA
cinthia.fonseca@fsb.com.br