O ambiente organizacional moderno enfrenta o crescente desafio de garantir a saúde mental dos colaboradores de maneira eficaz e sustentável. Com a iminente entrada em vigor da nova Norma Regulamentadora 1 (NR-1), as empresas serão obrigadas a identificar e mitigar riscos psicossociais, promovendo ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Esta norma destaca a responsabilidade das organizações em reconhecer o impacto das dinâmicas de trabalho na saúde mental dos colaboradores, incentivando uma revisão das práticas e estratégias de gestão.
Segundo Brenda Donato, diretora de Pessoas da Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do país, a empresa está estrategicamente posicionada para atender às novas exigências da NR-1. “A Embracon já demonstra um compromisso sólido com a saúde mental por meio de um programa estruturado e focado no bem-estar emocional dos colaboradores. Nossa abordagem reflete a compreensão de que a saúde mental deve ser tratada de forma coletiva e não como uma responsabilidade individual”, afirma Brenda.
A Embracon oferece o programa Conte Comigo, um canal de assistência que presta suporte psicológico e orientação financeira aos colaboradores. Nos últimos três anos, mais de 1.800 pessoas foram beneficiadas por esse serviço.
Além disso, a empresa mantém uma média de 81% em avaliações sobre o ambiente psicologicamente saudável para trabalhar e, em 2023, foi premiada com o destaque em Saúde Emocional, uma categoria exclusiva para empresas que participam dos rankings GPTW, reconhecendo aquelas que promovem ambientes de trabalho mais saudáveis.
Atualmente, a Embracon apresenta aproximadamente 0,3% de afastamentos por questões emocionais. No último ano, a empresa também registrou uma redução significativa no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), resultando em economia real com encargos na folha de pagamento.
“As mudanças trazidas pela nova NR-1 representam uma evolução no cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho. Empresas como a Embracon, com uma cultura sólida de apoio emocional, estão bem preparadas para liderar pelo exemplo. Ambientes psicologicamente seguros são fundamentais para a regulação emocional e o engajamento dos colaboradores, contribuindo para resultados sustentáveis e o sucesso organizacional”, conclui Brenda Donato.
Investimentos na profissionalização do setor
Além do Conte Comigo, a Embracon investiu cerca de R$ 2,4 milhões entre 2019 e 2023 para estruturar a sua Universidade Corporativa para profissionalizar seus colaboradores. Com o sucesso da implantação, que reduziu em de 119% para 70% de turnover da empresa (entre 2021 e 2024), a administradora resolveu profissionalizar também o setor e lançou cursos superiores para as disciplinas liderança e consórcios reconhecidos pelo MEC.
A Embracon está há 15 anos entre as 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, conforme a Great Place to Work (GPTW). “Acreditamos que o consórcio é uma experiência memorável. Envolve escuta ativa, empatia, transparência, construir juntos, inovação contínua, atendimento e comunicação humanizados. Por isso, contamos com uma equipe de especialistas para tornar a jornada do cliente positiva e inesquecível”, finaliza Brenda Donato, diretora de Pessoas da Embracon.
Sobre a Embracon
Há 35 anos no mercado de consórcios, a Embracon já entregou mais de meio milhão de bens. Autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), a empresa possui cerca de 100 filiais próprias, 600 parceiros de negócios, incluindo varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais e empresas de máquinas agrícolas, além de quase 3 mil colaboradores celetistas.
Assessoria de imprensa Embracon:
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mikaella Karla Pedrosa Vasconcelos
mikaella.pedrosa@maquinacohnwolfe.com