Pesquisa realizada pela Vinklo, plataforma de presentes que une tecnologia e inovação, mostra as intenções de compras e gastos dos brasileiros para o Dia das Mães. Os resultados destacam padrões de comportamento dos consumidores em relação à segunda data mais importante do setor varejista do País. Segundo dados coletados, 88% brasileiros pretendem comprar presentes nesta data.
“A pesquisa apresenta um cenário efetivo e verdadeiro sobre o perfil do consumidor e suas intenções de compras para o próximo Dia das Mães. Podemos concluir que, para conquistar os clientes é preciso dispor de diversidade, seja de produtos como em formas de pagamentos, e ofertas que os encham os olhos. Isso cativa o consumidor e proporciona uma melhor experiência de compra”, diz Erik Santana, CEO da Vinklo.
Investimento em Presentes
A inflação e os valores elevados podem interferir no planejamento de gastos. O estudo revela que 57,18% dos entrevistados planejam gastar o mesmo valor investido no ano passado. Outros, 22,92% dizem que irão gastar menos que no ano passado e apenas 19,90% investirão mais nos presentes. Ainda sobre pretensão de gasto, 39,08% dizem que comprarão itens com valores entre R$ 50 e R$ 99,99. Outros 32,57% pretendem gastar até R$200 e apenas 4,10% comprarão presentes de mais de R$ 300.
As formas de pagamento também podem ser um fator decisivo no valor final gasto nos presentes. Os formatos preferidos dos brasileiros são: 46,8% cartão de crédito e 39,23% PIX. Ainda que a possibilidade de parcelamento seja atrativa e facilite a compra – 42,34% dos ouvidos optarão por essa modalidade -, a maioria (57,66%) deve pagar os presentes à vista.
“A facilidade do cartão de crédito e do PIX, sem dúvidas, fizeram com que esses métodos de pagamento sejam os preferidos dos brasileiros. Segundo a Federação Brasileira de Bancos, em 2023, foram quase 42 bilhões de transações por PIX e quase 17,8 bilhões via cartão de crédito. Hoje, seja online ou presencialmente, os lojistas precisam estar antenados às preferências dos consumidores e até oferecer diferenciais para quem opta por esses formatos de pagamento”, comenta o CEO.
Fatores Decisivos de Compra
Oferecer condições especiais de pagamentos e apostar em promoções podem ser diferenciais definitivos na hora de escolher onde e como comprar. Os critérios mais analisados pelos participantes são: Ofertas e promoções (23,75%); Preço (23,34%) e Valor do Frete (12,22%).
Metodologia da pesquisa
Durante os dias 3 e 19 de abril de 2024, a Vinklo ouviu mais de 900 pessoas de todas as regiões do país, com mais de 17 anos e de gêneros diversos.
A Vinklo tem o propósito de unir comodidade e praticidade em um único lugar, a fim de criar conexões e ajudar o público a fazer a escolha do presente certo para tornar os momentos de celebração ainda mais especiais. Comprar na plataforma é como ir a um shopping sem sair de casa e sem errar na escolha
Confira os dados completos:
Pretende comprar presente
Porcentagem
Sim
88,76%
Não
11,24%
Em relação ao Dia das Mães do ano passado, esse ano você pretende gastar:
Porcentagem
O mesmo valor
57,18%
Menos que no ano passado
22,92%
Mais que no ano passado
19,90%
Qual é o preço médio do(s) presente(s) que pretende comprar?
Porcentagem
R$ 50,00 a R$ 99,99
39,08%
R$ 100,00 a R$ 199,99
32,57%
Até R$ 49,99
16,65%
R$ 200,00 a R$ 299,99
7,60%
Mais de R$ 300,00
4,10%
Como você pretende pagar o(s) presente(s) neste Dia das Mães?
Porcentagem
Cartão de crédito
46,97%
PIX
39,23%
Cartão de débito
10,29%
Dinheiro
3,51%
Você pretende parcelar a compra do(s) presente(s)?
Porcentagem
Não, pagarei à vista
57,66%
Sim, pretendo parcelar
42,34%
Critérios de compra
Porcentagem
Ofertas e promoções
23,75%
Preço
23,34%
Preço do frete
12,22%
Diversidade de produtos
10,88%
Prazo de entrega
9,55%
Segurança e confiança
7,16%
Atendimento
6,23%
Disponibilidade imediata de produtos
3,03%
Conforto
1,51%
Possibilidade de verificar o produto pessoalmente
0,99%
Localização
0,58%
Disponibilidade de estacionamento
0,35%
Propaganda
0,17%
Decoração do local
0,17%
Outro
0,06%
Sobre a Vinklo
A Vinklo é uma plataforma de presentes criada pela FestaLab Co, maior plataforma de convites online do Brasil, e tem como objetivo simplificar a escolha de um presente por meio da tecnologia. Fundada em 2022, a startup que já recebeu investimento dos principais fundos do Brasil, como Canary, Atlântico e Big Bets, oferece uma forma inovadora que une praticidade e eficiência para presentear alguém. Com algumas das maiores marcas e lojas do Brasil em sua plataforma, os presentes comprados pela podem ser entregues em qualquer cidade do Brasil.