Por muito tempo, os cuidados com a aparência foram vistos como algo exclusivo das mulheres, mas isso tem mudado nos últimos anos. Hoje, cada vez mais homens estão se preocupando com a saúde da pele, cabelo, barba e bem-estar. Esse movimento tem quebrado antigos tabus sobre vaidade e ampliado as oportunidades para empreendedores que desejam investir no setor. De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o mercado de estética masculina no Brasil movimentou cerca de R$ 25 bilhões em 2022.
A Homenz, rede especializada no público masculino, é um exemplo de sucesso neste segmento. Criada em 2019 pelo mineiro e publicitário Luis Fernando Carvalho, já conta com mais de 60 unidades em operação e 115 em implantação, com uma projeção de alcançar R$ 100 milhões em 2024.
Se você está pensando em investir nesse segmento, confira cinco conselhos do empresário para se destacar e alcançar grandes lucros:
Identifique as necessidades
“A chave para ter êxito é entender que o público masculino têm necessidades e expectativas distintas das mulheres. No meu caso, percebi que, ao adotar um estilo de vida mais saudável, a estética se tornou um fator importante para melhorar os meus resultados. Com isso, passei a perceber que muitos enfrentavam as mesmas dificuldades, não encontravam clínicas adequadas para atendê-los”, relata Luis.
Supere os desafios com comunicação eficaz e tecnologia
Uma das maiores dificuldades do empreendedor ao lançar a sua empresa foi entender quais serviços seriam mais atrativos. “Além de oferecer bom atendimento, é preciso se comunicar de forma que os homens se sintam confortáveis e confiantes. Adaptar a mensagem para as redes sociais e utilizar tecnologias, como a IA, para otimizar nossos sistemas e atendimento de ponta, foi um grande diferencial para aceitação do consumidor”, explica.
Encontre nichos inexplorados e personalize a oferta
“A dica é sempre identificar as ‘dores’ e oferecer soluções diretas para elas. Por exemplo, clientes que enfrentam questões como queda de cabelo ou se incomodam com a aparência da pele estão buscando soluções práticas e rápidas”, aconselha.
Seja a vitrine do seu negócio
Ele acredita que mostrar o seu próprio cuidado com a aparência pode inspirar outros homens a fazerem o mesmo. “Quando comecei a cuidar de mim, vi que as pessoas ao meu redor começaram a se interessar, sempre mostro minha jornada pessoal para inspirar outros a cuidar da aparência sem medo de preconceito”, afirma o empresário.
Fique de olho nas tendências
“Áreas como cuidados com o cabelo, especialmente tratamentos contra queda e transplantes, estão crescendo bastante. Além disso, procedimentos como depilação led e harmonização íntima vão se tornar cada vez mais populares nos próximos anos”, destaca o CEO.
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ISLANY OLIVEIRA CALDEIRA
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