Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 16
    EM DESTAQUE
    • Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC
    • Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação
    • Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?
    • Governo visita centro de veículos elétricos e autônomos de empresa dona da 99 na China
    • A nova guerra comercial de Trump contra o cinema global
    • Select Operadora de Saúde chega ao Rio de Janeiro com foco em expansão estratégica e modelo assistencial resolutivo
    • Água com gás é aliada na hidratação e possível suporte para o emagrecimento?
    • Sal em Excesso: Um Vilão Silencioso
    Foz do Brasil
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    Home»POLÍTICA»Caso Manah, pirâmide financeira e a responsabilidade dos influenciadores
    POLÍTICA

    Caso Manah, pirâmide financeira e a responsabilidade dos influenciadores

    10/05/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Jorge Calazans*

    Apesar de já ser bastante conhecida, a estratégia das pirâmides financeiras, em que se promete uma rentabilidade atraente, mas inviável, segue somando milhões de vítimas e de prejuízos pelo país. No caso específico da Mineradora Manah, a promessa era de rendimentos de 3% ao mês, em investimentos em ouro. Ganhava credibilidade o fato da mesma ser promovida por conhecidos globais, como os atores Márcio Garcia e Marcos Pasquim. Contudo, o roteiro segue idêntico, com investidores sem receber os valores prometidos, de modo que a empresa, acusada de calote, acumulasse uma série de denúncias e reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor.  A questão que se coloca nesse caso é: para além da denúncia contra os operadores de mais esse golpe financeiro, cabe responsabilidade aos chamados influenciadores?
     
    Para sustentar a resposta positiva a essa questão, é interessante percorrer uma decisão bem recente da 30ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que condenou uma empresa de consultoria e uma influenciadora digital a indenizar uma seguidora em razão de uma propaganda enganosa de curso online.
     
    Na decisão, unânime, os desembargadores avaliaram que a autora da ação foi atraída por uma publicidade de um curso que garantia rendimento mínimo diário, algo que não se concretizou.  Ao relatar que “o caso reforça a ideia de que influenciadores, ao endossarem produtos ou serviços, devem assegurar que suas promoções não sejam enganosas ou fraudulentas, sob pena de responsabilização legal”, condenou a influenciadora a indenizar, por danos morais, a seguidora atraída para a compra do curso.
     
    No caso da Mineradora Manah, é importante ressaltar que a empresa sequer tinha registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ou seja, não poderia atuar no mercado financeiro. No site da empresa, informações fundamentais, como quem são os donos do negócio não são citadas, o que suscita dúvidas sobre a transparência do negócio. Mesmo assim, a publicidade de figuras reconhecidas, como são os atores que emprestam sua imagem para a empresa, levam o consumidor e investidor a acreditarem que realmente estão embarcando em um negócio promissor.

    Pois bem, a decisão judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo sublinha que o papel dos influenciadores não é apenas comercial, mas também ético e legal, especialmente em áreas sensíveis como investimentos financeiros. Desse modo, esse caso pode servir de alerta para influenciadores que promovem esquemas duvidosos de investimento. Eles podem ser considerados corresponsáveis pelos prejuízos financeiros de seus seguidores caso promovam investimentos fraudulentos sem a devida diligência.
     
    Esse precedente pode ser utilizado para reforçar a necessidade de transparência e honestidade nas promoções de investimentos, contribuindo para uma abordagem mais ética e responsável no marketing de influência no setor financeiro, segmento que, infelizmente, encontra cada vez mais a criatividade e audácia de golpistas, prontos para causar estragos e enormes prejuízos para suas vítimas.

    *Jorge Calazans é advogado especialista na área criminal, conselheiro estadual da Anacrim e sócio do escritório Calazans & Vieira Dias Advogados, com atuação na defesa de vítimas de fraudes financeiras

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    EM DESTAQUE

    Semana de Carnaval no SuperShopping Osasco

    28/02/20250

    Minas Shopping é destaque em premiações nacionais

    06/07/20240

    Alta do dólar e os impactos nas empresas brasileiras

    12/07/20240

    Região Norte tem os preços médios mais altos para todos os combustíveis no País em dezembro, aponta Edenred Ticket Log

    14/01/20250

    Home office: o impacto da velocidade de internet na produtividade

    09/12/20241
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estado considera ajustar projeto de lei que altera carreira de pesquisador científico, diz APqC

    16/05/2025

    Regulação da cannabis medicinal ainda falha ao excluir farmácias de manipulação

    16/05/2025

    Times Square de BH: quem ganha com essa ideia brilhante?

    16/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 Foz do Brasil.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.