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    Home»Carnaval contemporâneo temas que desafiam o racismo estrutural e religioso com enredos de resistência

    Carnaval contemporâneo temas que desafiam o racismo estrutural e religioso com enredos de resistência

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    São Paulo, 25 de fevereiro de 2025 – O Carnaval é um dos maiores símbolos da identidade brasileira, mas, para além da festa e da alegria, ele carrega uma história de resistência negra e afirmação cultural. No entanto, essa herança enfrenta tentativas de apagamento, e isso se dá pela crescente perseguição religiosa aos terreiros, e por discursos como o de Paulo Barros que afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo “que não gostava de produzir desfiles com a temática africana, pois entendia que os cortejos ficavam todos iguais na avenida e “ninguém entendia nada”.

     

    Para a jornalista e pesquisadora Cláudia Alexandre, vencedora do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, esse tipo de visão desconsidera a diversidade e a profundidade das narrativas afro-brasileiras. Sua obra Exu-Mulher e o Matriarcado Nagô, que inspirou o enredo da escola de samba Pérola Negra, revela como o princípio feminino de Exu foi sistematicamente ocultado no Brasil devido às imposições coloniais e ao racismo religioso.

     

    “Exu é um elemento ligado à rua, à festa, ao movimento e aos prazeres da vida, o que o associa diretamente ao carnaval. O livro Exu-Mulher mostra como esse elemento do sistema de crenças da cultura yorubá-oyó (Nagô) teve sua concepção deturpada por narrativas ocidentais, que não entenderam as cosmologias de povos africanos que tinham na festa uma celebração da vida. O carnaval negro das escolas de samba segue essa lógica”, esclarece a pesquisadora.

     

    Historicamente, o batuque — matriz do samba — foi chamado socialmente de “macumba” de forma pejorativa, numa tentativa de demonizar as expressões culturais afro-brasileiras. No entanto, é essa mesma musicalidade que sustenta as escolas de samba e que transformou o Carnaval brasileiro em referência mundial e que traz retornos financeiros tão expressivos para o Brasil anualmente. Como Cláudia destaca em sua pesquisa, as religiões de matriz africana sempre foram fundamentais para o samba, constroem a história do Brasil e legitimaram a inteligência negra periférica por transformar resistência em arte.

     

    O livro Exu-Mulher e o Matriarcado Nagô também joga luz sobre a centralidade das mulheres negras na preservação das tradições afro-brasileiras. Nos terreiros liderados por elas, ocorrem disputas, negociações e reafirmações de um poder ancestral que muitas vezes foi silenciado. Ao trazer esse debate para a avenida, a Pérola Negra reforça o papel do Carnaval como espaço de resistência e visibilidade.

     

    “A Pérola Negra usou da sua própria história, do momento em que precisou renascer para retornar ao Grupo de Acesso 1. Houve muita sinergia com a trajetória de negação e rejeição de Exu. A resistência pelo sagrado das mulheres de terreiro para proteger o candomblé, por exemplo. Vi tudo isso na força da comunidade e das mulheres que estão nos postos de comando, liderados pela presidente Sheila Mônaco, que teve que usar de resiliência para superar a derrota do passado e acreditar na vitória no presente. É uma dinâmica ancestral que faz parte da vivência em uma escola de samba, onde o samba e a fé andam de mãos dadas”, conta Cláudia Alexandre.

     

    Em tempos de ataques às tradições afro-brasileiras, celebrar Exu-Mulher e o matriarcado nagô no Carnaval é reafirmar que o Brasil deve muito de sua identidade à cultura negra. O que se vê na avenida não é repetição, mas a luta contra o racismo religioso e a celebração de uma herança que moldou o país.

     

    Informações para a imprensa:

    Luis Fernando: [email protected]
    Ghabriella Costermani: [email protected]
    Silvana Inácio: [email protected]
    Contato: (11) 3042-5641 | WhatsApp: (11) 99191-5116

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    GHABRIELLA COSTERMANI MACHADO
    [email protected]

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