A calvície ou a queda de cabelo é um dos maiores problemas estéticos dos homens, mas que também afetam as mulheres. Estima-se que 42 milhões de brasileiros sofrem com algum grau de queda de cabelo segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
A condição não atinge somente a aparência, mas também a qualidade de vida e a autoestima da pessoa, além de apresentar um caráter evolutivo. Portanto, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor será o resultado do transplante ou tratamento.
Mas qual a diferença entre transplante capilar e tratamento capilar? Qual escolher para cada caso? Veja a seguir a diferença e os benefícios de ambos, e quais os procedimentos ideias para o tratamento da queda capilar e calvície.
Tratamento Capilar
Segundo Gabriel Bortolazi, especialista capilar e sócio de clínicas de transplante capilar em São Paulo com base nos clientes da clínica Vitta Capelli, o tratamento capilar nada mais é do que os diversos procedimentos utilizados para desenvolver o crescimento dos fios de cabelo nas regiões afetadas pela queda capilar.
“Este procedimento pode derivar alguns nomes: Mesoterapia, Microagulhamento, MMP Capilar, PRP capilar e os medicamentos convencionais.”, pontua Bortolazi.
Microagulhamento
O microagulhamento serve para tratar cicatrizes, rugas e estrias, manchas na pele e para estimular o crescimento capilar. Para isso, é utilizado um dispositivo semelhante a um rolo com inúmeras microagulhas.
“Ele é realizado, normalmente, depois da aplicação de um creme anestésico. Geralmente, os resultados são vistos depois de 4 sessões com intervalo de 30 dias. O melhor, é que este tratamento não se usa nenhum tipo de medicamento associado.”, explica o especialista.
Mesoterapia
A mesoterapia também é utilizada para estimular o crescimento capilar. Ele consiste na aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo através de múltiplas injeções.
“As sessões também costumam ser programadas com intervalo de 30 dias. Após a avaliação do paciente, os medicamentos serão aplicados de acordo com o caso específico. Os mais utilizados são minoxidil, dutasterida e finasterida. Depois de 4 a 6 meses de tratamento os resultados já podem ser visíveis.”, comenta o sócio.
MMP Capilar
A Microinfusão de Medicamentos na Pele ou MMP, é o método usado para tratar de problemas de pele e queda de cabelo.
É utilizado um equipamento com microagulhas vibratórias que perfuram superficialmente o couro cabeludo. “Essa técnica permite a realização de um microagulhamento associado à impregnação de medicamentos de modo uniforme no local a ser tratado, combinando os benefícios dos dois tratamentos anteriores. Da mesma forma, os medicamentos variam de caso em caso sob avaliação médica.”, detalha Bortolazi.
“O tempo de sessão é praticamente igual ao microagulhamento e à mesoterapia.”, completa.
PRP Capilar
O Plasma Rico em Plaquetas ou PRP Capilar é utilizado para o tratamento da calvície.
De acordo com o especialista capilar, o procedimento ocorre através da coleta de sangue, que após isso, acontece a centrifugação para separar a parte vermelha e o plasma do sangue, para depois o plasma ser injetado na área calva, concentrando vários tipos de fatores de crescimento do próprio organismo.
“Os resultados começam a aparecer depois de ao menos 4 sessões, assim como os demais tratamentos.”, diz.
“Vale ressaltar que a escolha do tratamento varia segundo a necessidade de cada paciente, seu quadro clínico, gênero e idade, e principalmente as expectativas alinhadas do paciente com o médico responsável em relação aos resultados do procedimento, visto que algumas situações dependem de medicamentos específicos, uso de loções ou outros tipos de produtos.”, acrescenta o sócio da clínica Vitta Capelli.
Transplante Capilar
O transplante capilar é o procedimento mais assertivo para a resolução da calvície.
No método FUE por exemplo, é retirado as unidades foliculares da área doadora, uma a uma, e transplantadas na área receptora (calvície). É, portanto, um procedimento fio a fio, sem a necessidade de incisão, o que dispensa a cicatriz linear.
“Esse tipo é o mais procurado entre as pessoas e até mesmo famosos pelo mundo todo, devido ao seu baixo risco, rápida recuperação e resultados naturais que trazem de volta a autoestima e confiança.”, comenta Bortolazi.
“Neste caso, a cirurgia é feita pelo médico especializado, que irá identificar quais técnicas são as mais recomendadas, já com o suporte de equipe multidisciplinar aprimorada para que os melhores resultados sejam alcançados segundo expectativas alinhadas.”, finaliza.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HIGOR BATISTA VICENTE
contato@hvcomunicacao.com